terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Para que serve e como funciona o stop hidráulico no amortecedor

Tecnologia suaviza os impactos e proporciona mais conforto aos ocupantes do veículo.

Os amortecedores são fabricados para manter o contato dos pneus no solo e oferecer conforto aos ocupantes dos veículos, bem como proporcionar estabilidade e segurança no trânsito. O stop hidráulico está diretamente ligado ao conforto.

- Publicidade -

“Tem como função possibilitar maior conforto e suavizar os impactos no final do curso de abertura da suspensão, especialmente, ao trafegar com o veículo em condições de severas”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, acrescentando que o stop hidráulico reduz a chance de ocasionar o ruído conhecido como “queda de roda” ao passar por lombadas.

Segundo o técnico, ao trafegar por ondulações a mola expande e a haste do amortecedor chega a sua expansão máxima, com isso, poderia ocorrer uma pancada no final do seu curso.

- Publicidade -

“A câmara hidráulica reduz essa tendência, pois há um pistão especial na haste do amortecedor, que ao entrar na câmara, forma uma frenagem hidráulica, diminuindo a velocidade da haste no momento em que ela traciona. Isto inibe o fenômeno de queda de roda”, ressalta.

Pioneira na fabricação de amortecedores HG pressurizados, a Nakata conta com processos rigorosos de produção e elevada qualidade em todos componentes.

Revestida de cromo duro, a haste possui acabamento superficial de baixa rugosidade para evitar desgaste prematuro do selo de vedação.

- Publicidade -

Os materiais usados no sistema de vedação também resultando em alta resistência, evitando vazamentos.

Já a tecnologia a gás, evita falhas no acionamento, enquanto as válvulas de compressão e tração garantem mais controle e estabilidade do veículo. E para melhorar ainda mais o conforto dos usuários, há o stop hidráulico.

Para acessar esta e outras dicas sobre o veículo, basta acessar o canal do YouTube da Nakata (https://www.youtube.com/watch?v=j7-yxY-O6p0).

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças.

Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança