terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars se une a Casca Footwear para desenvolver tênis sustentável

Dia Mundial sem Carro foi a inspiração para as empresas desenvolverem um calçado que representa mais um passo para o futuro sustentável

No dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro, a Volvo Cars e a Casca Footwear lançam um tênis inspirado no novo Volvo XC40 Recharge Pure Electric.

Incorporando abordagens consideradas, sustentáveis e circulares a longo prazo para o design, o sapato é um reconhecimento à visão compartilhada das marcas para um futuro neutro em carbono e será vendido de forma limitada através do site da Casca (www.casca.com/pages/volvoxcasca) a partir do dia 22 de setembro.

“Estamos entusiasmados em nos unir aos calçados Casca, que compartilham valores semelhantes e combinam nossas paixões por sustentabilidade, tecnologia e design moderno discreto”, disse Matt Girgis, managing director da Volvo Car Canada Ltd.

“Na Volvo Cars, estamos comprometidos em estabelecer os mais altos padrões de sustentabilidade em mobilidade e isso vai além de eletrificar nossa frota para transformar todos os aspectos do nosso negócio. O sapato que criamos com a Casca em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro é uma forma de reconhecer os muitos passos que estamos dando em nossa jornada para a neutralidade climática”, afirma.

Projetado com propósito – O objetivo foi criar um calçado enraizado no design consciente. As influências escandinavas do XC40 Recharge foram propositalmente integradas para uma nova interpretação colaborativa das linhas limpas de marca registrada da Casca.

“O Volvo XC40 Recharge foi projetado para reduzir o impacto ambiental, por isso foi a inspiração perfeita para esse calçado”, disse Kevin Reid, diretor e cofundador da Casca.

“Através dessa colaboração, também estamos celebrando muitas novidades de design – nosso primeiro design compartilhado, nossa produção mais rápida para o mercado e novos materiais reciclados que nunca usamos antes”.

Intenção em cada detalhe

· 10% de cada sola é feita de pneu de carro reciclado, a primeira vez que esse material foi usado em um sapato Casca como parte de uma reposição intencional e reciclagem de materiais.

· 7 garrafas plásticas recicladas são usadas para fazer o fio para cada parte superior de malha flexível e respirável.

· A bandeira sueca está representada por um detalhe simples e minimalista de um lado do tênis, enquanto o clássico amarelo Casca pode ser visto do outro, honrando a colaboração entre as duas marcas, bem como o design escandinavo.

· A influência do farol do martelo de Thor pode ser vista no linework e no painel, entregando uma estética mais inspirada em desempenho à popular silhueta Avro da Casca.

Uma visão compartilhada

Tanto para a Volvo Cars, quanto para a Casca, está o progresso de inovação, avançando em direção a um futuro melhor para todos.

Como líder em sustentabilidade, a Volvo Cars está comprometida em reduzir suas emissões de ciclo de vida por veículo em 40% até 2025 e produzir apenas veículos totalmente elétricos até 2030.

A adoção da Casca em processos de tratamento UV à base de água e de baixa energia, juntamente com sua garantia de produtos de 2 anos, é uma prova de sucesso da parceria.

“Sabemos que ser avançado não é apenas sobre grande design e tecnologia, significa implementar práticas éticas e sustentáveis”, disse Braden Parker, CEO e cofundador da Casca.

“Esta é apenas uma das muitas semelhanças que vemos entre nossa marca e a Volvo Cars, ambos queremos criar algo com intenção que dure.”

Pequenos passos à frente

Materiais reciclados:

  • Até 2025, a Volvo Cars pretende aumentar em 25% a participação de materiais reciclados e naturais utilizados em seus veículos.
  • Até 2022, todos os topos de malha da Casca serão feitos a partir de materiais reciclados ou renováveis.

Produção Ética:

  • A Volvo Cars pretende ser líder em negócios éticos e responsáveis como a primeira fabricante de automóveis a usar a tecnologia blockchain que garante que as matérias-primas usadas em suas baterias sejam totalmente rastreáveis.
  • A Casca visita todas as fábricas com as quais trabalham para garantir que os padrões éticos sejam cumpridos e os funcionários recebam um salário digno.

Eficiência energética:

  • As usinas globais da Volvo Cars são alimentadas por mais de 80% de eletricidade clima-neutra, com o objetivo de ter operações de fabricação 100% neutras em termos climáticos até 2025.
  • Os tratamentos de couro da Casca utilizam processos UV de baixa energia, e uma instalação de tratamento de última geração permite que 70% da água seja reciclada no local.

Para mais informações sobre as ações sustentáveis da Volvo Car Brasil, acesse www.volvocars.com/br/dia-mundial-sem-carro.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn