Coincidindo com a reabertura em meados de maio de 2020, o Museu Mercedes-Benz apresenta um novo vídeo de drone. Juntamente com instalações mágicas, o clipe altamente dinâmico lança um feitiço de encantamento no espectador com sequências de vôo que superam qualquer coisa vista até o momento.
Os vídeos foram criados com a ajuda de mini drones, pesando menos de 100 gramas e carregando câmeras 4K de alta resolução com eles. Os drones, do tamanho da palma da mão, podem pairar através de pequenas aberturas durante as filmagens – inclusive através de portas abertas e no interior dos veículos clássicos da Mercedes-Benz.
O vídeo, com cerca de quatro minutos de duração, pode ser exibido nos canais de mídia social do Museu Mercedes-Benz (@mercedesbenzmuseum no Instagram e Facebook, @MB_Museum no Twitter), bem como em muitos outros canais de mídia social do Mercedes- Universo Benz (por exemplo, YouTube: https://youtu.be/LT0_SzhY4W8 ). Foi um grande sucesso desde o início: o vídeo já foi visto cerca de seis milhões de vezes nos primeiros dias.
Vôo espetacular com novas perspectivas – O que aguarda os espectadores? A câmera voa através das portas abertas do lendário Mercedes-Benz 300 SL “Gullwing”, por exemplo.
Ou o drone visita o compartimento de passageiros do ônibus Mercedes-Benz LO 1112, pintado de forma colorida, da Argentina, e dispara pelas fileiras de assentos. A mudança de perspectiva da câmera também é impressionante.
Do ponto de vista de um pássaro, o vôo leva você a todos os níveis do museu: do terraço, você entra no prédio através de todas as salas Legend e Collection até “Fascination of Technology” e, finalmente, volta para fora pelas portas do Entrada.
Lá, uma cena completa do museu encerra o clipe. No meio, há muitas fotos fascinantes da vista de um verme, que deixam novos e emocionantes detalhes a serem descobertos toda vez que você os vê.
Script, confiança, treinamento e grande concentração – A equipe do Museu Mercedes-Benz e os cineastas Daniel Wagner e André Jung do minidrone.studio fizeram as filmagens durante o período em que o museu foi fechado devido ao coronavírus.
Desde o início, ficou claro que, além das fotos internas e externas, também deveria haver vôos impressionantes diretamente através dos próprios veículos. Um conceito arrojado, dado que os ativos exibidos no Museu Mercedes-Benz valem milhões. Mas, ao mesmo tempo, foi uma oportunidade de apresentar o museu a partir de pontos de vista nunca antes vistos.
“Aqui no Mercedes-Benz Museum, estamos sempre tentando implementar coisas novas e seguir caminhos não convencionais em nossos canais de mídia social. Isso chama muita atenção e o sucesso fala por si só ”, diz Michael Abele, gerente de mídia social do Museu Mercedes-Benz.
A luz verde para as filmagens foi dada sob a condição de que os veículos estivessem sempre protegidos contra danos. É por isso que os cineastas praticaram intensamente as cenas particularmente difíceis com obstáculos reais e também fizeram uso de simulações digitais.
“A maneira como a equipe do Museu confiou em nós e nos deu um reinado livre sobre a implementação real do vídeo foi ótima”, diz André Jung, olhando para trás.
Após três dias de filmagens e edição esperta, o resultado foi um voo dinâmico e emocionante pelo museu. O trabalho envolvido na produção deste vídeo não foi tão leve e divertido quanto o resultado final, dizem os cineastas.
Eles voaram especialmente devagar em locais apertados para poder navegar com precisão e acelerar o vídeo na edição? Não, ri Daniel Wagner, era exatamente o oposto: apenas um vôo rápido assegurava bons tiros de rastreamento. Isso exigiu muita experiência e prática.
No vídeo final, a velocidade da gravação diminuiu em muitos lugares digitalmente um pouco, a fim de alcançar uma velocidade ideal para o espectador. Por exemplo, para uma curva acentuada na sala Legend 7, com os veículos de corrida e recordes da Mercedes-Benz.
“No total, usamos quatro tipos diferentes de drones para filmar no Museu Mercedes-Benz”, diz Daniel Wagner. “Esses drones não estão disponíveis para compra; nós os adaptamos precisamente para atender às nossas necessidades, usando vários componentes.
“As fotos externas foram usadas com um veículo aéreo mais pesado, capaz de suportar o vento. O último também pode ser operado à distância por um piloto, que dirige o drone por controle remoto e usa óculos de vídeo para orientação. Foi assim que os planos longos sem cortes foram criados – outro motivo pelo qual o clipe é tão marcante.
“Esperamos inspirar as pessoas a nos visitarem com este novo vídeo, pessoalmente ou do sofá em casa”, diz Monja Büdke, chefe do Museu Mercedes-Benz.
O Museu Mercedes-Benz foi aberto novamente desde 9 de maio de 2020, inicialmente de sexta a domingo.