quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Em detalhes a nova plataforma de conectividade Adventure Intelligence da Jeep

Conveniência, assistência e entretenimento, tudo isso em um único lugar: o carro. Com funções inéditas no mercado e outras existentes somente no segmento de luxo, o Adventure Intelligence, permite que o usuário se conecte ao seu veículo mesmo estando longe dele pelo app My Uconnect.

Para estrear a tecnologia, a Jeep escolheu um modelo que traz o legado da marca e é sinônimo de autenticidade e aventura: o Renegade, que será o primeiro com a plataforma que conta com a conectividade da TIM no Brasil. Futuramente, outros modelos poderão receber a tecnologia também.

- Publicidade -

Depois do Renegade, a nova geração do Compass já virá com a plataforma Adventure Intelligence. Os veículos sairão de fábrica com o eSIM 4G da TIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com a qualidade e garantia de continuidade de serviço.

O Adventure Intelligence permite que o usuário se conecte ao seu veículo mesmo estando longe dele pelo app My Uconnect (disponível na Apple Store e Play Store) e pelo site https://myuconnect.jeep.com/br/pt.

- Publicidade -

No portal, é possível que o cliente faça a gestão da sua conta e contrate serviços após o período de degustação, por exemplo. Já no App, smartwatch e pela Alexa (Amazon) o usuário poderá controlar todas as funções da plataforma.

Ele poderá estar conectado com o mundo dentro do carro sem precisar usar o celular. E tudo isso com muita segurança, uma vez que não será necessário mexer no telefone enquanto dirige.

“A TIM foi escolhida pela Stellantis, no final de outubro de 2020, para oferecer uma experiência completa aos consumidores, levando aos modelos Jeep todo conteúdo, entretenimento e serviço presentes já no smartphone por meio de ofertas exclusivas que facilitem e melhorem a vida das pessoas”, explica Alberto Griselli, Chief Revenue Officer da TIM Brasil.

- Publicidade -

O cadastro para os serviços conectados começa ainda na concessionária. Lá o cliente realiza um registo prévio com dados simples. Então, recebe um e-mail para finalizar o cadastro do veículo adquirido e, a partir daí, pode passar a utilizar o aplicativo do Adventure Intelligence no celular e portal.

“Hoje, o consumidor espera que o carro seja uma extensão do seu celular. Ele quer estar conectado em tempo real ao seu Jeep mesmo sem estar perto dele. Estar conectado ao mundo sem precisar estar com o celular na mão. Pode até parecer uma cena de um filme futurístico, mas já é uma realidade para nós. E, para isso, escolhemos um Jeep que carrega o DNA da marca em todos os detalhes, que é o Renegade. Com os serviços conectados, a Jeep está pronta para uma nova era e uma nova forma de interagir com o cliente”, comenta Aquino.

Conheça abaixo os destaques nas funções da nova plataforma de serviços conectados da Jeep.

Conveniência – Informações do Veículo: a qualquer momento, o cliente tem a possibilidade de acessar dados sobre seu carro em tempo real, como nível de combustível, quilometragem total e autonomia, além de necessidade de recall.

Esta ferramenta possui grande utilidade principalmente na preparação de uma viagem, por exemplo, na hora de fazer uma checagem prévia de tudo antes de pegar estrada.

Mapa Inteligente (on board): através do sistema de navegação, desenvolvido em parceria com a TomTom, o cliente pode obter informações de tráfego do trajeto escolhido e também de radares das vias em tempo real. Tudo isso feito com visualização completa e intuitiva em 2D ou 3D, além de acesso rápido para alteração nas configurações e rotas, entre outras vantagens.

Baseado na autonomia atual do veículo, o sistema ainda calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, já mapeando os postos de combustível no caminho, função só presente em veículos de segmentos superiores.

Além disso, é possível customizar o caminho para novos pontos de interesse ou para os já favoritos buscando uma via sem pedágio, o trajeto mais curto ou o mais rápido.

Para completar, uma vantagem do novo mapa da plataforma Adventure Intelligence em relação aos navegadores comuns de smartphones é que não há interrupção de serviço quando se perde sinal em um túnel, por exemplo, ou em locais mais remotos.

Assistentes Digitais: este serviço é exclusivo do Adventure Intelligence. Aqueles que possuem um dispositivo com assistente de voz, como a Alexa, poderão do conforto de suas casas, por exemplo, adquirir informações sobre o seu Jeep (status do combustível, quilometragem do veículo etc), efetuar algumas operações remotas (acionamento de luzes e buzina) e procurar por pontos de interesse apenas com comandos de voz, sem mesmo mexer no celular.

Atualização Automática de Software e Mapas (over the air): é possível instalar automaticamente qualquer novidade no software da central multimídia do veículo e de aplicativos relacionados sem a necessidade de ir à concessionária.

Localização do Veículo: além da interação com o veículo, o usuário também pode verificar sua localização exata na palma da mão. A função é uma comodidade, por exemplo, para ajudar o usuário a encontrar onde está seu veículo quando estacionou na praia ou no shopping e não se lembra o local exato.

Também pode ser útil para saber se alguém da família está em um local seguro, chegando ao destino ou até mesmo retornando para casa.

Operações Remotas: também há a possibilidade de interagir com veículo estando a quilômetros de distância, seja pelo aplicativo no smartphone ou pelo smartwatch. É possível efetuar operações como travar e destravar as portas ou, simultaneamente, acender os faróis e acionar a buzina, facilitando a busca do veículo em um estacionamento, por exemplo. Para efetuar os comandos, é necessário inserir um PIN definido previamente, mantendo a segurança do veículo.

Assistência – Chamada de Emergência: em caso de emergência, o usuário poderá entrar em contato com o call center do Adventure Intelligence por meio da central multimídia ou do app, caso esteja fora do veículo.

Os dados do cliente e do carro, incluindo sua localização exata, serão compartilhados com o/a atendente, para que, assim, possa tomar as providências, agilizando o atendimento em um momento de emergência. Este serviço é voltado principalmente para a ocorrência de algum acidente leve ou problema de saúde.

Chamada Automática de Emergência: já nos casos de acidentes graves, em que alguns itens de segurança do veículo, como os air bags, sejam acionados, o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, passando as últimas coordenadas do GPS e as informações básicas do veículo para o serviço de emergência responsável pela área do acidente.

No entanto, se não houver resposta por parte do motorista em relação à ligação, o/a atendente entrará em contato direto com o SAMU, Corpo de Bombeiros ou o serviço de concessionária de rodovia, solicitando socorro.

Assistência Mecânica: em caso de problema mecânico, o jeepeiro poderá entrar em contato com o call center e solicitar assistência. O operador receberá informações do veículo e pode até já identificar o problema (a depender do que for). Assim, o reparo mais adequado pode ser solicitado.

Por exemplo, se a bateria estiver sem carga, não há a necessidade de enviar um guincho e, sim, apenas um motoqueiro para trocar o dispositivo, agilizando o atendimento e a solução para os clientes.

Assistência de Recuperação para Roubo e Furto: se o veículo for roubado ou furtado, o proprietário pode entrar em contato com o call center e informar o ocorrido. A partir deste ponto, o operador inicia o rastreio do veículo. Na sequência, o cliente deve fazer o boletim de ocorrência.

Assim, juntamente com uma empresa parceira, será feita uma análise prévia da situação no local em que o carro estará e a polícia será acionada. Em função deste serviço, algumas das principais seguradoras do mercado oferecerão condições especiais para quem possuir um veículo Jeep com a plataforma Adventure Intelligence.

Alerta Preventivo de Furto: funciona como um aviso de que o veículo do cliente pode ter sido levado. Se, por exemplo, o alarme disparar, o usuário receberá uma notificação no app informando a possibilidade do furto. Caso ele não confirme que está com o carro, a central é acionada e o veículo começa a ser rastreado.

O alarme é apenas um exemplo de sensores disponíveis no carro que atuam de maneira preventiva em relação a possíveis furtos. É a inteligência de dados do veículo cuidando dele enquanto os clientes estão distantes.

Alertas do Motorista: o usuário pode estabelecer alguns parâmetros quando o carro estiver com outra pessoa, recebendo alertas sobre a condução do veículo, por exemplo, quando ultrapassar um limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido. Existe também o valet mode, que bloqueia algumas funções do carro que não são necessárias para que o manobrista possa apenas estacionar o veículo no lugar adequado.

Entretenimento – 4G Wi-fi Hotspot: os Jeep Renegade já saem de fábrica com o eSIM, chip virtual da TIM. Assim, após realizar o cadastro com a operadora, já será possível utilizar o Wi-fi dentro do carro por até oito aparelhos ao mesmo tempo. O usuário também terá acesso a apps de streaming podcasts e audio books, conforme produto escolhido.

Em parceria com a TIM, a Jeep oferece um período de trial gratuito do Wi-fi Hotspot por um mês para todos os clientes. O usuário pode escolher no momento do cadastro o plano que mais se adequa à sua necessidade e, ao final do período de teste, poderá manter o plano mediante pagamento feito via cartão de crédito.

A TIM oferece três planos para os clientes Jeep: Basic de 5GB com audio book por R$ 30, Standard de 10GB, Audiobook e Olá (podcast light) por R$ 50 e Premium de 40GB com os mesmos apps do anterior e Cartoon Network por R$ 100.

Período de teste para Serviços Conectados: o usuário poderá usufruir do pacote completo, com todos os serviços oferecidos pelo Adventure Intelligence, pelo período de um ano. Após esse prazo, o cliente terá a possibilidade de assinar os serviços, com um pagamento mensal ou anual, de acordo com o pacote escolhido. Os preços dos pacotes serão comunicados posteriormente.

Vídeo | As histórias nos 80 anos da Jeep

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn