quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Bosch e Weichai Power aumentam a eficiência dos motores a diesel para 50%

A Bosch e a fabricante chinesa de motores Weichai Power deram um grande passo em direção à tecnologia do futuro.

Os parceiros estabeleceram uma nova referência mundial ao aumentarem para 50% a eficiência do motor a diesel da Weichai para veículos comerciais – atualmente, a eficiência térmica dos motores de caminhões é em torno de 46%.

“Aumentando a eficiência em 4 pontos percentuais, alcançamos um novo marco mundial. Mesmo com quase 130 anos, o desenvolvimento dos motores a diesel é contínuo”, diz Dr. Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch.

Além do sistema de common-rail com pressão de injeção a 2.500 bar, a Bosch também contribuiu com o conhecimento técnico em sistemas de injeção de combustível.

Quando se trata de veículos comerciais e, principalmente quando cargas pesadas precisam ser transportadas por longas distâncias, o motor a diesel continuará sendo a escolha preferida.

Por essa razão, a Bosch e a Weichai pretendem continuamente aprimorar essa tecnologia com o objetivo de proteger o clima e o meio ambiente.

Sistema common-rail Bosch no coração dos motores a diesel

A Bosch e a Weichai iniciaram o desenvolvimento conjunto em setembro de 2018.

“A Bosch ofereceu apoio importante na conquista sem precedentes de 50% de eficiência em motores a diesel para veículos comerciais. Estamos muito felizes em continuar nossa parceria de sucesso com a Bosch”, destaca Tan Xuguang, presidente do grupo Weichai.

O sistema modular common-rail Bosch para o motor diesel de seis cilindros com 12,9 litros de cilindrada garante o fornecimento e injeção eficientes de combustível, elemento essencial para garantir que o motor esteja em conformidade com o padrão de emissões VI da China, equivalente ao Euro VI ou Proconve P8.

O sistema common-rail Bosch pode ser usado para níveis de pressão de 1.800 a 2.500 bar e configurado para motores de até oito cilindros.

As altas taxas de fluxo hidráulico do injetor tornam possível otimizar a estratégia de combustão e atingir alto desempenho do motor.

Dependendo da demanda à qual estará sujeito, o sistema pode durar até 1,6 milhão de quilômetros.

O sistema common-rail também é projetado para funcionar com um powertrain eletrificado.

Caminhões ainda mais limpos, seguros e inteligentes

A parceria entre a Bosch e a Weichai, maior fabricante de motores para veículos comerciais da China, é longa.

Desde 2003 as empresas atuam juntas em diferentes empreendimentos, um dos quais é o fornecimento de motores a diesel mais potentes, ecológicos e eficientes para o mercado Chinês, além de células de combustível móvel e sistemas de assistência ao motorista.

Ambas as empresas estão unidas por um objetivo comum: tornar os veículos comerciais mais limpos, seguros e inteligentes.

A estreita parceria entre Bosch e a Weichai vai além das tecnologias automotivas – um exemplo é a indústria 4.0, levando conectividade e digitalização para as fábricas.

Eletromobilidade e motores à combustão eficientes

A Bosch visa tornar o transporte o mais sustentável possível em termos de recursos e busca de várias formas por uma mobilidade neutra em CO2 e livre de emissões.

Em sua abordagem para o futuro, o fornecedor de tecnologia e serviços busca diferentes formas de atuação como, por exemplo, tornar-se líder no mercado da eletromobilidade para veículos movidos a baterias e células de combustível.

Os veículos elétricos são neutros para o clima se a energia de recarga e o hidrogênio forem provenientes de fontes renováveis.

Além disso, a Bosch está constantemente desenvolvendo tecnologias para tornar os motores a combustão mais eficientes de forma a combater o aquecimento global e proteger ao máximo o meio ambiente.

Se funcionarem com combustíveis sintéticos renováveis (RSF/renewable synthetic fuels), os motores a gasolina e a diesel também podem ser neutros para o clima.

A expectativa da Bosch é que em 2030, cerca de um terço de todos os veículos novos registrados em todo o mundo sejam puramente elétricos, porém dois terços deles ainda serão movidos por um motor de combustão, muitos deles como híbridos.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn