sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Com recordes em 2021, DAF planeja crescer 20% e lança novo caminhão semipesado no Brasil

A DAF Caminhões Brasil fechou o ano passado com recorde de vendas e se consolidou como uma das principais fabricantes de caminhões pesados e extrapesados do Brasil.

- Publicidade -

No total, a empresa teve 5.600 veículos emplacados, com crescimento de 46,2% sobre as vendas em 2020. Já são quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando pelas estradas do Brasil

Com base neste bom desempenho, e já considerando as futuras vendas do Novo DAF CF, a empresa projeta um crescimento ainda maior em 2022, superando a projeção preliminar de 10% de aumento nos emplacamentos anunciada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) no início do mês.

- Publicidade -

A empresa inicia o ano de 2022 com o lançamento do Novo DAF CF rígido, que possui o Novo Motor PACCAR GR-7, em chassi rígido, nas versões 6×2 (com Peso Bruto Total, PBT, de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas), ampliando sua atuação na categoria e entrando no segmento de caminhões semipesados rígidos, uma área que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no País.

Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão chega às concessionárias a partir de fevereiro especialmente desenvolvido para atender ao setor de distribuição, sendo o público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores que buscam conforto da cabine, maior robustez/confiabilidade e eficiência energética, sem deixar de lado, claro, a relação entre custo e benefícios.

Quando o assunto é Mecânica Online temos a nova motorização PACCAR GR-7, produzido pela Cummins, em São Paulo, com 6,7 litros, seis cilindros, disponível em duas versões: com 280 cv de potência e 950 Nm de torque, e 300 cv e torque de 1.000 Nm.

- Publicidade -

De olho na eficiência energética, a curva de torque é plana durante toda a faixa verde do mostrador no painel de instrumentos. O propulsor é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. O modelo utiliza o sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224 cv de potência.

O Novo CF conta com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas. Com isso, é possível atingir maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção e aumento da segurança.

O novo caminhão conta com novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. O Novo CF possui, também, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.

O tanque de combustível, com capacidade para até 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros – que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes – são confeccionados em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo. O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, o pneu 295/80 R22,5.

O Novo DAF CF chega em três opções de cabine. A primeira é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2, denominada Day. É uma sugestão para uso diurno, com 1,60 m de altura interna, e não dispõe de leito.

A cabine Sleeper possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23 m nas versões 6×2 e 8×2.
Já a cabine Space, a maior da categoria, tem 2,2 3m de altura e 2,10 m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior. E a DAF fez questão de destacar que as cabines que possuem leito, dispõem de colchões de alta qualidade.

Entre os opcionais, o Novo CF oferece:

  • Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado;
  • Buzina pneumática de teto;
  • Faróis em Led;
  • Faróis auxiliares com função cornering;
  • Aviso sonoro de marcha à ré;
  • Espelho de aproximação frontal;
  • Climatizador de teto;
  • Suporte fixo para estepe;
  • Airbag;
  • Rodas de alumínio;
  • Ar-condicionado com função Auto.

Mais um item de comodidade e praticidade é a geladeira interna, item opcional em todas as versões, com sistema elétrico projetado para um funcionamento otimizado e capacidade para 33 litros, permitindo o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.

No quesito tecnologia, o Novo DAF CF conta com o Assistente de Performance do Condutor, um item de série que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. O painel de instrumentos é moderno, intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Em breve no Mecânica Online você acompanha uma matéria completa com a avaliação do novo caminhão que vou realizar durante evento para imprensa na fábrica da marca, no Paraná.

Para os próximos passos da empresa, a DAF planeja mais investimentos na fábrica em Ponta Grossa, direcionados à modernização e automação da linha de produção, visando o conceito da indústria 4.0.
Mais um marco importante neste ano é o início das exportações para a América do Sul, a partir da fábrica em Ponta Grossa, de forma gradativa. Em dezembro de 2021, foi exportado para o Chile o primeiro caminhão DAF CF Off-Road.

Entre as expectativas para o ano, diante de tantas conquistas, a DAF reforça o crescimento da força de trabalho com a ampliação do portfólio e o aumento das vendas, acompanhados dos investimentos em qualificação para cumprir o controle rigoroso de qualidade da DAF.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança