O BMW Group registrou um sólido crescimento de vendas em 2021, de 8,4% e um total de 2.521.525 veículos BMW, MINI e Rolls-Royce entregues a clientes em todo o mundo. As vendas da BMW atingiram um novo recorde histórico de 2.213.795 unidades (+9,1% em comparação com 2020), com a marca liderando o segmento premium global.
A empresa mais que dobrou suas vendas de veículos totalmente elétricos em 2021, totalizando 103.855 unidades (+133,2%).
A empresa está otimista em relação ao ano em curso. “Em 2022, queremos continuar nosso crescimento sustentável e expandiremos sistematicamente nossa gama de veículos totalmente elétricos. Estabelecemos metas de crescimento particularmente ambiciosas nesta área e pretendemos mais que dobrar nossas vendas de veículos totalmente elétricos em relação ao ano passado”, acrescentou Nota.
A digitalização sistemática da interface do cliente abre caminho para o sucesso de vendas no futuro
Com a introdução do BMW iX e do BMW i4, o BMW Group expandiu significativamente sua digitalização da interface do cliente.
Além de oferecer uma configuração intuitiva para simplificar o processo de compra, veículos novos pré-configurados e carros usados mais novos em toda a gama de modelos já podem ser comprados online na Alemanha. Até 2025, a empresa planeja vender globalmente cerca de um quarto de seus veículos inteiramente online.
O reconhecimento baseado em dados dos requisitos de serviço permite um atendimento proativo ao cliente. Isso significa que o cliente pode ser contatado diretamente e receber assistência remotamente, sempre que possível, ou uma visita à oficina pode ser configurada de maneira fácil e eficiente, se necessário.
Os aplicativos My BMW/MINI oferecem ainda mais recursos adicionais, como reserva de serviços digitais ou amplo acesso a opções de carregamento, além de fornecer um canal direto para os clientes.
Vendas da BMW superam recorde histórico do ano pré-crise de 2019 – A marca BMW encerrou 2021 com crescimento de 9,1% nas vendas globais em relação a 2020, totalizando 2.213.795 veículos. Graças à sua linha de produtos jovem e atraente, a BMW alcançou seus maiores números de vendas de todos os tempos.
2021 dominado pela ofensiva de eletromobilidade – Em 2021, 13% dos veículos BMW e MINI vendidos em todo o mundo — um total de 328.316 unidades — foram eletrificados (+70,4%). Na Europa, esse percentual é de 23% (225.415 unidades).
Com 37.939 veículos BMW iX3 vendidos em 2021, cerca de um em cada dez veículos BMW X3 entregues a clientes em todo o mundo era totalmente elétrico. Durante este mesmo período, um em cada três clientes em todo o mundo que compraram um modelo MINI 3 portas optou pela variante totalmente elétrica do modelo (34.851 unidades). Ao mesmo tempo, o BMW i3, o único veículo premium totalmente elétrico do mundo no segmento compacto, continuou a crescer em seu nono ano: com 28.216 veículos vendidos, 5,4% mais veículos BMW i3 foram vendidos do que no ano anterior.
O BMW Group lançou dois novos veículos que são referência em inovação, o BMW iX e o BMW i4, no final do ano passado. Em 2022, a empresa expandirá ainda mais sua linha elétrica com versões totalmente elétricas do BMW Série 7 e BMW X1 e, em 2023, o BMW Série 5. Estes serão acompanhados por outros modelos, incluindo o sucessor do MINI Countryman e o Rolls-Royce Spectre totalmente elétrico.
Até 2023, a empresa terá pelo menos um modelo totalmente elétrico nas estradas em cerca de 90% de seus segmentos de mercado atuais. Nos próximos dez anos, a empresa planeja vender um total de cerca de dez milhões de veículos totalmente elétricos.
A estratégia Neue Klasse, focada em powertrains totalmente elétricos, será uma importante contribuição para os volumes de vendas a partir de meados da década.
A gama de produtos da marca MINI será exclusivamente totalmente elétrica no início de 2030, enquanto a Rolls-Royce também será uma marca totalmente elétrica a partir de 2030. Todos os futuros novos modelos da BMW Motorrad no campo da mobilidade urbana serão totalmente elétricos.
Mais um marco na história de sucesso da BMW M GmbH – Com um total de 163.542 veículos BMW M (+13,4%) entregues aos clientes, a BMW M GmbH mais uma vez registrou recorde de vendas de todos os tempos nos segmentos de alto desempenho.
Os novos BMW M3 e BMW M4 tiveram um desempenho especialmente bom. As vendas dos veículos de atividade esportiva BMW X5 M e BMW X6 M também aumentaram.
No segmento de performance, o crescimento veio principalmente dos novos derivados do Série 4 — e do Série 4 Coupé, em particular. O X3 M40i e o X7 M50i também gozaram de crescente popularidade. Este ano, os modelos totalmente elétricos BMW iX M60 e BMW i4 M50 contribuirão ainda mais para o sucesso futuro da marca.
Um em cada dez clientes MINI em todo o mundo dirige um modelo totalmente elétrico – A marca MINI entregou 302.144 veículos aos clientes no ano passado — 3,3% a mais do que em 2020.
Cerca de 17% desses veículos tinham um trem de força eletrificado. Mais de um em cada dez clientes MINI optou pelo MINI totalmente elétrico: o MINI Cooper SE (34.851 unidades).
O MINI Electric é o modelo de maior volume da família MINI e foi uma força motriz para a marca em 2021, apresentando um crescimento de 98,2% em todo o mundo. Com um realinhamento planejado da linha de modelos, expansão da capacidade de produção e desenvolvimento de novos mercados e públicos-alvo, a estratégia da MINI permanecerá focada no crescimento bem-sucedido e lucrativo daqui para frente.
Rolls-Royce Motor Cars registra as maiores vendas de sua história – A Rolls-Royce Motor Cars registrou as maiores vendas nos 117 anos de história da marca, com 5.586 unidades vendidas em todo o mundo (+48,7%).
Esse número geral inclui vendas recordes de todos os tempos na maioria das regiões, incluindo a China, as Américas e a Ásia-Pacífico, e em vários países do mundo. O ano passado foi caracterizado pela alta demanda mundial por todos os modelos, particularmente Ghost e Cullinan e todas as variantes Black Badge, com pedidos atuais se estendendo até o terceiro trimestre de 2022.
Os pedidos especiais atingiram níveis recordes e a empresa anunciou, juntamente com o lançamento de Boat Tail, a Rolls-Royce Coachbuild, sua divisão de carros especiais. A marca continua a evoluir e agora se prepara para a introdução histórica no mercado de seu primeiro carro totalmente elétrico, Spectre, no quarto trimestre de 2023.
2021: Melhor ano da história para a BMW Motorrad – Com 194.261 unidades (+14,8%) entregues aos clientes, 2021 foi o melhor ano da BMW Motorrad em toda sua história. Tal como em anos anteriores, o crescimento das vendas foi assegurado pela BMW 1250 GS, que novamente contribuiu de forma vital para o sucesso da marca em 2021, com cerca de 60.000 unidades vendidas.
A nova BMW R 1250 RT teve um bom começo no mercado, assim como os grandes modelos R 18, com quatro versões apresentadas até agora. A nova S 1000 R também foi muito bem recebida: juntamente com o primeiro modelo BMW M da BMW Motorrad, trouxe uma nova energia ao cenário dos modelos de quatro cilindros e demonstrou a liderança tecnológica da BMW Motorrad.
Vendas BMW e MINI nas regiões/mercados – Na China, o BMW Group, mais uma vez, registrou um novo recorde de vendas em 2021 e continua liderando o segmento premium. Um total de 846.237 veículos BMW e MINI foram entregues a clientes na China (+8,9%).
As vendas de veículos eletrificados na China continuaram a ganhar impulso com um crescimento de 69,6% e mais de 21.000 unidades do BMW iX3. O quinto maior mercado da empresa, a Coreia do Sul, também aumentou suas vendas em 11,0% em 2021, com 77.592 unidades vendidas.
Nos EUA, as entregas da marca BMW subiram 20,8% para 336.644 unidades e, portanto, ficaram no mesmo nível do ano pré-crise de 2019. A marca MINI vendeu 29.930 veículos nos EUA em 2021 — um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior. A gama de modelos BMW X representou 60% das vendas totais nos EUA no ano passado.
Na Europa, as vendas totais da BMW e MINI atingiram 948.087 unidades (+3,9%). A Bélgica marcou uma estreia histórica para a empresa, já que a marca BMW liderou o mercado total de um país na Europa pela primeira vez. A Holanda também registrou um recorde histórico: o BMW iX3 foi o modelo elétrico mais vendido no segmento premium, com 2.733 novos registros de veículos.
O BMW Group continuou a aumentar sua participação no segmento da Alemanha, com 267.917 unidades entregues (-6,8%) em 2021, e lidera o segmento premium, com uma participação de mercado superior a 35%. As vendas de veículos totalmente elétricos mais que dobraram (27.248 registros de veículos novos). Incluindo os 43.842 PHEVs vendidos, um quarto de todos os veículos entregues na Alemanha já estavam eletrificados.