Um dos principais diferenciais do Novo DAF XF, lançado em 2020 pela DAF Caminhões Brasil, é o seu novo motor PACCAR MX-13, de 12,9 litros.
O propulsor foi totalmente remodelado para o novo modelo, agregando tecnologias de ponta e acoplado a uma nova transmissão, a ZF TraXon, que contribui para um consumo de combustível até 14% menor em relação à sua versão anterior.
Montado no parque industrial da DAF Caminhões em Ponta Grossa, no Paraná, o novo PACCAR MX-13 foi projetado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito dos seus componentes internos, resultando em maior potência, melhor eficiência e mínimo ruído.
O bloco e o cabeçote são fundidos em Ferro Fundido Vermicular, garantindo menor peso e maior durabilidade.
“O Novo XF foi um projeto de quatro anos, com um resultado impressionante. Preservamos o DNA de qualidade e durabilidade que nos projetou no Brasil, adicionando ainda mais economia e tecnologia. Um dos grandes responsáveis por colocar o novo DAF XF em um novo patamar de excelência é o motor PACCAR MX-13”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
Devido ao elevado torque disponível em baixas rotações, é proporcionado trocas de marchas mais eficientes, reduzindo o consumo de combustível.
Outro atributo do novo motor é a capacidade de frenagem através de seu Freio Motor PACCAR MX, de padrão mundial.
Agora, o freio motor PACCAR MX conta com 3 estágios, iniciando a frenagem em rotações mais baixas e atingindo 490 cv em 2.100 rpm.
O PACCAR MX-13 está disponível em duas versões, sendo a de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e a de 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).
O propulsor também recebeu um novo pacote de melhorias nos anéis dos pistões, que contribuem para diminuir os atritos internos.
Além disso, conta com turbocompressor de geometria variável, novo sistema de injeção que permite alcançar maior eficiência; compressor de ar-condicionado inteligente, bomba de direção, e bomba de óleo variável de alta eficiência.
O novo PACCAR MX-13 permite combinações de trem de força diferentes, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.
O conjunto mecânico também recebeu um módulo de arrefecimento para atender as condições brasileiras, que contribui para a economia de combustível.
As melhorias no motor PACCAR MX-13 somam-se à transmissão ZF TraXon automatizada de 12 velocidades, com novo desenho, melhoria nas relações e melhorias no tempo de trocas, gerando maior eficiência.
Com o motor atualizado, o Novo XF circula a cerca de 900 rpm, o que propicia níveis de ruído extremamente baixos.
“Isso agrega muito para a qualidade do ambiente de trabalho do motorista nas estradas. Com a cabine mais silenciosa, o profissional fica ainda mais atento e concentrado ao trajeto e às manobras, contribuindo ainda para a segurança e conforto”, finaliza Jarno Broeze.