terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz traz novidades para linha O 500 de ônibus rodoviários

Levando em conta as demandas dos clientes e as tendências de mercado, a Mercedes-Benz traz um pacote de novidades para sua linha O 500 de ônibus rodoviários.

O portfólio ganha novos itens voltados ao desempenho, economia e eficiência dos veículos no transporte de passageiros, assim como para a segurança ativa nas estradas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Atendendo a pedidos de clientes, desenvolvemos uma versão de 430 cv do motor OM 457 LA da linha O 500, amplamente reconhecido no mercado pela excelente performance e baixo consumo de combustível”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Esse motor passa a ser o mais potente da nossa marca para ônibus no País”.

Com o novo motor de 430 cv, a Empresa traz para o mercado os inéditos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e O 500 RSDD 2743 8×2.

- Publicidade -

“E nós temos outro lançamento para o segmento rodoviário, o O 500 RS com PBT de 19.600 kg, que permite a instalação de carroçarias de 14 metros, atendendo à nova legislação do Contran”, informa Walter Barbosa.

“Ou seja, sempre estamos ao lado dos clientes com novas soluções para suas demandas. Eles sabem que podem contar com a Mercedes-Benz quanto à entrega de veículos de alto padrão de qualidade, segurança, conforto, robustez, confiabilidade e rentabilidade”.

Outra grande novidade da marca para o segmento rodoviário está voltada ao O 500 RSDD, que se torna o primeiro ônibus rodoviário 8×2 do mercado brasileiro a vir equipado com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS) como itens de série.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Essas avançadas tecnologias, já conhecidas e disponíveis para outros modelos da Linha O 500, podem ser requisitadas pelos clientes também em ônibus com freio a tambor, proporcionando maior segurança às operações de sua frota.

“Ao estender para vários modelos o leque das tecnologias de segurança ativa, como ACC, AEBS e LDWS, nós reafirmamos o posicionamento do O 500 como o ônibus rodoviário mais seguro do País”, ressalta Walter Barbosa.

“Dessa forma, oferecemos cada vez mais proteção aos passageiros, aos motoristas e aos demais veículos das estradas, contribuindo para maior segurança e fluidez do tráfego”.

Motor de 430 cv para O 500 RSD e RSDD

O aumento de potência do motor OM 457 LA deve-se a uma nova parametrização dos módulos eletrônicos, com novas curvas de potência e de torque, chegando-se em 430 cv a 2.000 rpm e a 2.100 Nm a 1.100 rpm.

“O mercado estava solicitando um ônibus mais potente, especialmente para carroçarias DD (Double Decker) e HD (High Decker) de 14 e de 15 metros”, destaca Walter Barbosa.

“A maior potência traz um ganho de eficiência nos motores de ônibus mais pesados, levando a um melhor desempenho em topografias mais severas. Além disso, somando-se a outras medidas, como o pacote Fuel Efficiency e o estilo de condução do motorista, pode-se chegar até 10% de economia no consumo de combustível, reduzindo custo operacional para as empresas de transporte”.

O desenvolvimento do motor de 430 cv resultou no lançamento dos novos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e RSDD 2743 8×2, incrementando o portfólio da marca para transporte rodoviário de médias e longas distâncias e para o turismo de luxo.

Dessa forma, o cliente escolhe a configuração que melhor atenda suas demandas: DD para aplicação mista, com leito embaixo e classe executiva na parte superior do ônibus, e HD com poltronas na parte de cima e bagagens na parte de baixo.

Os ônibus O 500 RSD 2443 e RSDD 2743 chegam também com mais destaques ao mercado, como a chave geral com acionamento por tecla no painel de instrumentos, assistente de partida em rampa e a roda de alumínio 9.00 x 22,5 com pneu 295/80 R 22,5.

Mais opções de PowerTrain para os clientes do segmento rodoviário

Além das diferentes variações de potência dos ônibus O 500, o portfólio da marca oferece três versões de caixas de mudanças: mecânica, automatizada e automática, exclusividade da Mercedes-Benz.

Com isso, os clientes podem escolher a melhor combinação de motor e câmbio para a aplicação rodoviária de sua frota.

ACC, AEBS e LDWS para O 500 RSDD 8×2 como itens de série

A partir de julho deste ano, o top de linha da Mercedes-Benz entre os ônibus rodoviários – o modelo O 500 RSDD 8×2 – estará equipado, de série, com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS).

Esta solução foi apresentada ao mercado em 2018, como item opcional, primeiramente para os chassis O 500 RS 1836 4×2 e RSD 2436 6×2 com freio a disco.

Em 2019, alcançou o RS 4×2 e o RSD 6×2 com freio a tambor. A partir de 2020, também está disponível para o O 500 RSDD 8×2 com freio a tambor.

“O ACC e o AEBS mantêm uma distância segura do ônibus em relação ao veículo à frente”, informa Walter Barbosa.

“O próprio sistema acelera e freia o veículo automaticamente. Com isso, reduz o risco de acidentes, alivia o stress do motorista e oferece mais segurança em situação de neblina”.

Com essa novidade chegando no O 500 RSDD 8×2, a marca aumenta o leque de opções para que as empresas escolham as tecnologias de segurança ativa em seus ônibus.

Seja qual for o modelo, os O 500 rodoviários asseguram a mesma eficiência e as mesmas vantagens, independentemente da operação e do tipo de estrada ou via onde vão operar.

Piloto automático adaptativo é um diferencial dos ônibus rodoviários

Referência em segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe para o Brasil, de forma pioneira, o avançado ACC (piloto automático adaptativo), que faz com que o ônibus ande quase sozinho.

Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente.

Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.

O ACC se habilita a uma velocidade maior que 15 km/h. Independentemente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.

O piloto automático adaptativo da Mercedes-Benz é indicado para médias e longas distâncias rodoviárias, especialmente para aquelas caracterizadas por retas muito longas e declives acentuados, muito comuns no Brasil.

Também é ideal para trechos de serra, com muitas curvas e neblina, pelo fato de identificar veículos à frente e, automaticamente, frear ou acelerar, conforme a situação.

AEBS minimiza os efeitos de um eventual acidente

Outro destaque das tecnologias de segurança ativa dos ônibus Mercedes-Benz é o AEBS (Advanced Emergency Braking System), sistema de frenagem de emergência que tem o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente.

Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência.

Sistema de aviso de faixa aumenta a segurança de circulação

Com uma câmera montada no parabrisa, o LDWS (Lane Departure Warning System) detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda.

Funcionando em uma velocidade pré-estabelecida, o sistema gera um alerta sonoro e visual que avisa o motorista se o veículo está se movendo para fora da faixa sem o movimento intencional, aumentando a segurança de circulação.

Recurso extremamente importante para prevenção de acidentes, o LDWS detecta a mudança de faixa não intencional onde houver marcação na pista.

Opcionalmente, pode ser instalado pelo encarroçador um alerta por vibração no assento do motorista, além de alto-falantes no painel.

Itens de segurança em ônibus rodoviários O 500

·         ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo

·         AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência

·         LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa

·         TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus

·         Assistente de partida em rampa

·         Retarder – sistema auxiliar de freio

·         Top-Brake – freio-motor auxiliar

·         Suspensão com sistema anti-tombamento

·         ABS – sistema anti-travamento

·         ASR – sistema de controle de tração

·         EBS – sistema eletrônico de freios

·         ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente

·         ESP – controle eletrônico de estabilidade

·         Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade

·         Freio a disco

·         Power Mode – mais segurança em ultrapassagens

PBT maior de 19.600 kg para O 500 RS

Também no que se refere à capacidade de transporte, a Mercedes-Benz vem acompanhando as regulamentações do setor rodoviário e lança uma versão do O 500 RS 4×2 com PBT – peso bruto total de 19.600 kg para carroçarias de 14 metros de comprimento.

“Com o PBT maior para o O 500 RS, estamos preparados para atender à Resolução 210 do Contran que autoriza carroçarias de 14 metros para veículos 4×2. Esse novo modelo se junta à versão já conhecida do O 500 RS de 18.500 kg de PBT para carroçarias de 13,2 metros”, afirma Walter Barbosa.

“Ou seja, o cliente ganha nova opção para escolher o O 500 RS de acordo com o comprimento de carroçaria mais indicado para sua operação”.

O aumento de PBT para carroçarias de 14 metros foi obtido a partir de algumas mudanças no chassi, como a introdução de novos eixos dianteiro e traseiro e de freio a disco.

Essa solução permite o aumento de uma fileira a mais de de assentos, podendo chegar a 50 poltronas para passageiros.

Novo portfólio da Linha O 500 de ônibus rodoviários

Modelo Motor Caixa de mudanças PBT (kg) Carroçaria (metros)
O 500 M 1826 4×2 OM 926 LA 256 cv G-85 mecânica (série) Automática Ecolife (opcional) 18.500 Até 13,2
O 500 R 1830 4×2 OM 926 LA 310 cv GO-190 mecânica (série)Automática Ecolife (opcional) 18.500 Até 13,2
O 500 RSD 1836 4×2 High Torque OM 457 LA 360 cv GO- 210 mecânica (série) Automatizada GO 240 (opcional)) 18.500 19.600 (novo) Até 13,2 Até 14
O 500 RSD 2436 6×2 High Torque OM 457 LA 360 cv GO-210 mecânica (série) Automatizada GO-240 (opcional) Automática Ecolife (opcional) 24.000 Até 14
O 500 RSD 2441 6×2 OM 457 LA 410 cv Automática Ecolife (série) / Automatizada GO (opc) 240 GO-210 Mecânica (opc) 24.000 Até 14
O 500 RSD 2443 6×2 (novo) OM 457 LA 430 cv Automatizada GO-240 (série) GO-210 mecânica (opcional) 24.000 Até 14
O 500 RSDD 2743 8×2 (novo) OM 457 LA 430 cv Automatizada GO-240 (série) GO-210 mecânica (opcional) 27.000 Até 15

 

Mercedes-Benz mantém liderança nas vendas de ônibus no Brasil

A Mercedes-Benz mantém sua destacada liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No primeiro trimestre deste ano, com o emplacamento de 2.075 unidades, a marca alcançou 57,4% de participação de mercado, mais de 7 pontos percentuais sobre os 50,3% do mesmo período de 2019.

No segmento de ônibus urbanos, essa liderança é ainda mais expressiva, com mais de 71% de participação (emplacamento de 1.328 unidades). No segmento rodoviário, a marca segue à frente do mercado, com 51% de market share (336 unidades).

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil