quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Mais um passo ao futuro sustentável: BMW Group investe em método inovador para extração de lítio

Focado na extração sustentável e eficiente, BMW Group se une à startup Lilac Solutions

O BMW Group está acelerando sua expansão na eletromobilidade e lançará cerca de dez milhões de veículos totalmente elétricos nos próximos dez anos.

- Publicidade -

Em 2030, espera-se que pelo menos metade das vendas globais do BMW Group venha de veículos totalmente elétricos. Desta forma, irá aumentar a necessidade por lítio, importante matéria-prima para a produção de células de bateria.

Diante disso, para promover a extração de lítio com eficiência e de modo ecológico, o BMW Group está investindo, por meio de seu fundo de capital de risco, o BMW i Ventures, em um processo inovador desenvolvido pela startup americana Lilac Solutions.

- Publicidade -

A Lilac Solutions desenvolveu e patenteou uma tecnologia de troca iônica que irá melhorar significativamente a eficiência, os custos e a sustentabilidade extraindo lítio de recursos de salmoura, que são depósitos naturais de água salgada.

“As tecnologias inovadoras proporcionam um acesso melhor, mais sustentável e mais eficiente às matérias-primas. Ao investir em startups, estamos acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias, estimulando a concorrência e proporcionando um impulso que tornará mais fácil para as empresas jovens o acesso ao mercado”, disse Wolfgang Obermaier, Vice-Presidente Sênior de Bens e Serviços Indiretos, Matérias-primas, e Parceria de Produção no BMW Group.

“Ao investir na Lilac Solutions, estamos apoiando o progresso tecnológico na área de extração de lítio, com foco em métodos responsáveis e sustentáveis”, completa o executivo.

- Publicidade -

A Lilac Solutions desenvolveu uma nova tecnologia de troca iônica para tornar a mineração de lítio de recursos de salmoura mais eficiente e econômica.

A empresa busca reduzir significativamente o impacto ambiental em comparação aos métodos convencionais, ao mesmo tempo em que protege as comunidades locais e os ecossistemas.

A tecnologia já foi comprovada e agora deve demonstrar que pode ser dimensionada e industrializada no médio prazo. O processo pode então ser usado com salmouras em todo o mundo, mesmo que tenham um baixo teor de lítio.

BMW Group fornece aos fabricantes de células de bateria lítio extraído com responsabilidade
O BMW Group tornou a sustentabilidade e a eficiência dos recursos fundamentais para a direção estratégica da empresa.

Um aspecto fundamental para o grupo é o cumprimento dos padrões ambientais e sociais na cadeia de abastecimento.

A eliminação das violações dos direitos humanos, e das normas ambientais, apresenta um desafio particular no caso de matérias-primas críticas, como é o caso do lítio.

Para esta matéria-prima, o BMW Group Purchasing implementou medidas adicionais e está obtendo lítio diretamente das minas e disponibilizando-o aos fornecedores de células de bateria.

Dessa forma, a empresa cria total transparência sobre a origem e os métodos de mineração do material.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança