O primeiro SUV nacional da Fiat também marca a estreia de equipamentos e recursos de segurança dentro da gama produzida no Polo Automotivo de Betim (MG). Isso faz do Pulse um dos mais modelos mais atuais no segmento, pois chega ao mercado com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e uma grande variedade de tecnologias, baseado na nova plataforma MLA.
Os faróis de LED em todas as versões — inclusive nas luzes de condução diurna (DRL) e de neblina — geram uma ampla área luminosa, com performance até 32% superior ao principal concorrente do segmento. A tecnologia LED também permite que as luzes sejam acionadas mais rapidamente, característica ideal para o sistema de farol alto automático.
Ele usa uma exclusiva câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto quando o Pulse estiver trafegando por vias com baixa luminosidade.
Com o recurso Comutação Automática dos Faróis, a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas. Além da maior segurança em viagens noturnas, esse recurso também traz conforto em rodovias vicinais sinuosas, onde o motorista não precisará se preocupar em desligar e ligar o farol alto durante todo o trajeto.
Por meio desta mesma câmera, o Pulse é capaz de “enxergar” as faixas de rolamento no asfalto, por meio do recurso Aviso de Mudança de Faixa. E, caso ele detecte que o veículo esteja saindo da trajetória, um aviso sonoro e visual no painel, seguido de uma pequena aplicação de torque no volante na direção contrária à saída de faixa, alerta o motorista imediatamente.
O Pulse também pode reduzir e até evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). Ele usa imagens da câmera frontal para monitorar a proximidade do veículo à frente. Caso o sistema perceba uma rápida aproximação, ele emite um alerta visual e sonoro ao motorista. Se o condutor não tomar uma atitude, o sistema aciona os freios automaticamente, sendo capaz de evitar colisões até 50 km/h e reduzir os danos do impacto em velocidades superiores.
Nas situações em que o motorista se deparar com uma súbita mudança de trajetória, ou com piso escorregadio, a segurança é garantida pelo Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões. Ele usa dados de diversos sensores para detectar quando o carro está prestes a sair da trajetória ou perder a aderência, e faz o ajuste de aceleração e freio automaticamente para auxiliar na retomada do controle.
Se for necessário acionar o freio em uma parada súbita, a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS) faz as luzes de freio piscarem de forma intermitente, alertando os motoristas que vão atrás. Na frente, as luzes de condução diurna (DRL) 100% de LEDs reforçam a presença do Pulse durante o dia e atendem à legislação nacional para tráfego em rodovias de pista simples.
Manobras podem ser feitas sem sustos graças ao monitoramento da traseira em todas as versões, seja por meio de sensores de ré ou pela câmera com projeção no sistema multimídia.
O uso da nova plataforma MLA permitiu ao SUV o máximo de segurança nos testes de impacto. Sua carroceria é composta por 87% de aços de alta e ultra-alta resistência, conferindo a melhor performance nos testes de impacto frontal, lateral e traseiro.
Na cabine, a proteção aos ocupantes é reforçada pelos airbags laterais do tipo Side Head Torax de série em todas as versões. Eles são maiores e avançam até a altura da cabeça do motorista e passageiro, proporcionando ainda mais segurança para os ocupantes.
Os novos bancos possuem estruturas pensadas para as mais diversas situações. Elementos no assento protegem os ocupantes contra o mergulho sob o cinto de segurança (anti-submarino) e o efeito chicote (whiplash) de colisões traseiras. O assento traseiro soma a versatilidade do sistema bipartido 60/40 com a proteção total para crianças, com fixação Isofix e Top Tether para cadeirinhas e assentos do tipo booster.
A proteção aos pedestres é assegurada por elementos como o capô afastado do motor, o que permite a melhor absorção de impactos, e do soft nose. Este conceito adota componentes deformáveis na parte frontal para proteger o corpo do pedestre no caso de um acidente.
Conectividade – O sistema multimídia, item essencial para o consumidor do Pulse é equipamento de série, disponível em duas versões, com tela flutuante de 8,4 polegadas e 10,1 polegadas sensível ao toque.
E o melhor, ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o exclusivo Fiat Connect////Me, a inovadora plataforma de serviços conectados da marca.
Com ela, o cliente pode controlar os mais diferentes recursos do veículo por meio de seu smartphone, smartwatch ou até usando o inédito assistente do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzinas e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.
O Fiat Connect////Me também garante que o Pulse esteja sempre pronto para você. Ele dá detalhes do hodômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor e quilometragem até a próxima revisão. Se o cliente quiser, é possível até entrar em contato com a concessionária mais próxima para agendar sua manutenção periódica.
Essas funcionalidades são possíveis graças à conexão via internet do Pulse, feita por meio de um chip virtual (eSIM) da TIM. Com a rede de dados, até a atualização de software ficou mais simples, e pode ser feita em qualquer lugar, usando uma conexão remota. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.
O exclusivo aplicativo para smartphones permite ao motorista acompanhar seu Pulse à distância, e inclusive programar alertas de velocidade e perímetro de rodagem caso o carro seja conduzido por outra pessoa.
Notificações automáticas são enviadas para o celular caso haja um possível furto do veículo (disparo do alarme do veículo, desconexão da bateria, movimentação), e é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular em casos confirmados de roubo ou furto.
Em casos de acidentes com deflagração de airbag, pretensionamento de cintos ou capotamento o SUV da Fiat aciona automaticamente o Call Center da marca, que será capaz de contatar as autoridades públicas e repassar a localização exata do veículo com coordenadas de GPS bem como informações sobre o acidente para a prestação de um socorro mais assertivo e rápido. O auxílio a emergências também pode ser ativado pelo condutor ou passageiros, via botão físico no interior do veículo, central multimídia ou app conforme a necessidade.
Essa versatilidade complementa um amplo pacote de comodidades do Pulse, como o navegador GPS nativo. Nele o trajeto é apresentado em um mapa intuitivo, com visualização 2D e 3D, e com atualização automática de trânsito e radares. O software inteligente é integrado ao veículo e avisa se for necessário abastecer no trajeto até o destino final, indicando opções de postos de combustível no caminho.
Também é possível procurar por pontos de interesse e estacionamentos na região onde você está, em seu destino ou no caminho até lá. Tudo isso pode ser acessado de forma rápida e intuitiva graças a uma interface amigável e processamento rápido dos comandos.
O “tá chegando?” de muitos passageiros se transformou em “onde posso carregar meu celular”. Por isso, o Pulse oferece até três conectores USB, sendo um do tipo C. E o Wireless Charger de até 15W de potência é capaz de carregar rapidamente um smartphone (compatível) sem a necessidade de fios.
Chamadas e comandos de voz podem ser feitos a partir de botões no volante, com conexão bluetooth simultânea para até dois smartphones. O estilo e personalidade de cada condutor pode ser salvo em até cinco perfis diferentes no sistema multimídia, cuja interface intuitiva foi inspirada na usada nos celulares modernos.
O painel 100% digital de 7” é customizável e pode mostrar diferentes informações de acordo com o gosto do motorista. Os comandos do ar-condicionado usam botões físicos intuitivos, tornando seu uso fácil e seguro sem que o condutor tire os olhos da pista. O conforto é reforçado pelo modo automático de climatização: basta você selecionar a temperatura desejada e o sistema faz todos os ajustes sozinho.
Os botões do ar-condicionado ficam reunidos em um conjunto integrado junto dos comandos do rádio, das funcionalidades do Pulse (com o TC+, sensor de ré e alerta de saída de faixa) e de segurança. Dessa forma motorista e passageiro podem fazer ajustes sem precisar esticar suas mãos ou se distrair da condução.
A chave presencial traz, além da comodidade, muita segurança. Ela permite que você abra seu carro e ligue o motor usando somente botões de forma rápida, evitando a exposição fora do veículo em locais desconhecidos. A segurança também está nos sensores de estacionamento, que ajudam a proteger o Pulse e outros ao redor em manobras. A câmera de ré complementa o pacote, mostrando em um gráfico colorido a distância do Pulse dos obstáculos.
Veja também | Fiat Pulse
Fiat lança Pulse, seu primeiro SUV. Confira versões e preços
Segurança e conectividade como itens de série no Fiat Pulse
Mecânica: Pulse oferece 1.0 turbo mais potente do Brasil
Pulse foi projetado para expressar design atraente com foco na esportividade
Fiat Pulse terá motor 1.0 turbo mais potente do Brasil com 130 cv
Pulse chega em setembro com motores aspirados e 1.0 turbo de 130 cv
Fiat Pulse estreia os recursos do Google Assistant em sua plataforma de serviços conectados
Fiat revela detalhes do interior do Pulse
Pulse será o novo SUV da Fiat com motor 1.0 turbo
Nova plataforma MLA será base do SUV da Fiat
Clique aqui e confira todas as notícias relacionadas com o Fiat Pulse