segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

DAF Caminhões premia vencedores da primeira edição do Hackathon

Projeto em parceria com a UTFPR e com o SENAI de Ponta Grossa teve as 18 vagas preenchidas em menos de três horas da abertura das inscrições.

Seis universitários das áreas de engenharia mecânica e elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) receberam, no dia 19 deste mês, a premiação do primeiro Hackathon DAF – a PACCAR Event.

Promovido entre 17 e 19 de julho, em parceria com a UTFPR e o SENAI, o evento aconteceu na sede da DAF Caminhões, em Ponta Grossa, e reuniu seis mentores orientadores e 18 estudantes com o objetivo de criar soluções inovadoras para dois problemas específicos relacionados às áreas de estudo, dentro do período proposto pela organização.

“O Hackathon é um evento onde pequenos times são formados para pensar em soluções para problemas específicos. O projeto é uma excelente forma de desenvolver soluções inovadoras, criar networking e atrair novos talentos para a organização. A oportunidade traz, também, novos conhecimentos e propostas de metodologias de trabalho para os estudantes, mentores e organizadores. Com isso, fortalecemos o relacionamento com a comunidade acadêmica e o employer branding da empresa, atraindo ótimos talentos em início de carreira”, explica Jeanette Jacinto, Diretora de RH da DAF Brasil.

O Hackathon DAF foi apresentado no campus da UTFPR em 31 de maio deste ano, pela idealizadora do projeto e Analista de RH, Gabriella Baldão; pela Gerente de RH, Elaine Schuster; e pelo Gerente de Desenvolvimento de Produtos, João Neme. As inscrições foram abertas no início de junho e, em menos de três horas, as 18 vagas foram preenchidas. No total, a DAF recebeu 40 inscrições que foram analisadas pela organização de acordo com os critérios de elegibilidade estabelecidos.

Para participar do projeto, os interessados deveriam estar matriculados nos cursos de engenharia mecânica ou engenharia elétrica da universidade, cursando a partir do 5° semestre e efetivar a inscrição em grupos com três integrantes cada.

No primeiro dia do evento, os alunos receberam as boas-vindas na sede da DAF, em Ponta Grossa, e participaram do Plant Tour, uma visita técnica pela fábrica acompanhada por profissionais. Logo em seguida, os acadêmicos foram apresentados pelo time de Desenvolvimento de Produto da DAF ao problema que deveriam solucionar durante o evento. Conheceram, também, a metodologia Canvas, ferramenta estratégica apresentada pelo SENAI para o auxílio da estruturação na solução do projeto.

A atuação dos alunos no segundo dia foi remota e dedicada para sanar dúvidas com os mentores a fim de desenvolverem com assertividade as propostas para o projeto. O terceiro, e último dia, ocorreu na fábrica da DAF, onde as equipes tiveram de 5 a 10 minutos para apresentarem uma solução por meio de um pitch (apresentação resumida) com objetivo de vender a solução inovadora.

Após a avaliação dos gestores do time de Desenvolvimento de Produto DAF Brasil, dois times saíram vencedores do Hackathon DAF. No time de engenharia elétrica, Victor Cesar Simões de Oliveira, Tiago Horiy Fernandes e Lucas Portello Gobbi foram os vencedores. No grupo de engenharia mecânica, os alunos David Visineski, Gustavo de Aquino Cabral e Rogério Vinicius Castelari receberam a premiação.

Além do troféu, os vencedores ganharam seis meses de curso de inglês na plataforma da HULT EF Corporate Education, mesma plataforma utilizada pelos funcionários da DAF.

A DAF agradece a todos os estudantes que participaram e os profissionais que contribuíram para o primeiro Hackathon DAF e que já entraram para a história do projeto.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn