sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

BMW anuncia o futuro do display e do sistema operacional da marca na CES 2021

20 anos se passaram desde a estreia da primeira geração do BMW iDrive. Agora, no Consumer Electronics Show (CES) 2021, a BMW está anunciando o próximo capítulo em seu display e sistema operacional, que está definido para transportar a interação motorista-veículo para uma nova era digital e inteligente.

- Publicidade -

O CES acontecerá de 11 a 14 de janeiro de 2021 em formato exclusivamente digital. A BMW está utilizando o fórum virtual que o evento oferece para dar a um público global uma prévia do seu novo sistema BMW iDrive, que será apresentado oficialmente no final de 2021.

A oferta digital da BMW na CES 2021 também inclui um vídeo teaser divertido que visualiza o desenvolvimento da experiência do usuário dentro de um BMW nas últimas duas décadas.

Os protagonistas dessa jornada no tempo são o BMW Série 7 de 2001 – no qual o sistema BMW iDrive comemorou sua estreia – e o BMW iX, que chegará ao mercado em 2021 e no qual a nova geração de display e sistema operacional será estar disponível para experimentar pela primeira vez.

Além disso, a equipe de Design da BMW responsável pela experiência e interação do usuário forneceu alguns vislumbres dos bastidores de seu trabalho de desenvolvimento. Para este fim, outro episódio foi adicionado à série de vídeos “Re-Thinking Design” lançada como parte do evento #NEXTGen 2020 do BMW Group.

- Publicidade -

20 anos atrás, a BMW instigou uma mudança de paradigma que reverteu a onda de botões que se espalhava pelo interior dos carros na época. O sistema operacional BMW iDrive, introduzido pela primeira vez no então novo BMW Série 7 em 2001, eliminou velhos hábitos e eliminou o número crescente de botões e controles do cockpit.

Em seu lugar, veio uma tela colorida no painel de instrumentos (Display de controle) e um botão giratório no console central (o controlador iDrive). Este sistema multifuncional permitiu que os motoristas controlassem um grande número de configurações do veículo, entretenimento, navegação e funções de telecomunicações com uma única ferramenta operacional.

Além disso, o BMW Série 7 foi o primeiro carro a apresentar tecnologia de controle de voz, que permitia que funções selecionadas fossem ativadas por meio de comandos falados.

O controlador iDrive e o controle de voz tornaram a operação dos sistemas do carro significativamente mais fácil e segura.

Onde o motorista antes tinha que encontrar e acionar um botão dedicado diferente na cabine para cada função individual, agora eles podiam manter suas mãos em um lugar no Controlador, que ocupava um local ergonomicamente ideal no console central.

- Publicidade -

As várias funções podem ser controladas usando movimentos rotativos, de pressão e deslocamento padrão. E o motorista pode ver as informações no Visor de Controle – integrado ao centro do painel de instrumentos no nível dos olhos – com a mesma rapidez e segurança; eles só precisavam desviar o olhar da estrada por um breve momento para verificar o status operacional dos sistemas. Em um período de apenas alguns anos, esse princípio inovador se transformou no novo padrão da indústria.

O desenvolvimento contínuo amplia a lacuna – Desde o advento do iDrive, a BMW tem consistentemente assumido a liderança no campo da operação intuitiva no carro, um processo constante de desenvolvimento que constrói sua superioridade sobre os sistemas dos concorrentes o tempo todo. Isso levou à introdução de botões de favoritos para armazenar etapas operacionais selecionadas individualmente.

Esses botões lançaram superfícies capacitivas, que visualizavam funções no Display de controle. E então vieram os botões de seleção direta, permitindo uma rota direta para as áreas de função do menu usadas com mais frequência e um Controlador de toque, que permitia ao usuário inserir caracteres diretamente. 2015 trouxe a chegada do Control Display com controle de toque, novamente no BMW Série 7.

Ao mesmo tempo, a BMW implementou mais inovações para otimizar o conforto e a segurança ao dirigir. Em 2004, ela se tornou a primeira montadora a apresentar um Head-Up Display, que projetava informações relevantes sobre a direção no para-brisa, na linha de visão direta do motorista. E a operação multimodal atingiu outro novo nível em 2015 com a estreia mundial do BMW Gesture Control na Série 7.

O controle de voz também passou por um processo sustentado de evolução. Na verdade, desde 2015, a compreensão da linguagem natural permite que os sistemas sejam operados usando instruções faladas naturalmente em vez de comandos predefinidos.

O BMW iDrive comemora 20 anos no CES 2021 totalmente digital. Uma mudança de paradigma na interação entre motorista e veículo se tornou um padrão da indústria e lançou as bases para a experiência do usuário online multifuncional de hoje.

BMW lidera no campo de veículos conectados – O BMW iDrive também abriu caminho para a introdução de serviços digitais, que permitiram uma progressão consistente da relação entre o usuário e o carro. O primeiro estágio de desenvolvimento do sistema trouxe o serviço BMW Online para os carros BMW.

A integração do motor de busca Google ocorreu em 2007, antes que a BMW se tornasse o primeiro fabricante de veículos em todo o mundo a desbloquear acesso ilimitado à Internet no carro no ano seguinte.

Em resposta ao boom de smartphones – e aos aplicativos digitais desenvolvidos especialmente para eles – aplicativos de terceiros também puderam ser integrados ao sistema operacional BMW iDrive a partir de 2012.

A conexão entre o veículo e o motorista ficou ainda mais estreita em 2016. O aplicativo BMW Connected agora permite que os clientes integrem totalmente o carro ao estilo de vida digital.

Os destinos inseridos em um aplicativo de navegação podem ser importados diretamente de um smartphone para um BMW, enquanto as informações sobre o status do carro também podem ser acessadas em um telefone celular ou outro dispositivo digital. Este serviço agora oferece uma gama ainda mais ampla de funcionalidades por meio do aplicativo My BMW.

Auxiliar os motoristas com inteligência digital – Um novo sistema de controle de voz baseado em online foi lançado em 2018 no recém-lançado BMW Série 3. O BMW Intelligent Personal Assistant é um companheiro digital cujo conjunto de habilidades pode ser constantemente expandido.

É sustentado pelo software modular e flexível do veículo BMW Operating System 7, que também fornece a base para outro serviço, particularmente focado no futuro: a atualização remota do software mantém o BMW atualizado com a mais recente tecnologia digital em todos os momentos e também permite mais funções a serem integradas no carro em um estágio posterior.

Há 20 anos, a ousadia de explorar uma resposta revolucionária ao desafio da complexidade funcional cada vez maior levou a BMW a ser pioneira na operação intuitiva a bordo. E o sistema BMW iDrive também definiu o caminho para a inteligência digital, que permite que a experiência de direção seja adaptada ainda mais precisamente às necessidades e preferências do cliente.

A próxima geração do BMW iDrive leva o relacionamento crescente entre um BMW e seu motorista a um novo nível. O novo sistema preenche perfeitamente a lacuna entre a tecnologia analógica e digital.

E isso, por sua vez, anuncia outra mudança de paradigma, à medida que o número de funções disponíveis em um carro e sua complexidade continuam ao longo de uma curva ascendente constante.

A inteligência digital foi introduzida nos carros, sensores otimizados que agora permitem que eles percebam e analisem seus arredores. Como resultado, os elementos de direção e estacionamento podem ser automatizados em um grau crescente. E os serviços baseados em nuvem mergulham em um pool crescente de dados em tempo real.

Isso significa que, em muitas situações, o veículo tem acesso a uma fonte de informações maior do que o motorista. Por exemplo, ele pode receber e exibir avisos de perigo de outros veículos BMW e fazer previsões sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento em um destino.

Os desenvolvimentos continuarão nessa direção, apresentando à tela e ao sistema operacional do carro novos desafios agora e no futuro.

A próxima geração do BMW iDrive foi configurada para utilizar o potencial de um veículo conectado de forma inteligente de forma mais ampla do que nunca e, assim, tornar a experiência de mobilidade ainda mais segura, confortável e conveniente, e ainda mais rica em variedade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança