quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Com sinais positivos de retomada, Volvo começa ano contratando 400 funcionários

A Volvo inicia 2021 aumentando o ritmo da operação industrial da marca em Curitiba (PR). A empresa contratou novos funcionários para atender um aumento consistente na demanda por seus caminhões.

Com as novas admissões, o número de empregados neste início de ano (3.800) já é maior do que no período anterior à pandemia.

- Publicidade -

“A América Latina é a maior região de negócios de caminhões da Volvo no mundo, mesmo diante do cenário econômico adverso criado pelo coronavírus”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. A empresa vê bons sinais de recuperação no Brasil, principal mercado do continente.

Com a retomada de alguns segmentos da economia a partir do segundo semestre de 2020 e indicadores positivos para 2021, a Volvo estima que o mercado total de caminhões pesados e semipesados, segmentos em que atua, tenha um crescimento de até 40% este ano.

Caminhões –  Em 2020, o modelo Volvo FH 540cv foi o caminhão mais vendido do Brasil em todos os segmentos, dos leves aos pesados, com 5.870 unidades emplacadas.

- Publicidade -

Este mesmo feito já havia acontecido em 2019, mostrando a clara preferência dos transportadores pela tecnologia de ponta em segurança e conectividade, baixo custo operacional, baixo consumo de combustível e alta disponibilidade do modelo.

Além disso, o Volvo FH 460cv foi o vice-lider da categoria de pesados, com 3.936 unidades emplacadas.

A marca encerrou o ano com a entrega de 14.976 caminhões no Brasil, resultado 11,1% inferior ao registrado em 2019, mas abaixo da queda do mercado.

- Publicidade -

Já a linha VM teve crescimento de 24%, com 3.530 emplacamentos em 2020, na soma das versões semipesadas e pesadas do modelo.

Além do Brasil, os impactos da pandemia foram sentidos também nos diversos mercados Volvo na América Latina.

Houve redução de entregas para a Argentina, que fechou com 816 caminhões (- 25%); Chile, 888 caminhões (- 14%) e Peru, 1.006 caminhões (-29%).

A boa recuperação de volumes iniciada no Brasil no segundo semestre garantiu entregas totais de 17.812 unidades no continente, número 13% abaixo do período anterior.

No balanço total, o Brasil representou 85% dos negócios de caminhões da marca, enquanto 15% foram distribuídos entre todos os demais países da América Latina.

Ônibus – Em 2020, a Volvo Buses Latin America reforçou mais uma vez sua posição como um dos principais players do setor de transportes comerciais na América Latina.

Foram 444 chassis emplacados no Brasil e 711 em diversos outros países do continente. Além disso, houve exportações importantes de chassis para a África.

Ao todo, a unidade brasileira da Volvo comercializou 1.402 chassis no ano passado, uma queda de 24% em relação ao período anterior.

Um dos destaques foi um ótimo resultado no segmento de ônibus para fretamento no Brasil. As vendas do B270F, o chassi semipesado da Volvo, cresceram 34% em relação ao ano anterior, alcançando um volume de 216 unidades.

Volvo Financial Services – Divisão financeira do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services (VFS) registrou muitos números positivos em 2020.

Num ano marcado por muitas incertezas, a VFS ampliou e reforçou suas ações no mercado e encerrou o exercício com um recorde de R$ 2,89 bilhões em novos financiamentos, resultando num crescimento da carteira de financiamentos de 25,7%.

A instituição manteve boa participação nos negócios de produtos da marca, alcançando 40% do total de caminhões, ônibus e equipamentos de construção Volvo vendidos no Brasil, somadas as entregas por meio do Banco Volvo e do Consórcio Volvo.

O Consórcio Volvo também atingiu um recorde de vendas de cotas, que totalizaram no ano R$ 1,2 bilhão, uma expansão de 17% na comparação com o ano anterior, alcançando um nível histórico de carteira.

100 concessionárias no Brasil – Entre reformas, ampliações e aberturas de novas casas a Volvo manteve seu plano de expansão da rede, inaugurando a 100ª casa da marca no país em novembro.

Naquele mês foram inauguradas novas unidades em Barro Alto (GO), Balsas (MA) e Três Lagoas (MS).

Em dezembro, a Volvo celebrou ainda a abertura de sua maior casa no Brasil, a Lapônia Itu (SP), com quase 15 mil m² edificados.

Seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança, as casas Volvo se mantiveram em plena atividade.

O serviço de atendimento emergencial VOAR e a logística de reposição de peças genuínas funcionaram em tempo integral para não deixar nenhum veículo sem atendimento nas oficinas da marca.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn