quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz celebra a transformação da vida de 30 mulheres que sonham ser caminhoneiras

Vencedoras da promoção “Na Direção dos Seus Sonhos” - Ação custeou cursos de formação de condutores para que 30 mulheres obtivessem a habilitação profissional da categoria “C” - foram recebidas para uma visita à fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo

A fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, recebeu, em dezembro, uma visita muito especial. Fechando com chave de ouro a promoção “Na Direção dos Seus Sonhos” – que custeou cursos de formação de condutores para habilitação profissional da categoria “C” para 30 mulheres – as vencedoras estiveram na Empresa para participar de várias atividades, como a visita à linha de produção, além de se conhecerem pessoalmente.

- Publicidade -

Ao receberem sua CNH de motorista profissional, podendo assim dirigir caminhões e trabalhar no transporte de cargas, essas mulheres deram início a uma nova caminhada em suas vidas. Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz celebrou essa transformação, promovendo um encontro marcado por muita emoção e histórias de vida de superação e conquistas.

Marina Harth, uma das ganhadoras da promoção, por exemplo, filha e esposa de caminhoneiros e mãe do Augusto, praticamente foi criada numa boleia. Ela diz que ama e não quer outra vida a não ser estar na estrada. Viaja sempre com o marido e divide com ele a direção do veículo.

- Publicidade -

Já Patrícia Souza sempre teve o sonho de se tornar caminhoneira. Ela adiou esse plano por um tempo, mas agora como vencedora da promoção da Mercedes-Benz e vai poder realizá-lo. Ela diz que o auge dessa participação foi visitar a fábrica e poder dirigir o Novo Actros.

Filha de uma costureira e de um caminhoneiro, Simone Soga também é casada com caminhoneiro e mãe de dois meninos. Ela conta que, desde pequena, viajava com o pai em pelas estradas do país. Saiu de sua cidade natal para estudar, mas diz que a estrada é o seu sonho. Até aprendeu a fazer pequenos reparos no veículo e sempre que necessário ajuda o marido e o pai. Agora, com sua CNH da categoria “C”, quer trabalhar com o que realmente ama.

“Assim como a Marina, a Patrícia e a Simone, todas as vencedoras dessa promoção demonstraram força e determinação em seus objetivos e desafios, fazendo o curso de formação e obtendo a habilitação necessária para viverem como desejam, ocupando seu próprio espaço, mostrando sua capacidade de desempenhar uma função tão bem quanto qualquer outro profissional. Assim, sonhos se tornaram realidade”, afirma Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

- Publicidade -
Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil

Momento de celebrar o começo de uma nova vida – As agora motoristas profissionais foram recepcionadas na fábrica da Mercedes-Benz por Ebru Semizer e, também, por Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões, e por João Moita, o “Embaixador da Voz das Estradas”, movimento criado pela Mercedes-Benz para ouvir as opiniões e sugestões de motoristas e transportadores de todo o País.

A promoção “Na Direção dos Seus Sonhos” é parte importante das ações do Movimento “A Voz Delas”, na medida em que, além de viabilizar o caminho para a realização dos sonhos dessas 30 mulheres, ainda amplifica essas vozes pelas estradas brasileiras.

A ação foi lançada em 8 de março de 2021, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Empresa custeou os cursos de formação de condutores para que elas obtivessem a habilitação profissional. Isso incluiu as despesas do Centro de Formação de Condutores, o número de aulas práticas exigidas por lei e o exame prático do Detran, além de exame médico e psicotécnico e de exame toxicológico, necessário para obtenção da CNH categoria “C”.

A visita à fábrica da Mercedes-Benz foi então o momento de cada vencedora celebrar o começo de uma nova vida em que novas possibilidades e oportunidades passam a fazer parte de suas rotinas.

A programação do dia incluiu visita à linha de produção, test-drive de caminhões num circuito interno, palestras de empoderamento com Vanessa Mariano, Paulla Demeneghi e Nick, motoristas e influencers do segmento, além de um show de stand-up comedy com Criss Paiva. Todos os participantes do encontro foram testados previamente quanto à COVID-19 e respeitaram as recomendações de proteção, como o uso de máscaras e de álcool em gel.

“São momentos como esse que fazem com que o Movimento A Voz Delas siga firme em seu propósito, que é ouvir as mulheres a fim de conhecer o dia a dia e os desafios de quem faz da boleia uma extensão de sua casa, sejam aquelas que já são profissionais do volante ou as que têm o sonho de ser caminhoneira”, ressalta Ebru Semizer. “O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância das mulheres no transporte, sejam as motoristas e também as cristais, que acompanham seus companheiros pelas estradas do Brasil”.

Essa iniciativa da Mercedes-Benz conta com a colaboração do Sest/Senat, Fabet e Setcesp. “Junto com nossos parceiros, estamos capacitando essas profissionais para fazerem a diferença no mercado de trabalho. Queremos que elas acreditem e confiem na realização dos seus sonhos”, conclui Ebru.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança