Mercedes-Benz

BYD adquire cota de 80.000 toneladas de lítio metálico no Chile

O Ministério da Mineração do Chile ofereceu duas das cinco cotas de 400.000 toneladas de lítio metálico comercializável (MML) por meio de um processo de licitação pública nacional e internacional. As duas cotas concedidas representam 1,8% das reservas reconhecidas de lítio no Chile.

Uma das vencedoras da licitação foi a BYD Chile SpA, uma subsidiária da empresa chinesa BYD, apoiada por Warren Buffet, que ofereceu a maior oferta entre os concorrentes da licitação, com US$ 61 milhões, levando uma cota de 80.000 toneladas de lítio metálico comercializável.

Segundo o contrato, a empresa terá um prazo de sete anos para realizar a exploração geológica, os estudos e o desenvolvimento do projeto e mais 20 anos para a exploração do metal leve, considerado chave para o desenvolvimento de veículos elétricos.

De acordo com Tamara Berríos, Gerente regional da BYD Chile, “É uma grande notícia que o Chile, um dos países com os maiores recursos de lítio do mundo, planeje atender à crescente demanda global por lítio e projete o crescimento futuro, para lutar contra a mudança climática. Temos promovido o transporte público elétrico e de energia limpa durante anos e introduzimos a primeira frota de ônibus 100% elétricos com baterias de lítio no Chile, para que o país atinja suas metas de emissão zero. Esperamos contribuir para o mercado local de lítio com 27 anos de experiência em tecnologia de baterias. Nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria de baterias fortalecerá o desenvolvimento sustentável e inovador no Chile, tanto para sua indústria de mineração nacional quanto para as diferentes comunidades do país”.

Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e Presidente da BYD North America, comentou: “A BYD sempre teve uma visão global e sustentável do desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de expandir nossos negócios em todo o mundo. O Chile se tornou o melhor exemplo de adaptação e visão de futuro, demonstrando que sua estabilidade e compromisso com a inovação o posicionaram como líder na América Latina. A BYD tem sido parte desses processos, concentrando-se na inovação e trazendo ao Chile a tecnologia que ajudará a construir um ecossistema sustentável no país. Começamos com a eletromobilidade, e hoje agregaremos valor à extração e produção de lítio”.

O Embaixador da China no Chile, Niu Qingbao, parabenizou a BYD por vencer a licitação e disse “A BYD é uma das empresas com potencial de qualificação na indústria de mineração no Chile. Espero que a BYD alcance um benefício mútuo e uma situação vantajosa para a China e o Chile”.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

- Publicidade - Volvo Caminhões

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação