sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Segurança veicular: o que é obrigatório de acordo com a legislação brasileira

Com a aprovação da nova Lei de Trânsito, no dia 12 de abril, uma série de regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram alteradas e devem impactar diretamente na vida dos motoristas brasileiros.

- Publicidade -

Dentre as principais mudanças, estão o aumento da validade da carteira de motorista e a expansão do limite de pontos na habilitação.

Além disso, a nova regra também reforça a importância da segurança dos passageiros, tornando obrigatório o uso de sistema de retenção infantil, por exemplo.

A lei de trânsito vem sendo modificada ao longo dos anos visando atender a segurança do condutor e dos demais passageiros.

Com isso, Diego Fischer, CEO da startup Carupi, de compra e venda de automóveis 100% online, dá dicas sobre o que observar, no quesito segurança, na hora de comprar um veículo, seja novo ou usado, para já atender as exigências da nova lei e não perder valor de venda no futuro.

- Publicidade -

– Sistema de retenção infantil Isofix: A segurança dos pequenos é um dos pontos centrais da nova lei de trânsito. A partir de 12 de abril, se tornou obrigatório o uso do assento infantil em todo território nacional.

Existem diversas formas de instalar a cadeirinha no carro, porém o sistema Isofix é considerado o mais seguro do mercado, por fixar a cadeirinha diretamente na estrutura do veículo por meio de ganchos.

Esse tipo de encaixe diminui o risco de má instalação, diferente dos dispositivos convencionais, que utilizam o sistema do cinto de segurança para fazer a instalação.

Desde 2018, o Isofix se tornou item obrigatório de segurança nos carros fabricados pelas montadoras.

Segundo o NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA), o uso do dispositivo reduz em até 40% o risco de lesão grave em crianças.

- Publicidade -

Vale a pena levar em consideração esse detalhe, na compra de um novo veículo, caso o item seja essencial para a sua família.

– Sistema de iluminação veicular: Com o aprimoramento da Lei de Trânsito, a obrigatoriedade de manter os faróis acesos durante o dia em uma rodovia, se aplica em duas condições específicas: dentro de túneis ou sob chuva e neblina.

Uma novidade que vem atraindo cada vez mais os motoristas, é o sistema de acendimento automático dos faróis, ou sensor crepuscular.

O mecanismo aciona de forma automática os faróis de acordo com a luminosidade externa. Esse sensor foi idealizado para ser mais um item de segurança no veículo, porém não é item de segurança obrigatório nos carros.

Com o acendimento automático, o motorista é prevenido do esquecimento de acionar os faróis, minimizando assim possíveis acidentes.

Carros como o Chevrolet Cruze, Hyundai Creta, e Honda Fit, possuem essa tecnologia e podem ser encontrados pelo melhor preço na Carupi.

-Air Bag: Air Bag frontal para o motorista e o carona são dispositivos obrigatórios para carros fabricados desde 2014, pois em casos de impacto em alta velocidade, o sistema de segurança é acionado buscando minimizar a gravidade das lesões.

Existem Air Bags de vários tipos como o frontal, central, de joelho, cortina e outros. Vale lembrar que quem não tem o sistema em carro antigo não vai ser multado, mas para quem vai adquirir um automóvel o ideal é já buscar esses itens.

“Segurança é um quesito tão importante quanto qualquer outro na compra de um carro hoje em dia. As pessoas entendem que segurança de trânsito é muitas vezes um fator que não está 100% sobre seu controle, então ter esse recurso tão importante é um grande diferencial”, reforça Diego Fischer, CEO da Carupi.

– Barras de impacto laterais: Estudos realizados na Suécia, país que primeiro desenvolveu a tecnologia, concluíram que a presença da estrutura de proteção de impacto lateral reduz em 54% a ocorrência de lesões de gravidade moderada ou superior nos ocupantes.

Quando aliado a airbags frontais, a redução chega a 61%, ampliando-se para 72% com airbags frontais e laterais combinados.

Estas barras são estruturas de aço fixadas entre as colunas do veículo, por dentro das portas, e têm a função de preservar o espaço interno do carro no caso de colisões laterais.

Embora seja um item simples e imprescindível para obter boas notas em testes de colisão, barras de proteção lateral ainda não são obrigatórias no Brasil, mas podem valorizar automóveis.

Na Carupi, podem ser encontrados carros de várias faixas de preço, que possuem a barra de proteção lateral, como o Toyota Yaris, VW Golf, Audi A3 e o SUV Kia Sorento.

Os modelos em questão, foram eleitos pela Euroncap, organização europeia que elege os carros mais seguros do mercado.

– Sistema de colisão frontal: Conhecido mundialmente por ter carros muito seguros, a marca sueca Volvo tem carros que possuem essa alta tecnologia como o XC60, por exemplo. Os sistemas de apoio podem avisar o motorista quando a distância ao veículo da frente fica pequena demais, disparando um alerta sonoro e visual.

Assim como o sensor crepuscular, o sistema de colisão frontal também não é um item obrigatório, porém reforça bastante a segurança do condutor, principalmente em estradas e vias expressas.

Outra montadora que oferece a mesma tecnologia, porém em veículos de preço mais acessível, é a Chevrolet.

Os Chevrolet Cruze e o SUV Equinox também são dotados do mesmo sistema.

“Cada vez mais o sistema anti-colisão está virando tendência – não só marcas como a Tesla estão usando esta inteligência, e mesmo quando o sistema não evita efetivamente a colisão, a gravidade dos acidentes é exponencialmente minimizada”, observa Diego Fischer.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança