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ARTIGO – Materiais inovadores para a construção do futuro da mobilidade

Por Carolina Hattori*

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O ano de 2020 foi bastante desafiador para a indústria automotiva e de transportes.

A boa notícia é que o setor automotivo fechou o primeiro semestre de 2021 com um crescimento de 33% em emplacamentos sobre 2020, mesmo com a escassez de semicondutores.

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As dificuldades impostas pela pandemia também trouxeram limitações, mas também ajudaram a antecipar tendências e estratégias das empresas para a construção do futuro da mobilidade.

Além de gerar preocupações sanitárias que refletem diretamente nos modelos de compartilhamento de veículos, a Covid-19 também acelera estudos nas áreas de materiais avançados, veículos autônomos, digitalização e eletrificação.

As tecnologias para melhorar parâmetros como redução de peso de componentes, alta performance em eficiência energética e adoção de sistemas de segurança no âmbito do programa Rota 2030, se destacam no cenário da introdução de materiais sustentáveis em diversas aplicações, numa clara sinalização para um futuro melhor.

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Nesse contexto a combinação de materiais inovadores com propostas de valor atrativas em muitas aplicações exerce papel fundamental na cadeia automotiva.

Essa tendência se comprova por inúmeros cases em multimateriais e materiais avançados como grafeno, aplicado na produção, transformação e funcionalidade em diferentes matrizes, que se tornou alvo de vultosos investimentos no Brasil e no mundo.

Em paralelo a isso, a Manufatura Aditiva continua em crescente desenvolvimento e já é uma realidade.

A busca por produtividade, personalização, diminuição do ciclo de desenvolvimento e reparabilidade para otimização de componentes são características latentes da indústria automotiva.

Para acompanhar esse crescimento fica cada vez mais evidente a importância da constante de evolução dos processos produtivos, com a adoção de tecnologias em técnicas de junção, soldagem e adesivos estruturais e, sobretudo, o desafio de unir com a máxima eficiência os mais diferentes materiais.

Na mesma direção segue a necessidade de soluções para reparo e manutenção de peças além de técnicas para melhoria em NVH (ruídos e vibrações) e conforto.

Na indústria de materiais metálicos o desenvolvimento de novas ligas tem se mostrado muito eficiente para aumento de resistência mecânica e da segurança veicular.

Cases de aplicação do alumínio extrudado de alta resistência comprovam sua competitividade técnica e econômica, com desempenho excelente em impactos frontais dos veículos por sua alta capacidade de absorção de energia.

A indústria de polímeros e compósitos também avança em componentes estruturais para veículos comerciais com apelo bastante sustentáve

Especialistas de diferentes setores da cadeia automotiva, responsáveis por materiais, processos e produtos, estarão reunidos para debater todos esses temas e o futuro da eletrificação em sessão especial com OEM’s no 14º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.

*Carolina Hattori é consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da CBA e chairperson do 14º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade

14º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade

Dias 11 e 12 de agosto – Patrocínio ArcelorMittal, Autoform, Brasmetal, CBA, Dassault, Eastman, ESAB, Gerdau, GM, Mercedes, Novelis e Schwaben

Inscrições https://saebrasil.org.br/eventos/14-simposio-sae-brasil-de-novos-materiais-e-aplicacoes-na-mobilidade-secao-sao-paulo/

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