terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Com recordes em 2021, DAF planeja crescer 20% e lança novo caminhão semipesado no Brasil

A DAF Caminhões Brasil fechou o ano passado com recorde de vendas e se consolidou como uma das principais fabricantes de caminhões pesados e extrapesados do Brasil.

No total, a empresa teve 5.600 veículos emplacados, com crescimento de 46,2% sobre as vendas em 2020. Já são quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando pelas estradas do Brasil

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com base neste bom desempenho, e já considerando as futuras vendas do Novo DAF CF, a empresa projeta um crescimento ainda maior em 2022, superando a projeção preliminar de 10% de aumento nos emplacamentos anunciada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) no início do mês.

A empresa inicia o ano de 2022 com o lançamento do Novo DAF CF rígido, que possui o Novo Motor PACCAR GR-7, em chassi rígido, nas versões 6×2 (com Peso Bruto Total, PBT, de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas), ampliando sua atuação na categoria e entrando no segmento de caminhões semipesados rígidos, uma área que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no País.

Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão chega às concessionárias a partir de fevereiro especialmente desenvolvido para atender ao setor de distribuição, sendo o público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores que buscam conforto da cabine, maior robustez/confiabilidade e eficiência energética, sem deixar de lado, claro, a relação entre custo e benefícios.

- Publicidade -

Quando o assunto é Mecânica Online temos a nova motorização PACCAR GR-7, produzido pela Cummins, em São Paulo, com 6,7 litros, seis cilindros, disponível em duas versões: com 280 cv de potência e 950 Nm de torque, e 300 cv e torque de 1.000 Nm.

De olho na eficiência energética, a curva de torque é plana durante toda a faixa verde do mostrador no painel de instrumentos. O propulsor é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. O modelo utiliza o sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224 cv de potência.

O Novo CF conta com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas. Com isso, é possível atingir maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção e aumento da segurança.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O novo caminhão conta com novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. O Novo CF possui, também, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.

O tanque de combustível, com capacidade para até 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros – que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes – são confeccionados em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo. O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, o pneu 295/80 R22,5.

O Novo DAF CF chega em três opções de cabine. A primeira é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2, denominada Day. É uma sugestão para uso diurno, com 1,60 m de altura interna, e não dispõe de leito.

A cabine Sleeper possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23 m nas versões 6×2 e 8×2.
Já a cabine Space, a maior da categoria, tem 2,2 3m de altura e 2,10 m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior. E a DAF fez questão de destacar que as cabines que possuem leito, dispõem de colchões de alta qualidade.

Entre os opcionais, o Novo CF oferece:

  • Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado;
  • Buzina pneumática de teto;
  • Faróis em Led;
  • Faróis auxiliares com função cornering;
  • Aviso sonoro de marcha à ré;
  • Espelho de aproximação frontal;
  • Climatizador de teto;
  • Suporte fixo para estepe;
  • Airbag;
  • Rodas de alumínio;
  • Ar-condicionado com função Auto.

Mais um item de comodidade e praticidade é a geladeira interna, item opcional em todas as versões, com sistema elétrico projetado para um funcionamento otimizado e capacidade para 33 litros, permitindo o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.

No quesito tecnologia, o Novo DAF CF conta com o Assistente de Performance do Condutor, um item de série que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. O painel de instrumentos é moderno, intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Em breve no Mecânica Online você acompanha uma matéria completa com a avaliação do novo caminhão que vou realizar durante evento para imprensa na fábrica da marca, no Paraná.

Para os próximos passos da empresa, a DAF planeja mais investimentos na fábrica em Ponta Grossa, direcionados à modernização e automação da linha de produção, visando o conceito da indústria 4.0.
Mais um marco importante neste ano é o início das exportações para a América do Sul, a partir da fábrica em Ponta Grossa, de forma gradativa. Em dezembro de 2021, foi exportado para o Chile o primeiro caminhão DAF CF Off-Road.

Entre as expectativas para o ano, diante de tantas conquistas, a DAF reforça o crescimento da força de trabalho com a ampliação do portfólio e o aumento das vendas, acompanhados dos investimentos em qualificação para cumprir o controle rigoroso de qualidade da DAF.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil