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Tudo aquilo que os agentes de trânsito faziam no papel está agora na tela do celular

Anotar infrações no talão é coisa do passado. Conheça o Autua, uma suíte de aplicativos móveis desenvolvida pelo Serpro para simplificar o trabalho do agente de trânsito nas ruas.

A tecnologia apresenta inúmeras novidades que garantem agilidade, segurança e economia para órgãos de trânsito em todo o país.

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Adeus talão – A primeira inovação do Autua é o talonário eletrônico. Com ele, o agente faz o registro e a transmissão da infração diretamente na tela do celular.

O aplicativo também oferece acesso a informações das Bases Nacionais de Trânsito para auxiliar o preenchimento dos dados e alertar quanto a restrições de veículos e condutores.

Conta ainda com recursos como: verificação automática de erros, opções pré-definidas para seleção e identificação automática do logradouro pelo GPS.

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“O agente não precisa mais de escrever no bloco de papel, levar a anotação para o órgão e depois realizar a digitação no sistema que vai processar a infração. O trabalho fica mais fácil. Erros que poderiam invalidar os registros são evitados e o processo como um todo fica mais rápido”, analisa Leonardo de Souza, gestor de produto do Autua.

Menos esforço – Outra novidade é a digitalização do Boletim de Acidente de Trânsito, um documento complexo com vários formulários que devem ser preenchidos pelo agente, registrando cada veículo envolvido, as vítimas, os condutores e todos os depoimentos colhidos.

“Nossa intenção foi criar uma solução intuitiva que facilitasse o preenchimento desse boletim. A gente tentou tirar ao máximo a necessidade de digitação e criamos campos que, em sua maioria, são preenchidos por seleção de opções. E ainda incluímos o reconhecimento de voz: o agente fala e o sistema preenche automaticamente com o texto”, explica Leonardo.

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Segundo ele, o mesmo princípio foi adotado na digitalização do Termo de Constatação de Embriaguez que, no uso ou recusa do bafômetro, auxilia no registro de sinais de alcoolemia.

Evolução – A solução oferece, ainda, serviço de autenticação multiagente, que significa que um equipamento pode ser utilizado por vários servidores, reduzindo custos de aquisição do órgão.

Outra facilidade da ferramenta é a gestão por home office, muito útil em tempos de distanciamento social.

Além disso, por ele também é possível gerar relatórios gerenciais para a orientação de políticas públicas e de segurança no trânsito. De acordo com Leonardo, todos esses recursos fazem parte de um projeto de evolução contínua.

“O Autua é um dos grandes exemplos de como a tecnologia está transformando o dia a dia da gestão de trânsito no país. De um lado ele substitui burocracia por eficiência, aumentando a produtividade dos agentes e melhorando a tomada de decisão de gestores públicos. De outro, promove economia financeira e de recursos para governos municipais e estaduais”, completa Leonardo de Souza.

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