quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Manutenção de freios: essencial para a segurança no trânsito

Regulagem do freio traseiro em caminhões com sistema tambor garante bom desempenho dos componentes da parte dianteira.

O sistema de freio automotivo é crucial para a segurança no trânsito, tanto em automóveis quanto em caminhões. A manutenção adequada desse sistema é fundamental, e motoristas devem estar atentos aos diversos componentes que o formam, especialmente nos caminhões. A Fras-le, líder mundial na fabricação de componentes para materiais de fricção, destaca a importância de manter os freios em perfeito estado, abrangendo freios a disco, EBS, ABS, tambor, motor, a ar e auxiliar.

- Publicidade -

Robson Andriel Lipniarski, Consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha Comercial, alerta sobre a manutenção dos freios a tambor, que operam através do atrito das lonas com o tambor de forma linear. Segundo Lipniarski, é crucial prestar atenção à regulagem do freio traseiro. “A falta de regulagem pode causar desequilíbrio no sistema de freio dianteiro, resultando em empenamento do disco de freio, espelhamento das pastilhas e deficiência na frenagem,” explica ele.

Em caminhões com freio a tambor no eixo traseiro e freio a disco no eixo dianteiro, a falta de regulagem adequada pode sobrecarregar o eixo dianteiro, acelerando o desgaste das lonas de freio e alterando a dinâmica de frenagem do veículo. Esse problema é ainda mais crítico em caminhões que possuem freio a tambor em ambos os eixos.

Manter a regulagem dos freios corretamente ajustada é essencial para garantir uma frenagem equilibrada e segura, prevenindo acidentes e aumentando a vida útil dos componentes do sistema de freio. A Fras-le reforça a importância de realizar inspeções regulares e manutenções preventivas para assegurar o funcionamento eficiente dos freios dos caminhões.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente