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BMW iX, uma joia sobre rodas

Por Lucia Camargo Nunes*

Ainda raros nas ruas, aos poucos os veículos elétricos vão se multiplicando no Brasil. Em todo 2021, um pouco menos de 4 mil veículos 100% elétricos foram emplacados.

A BMW é líder dos BEVs (sigla de veículo elétrico a bateria) com 13% de market share no acumulado desde que iniciou as vendas do i3 por aqui, em 2014.

Com o iX, a marca alemã eleva o nível e mostra que possui um produto inovador, na vanguarda do que há de melhor em eletrificação. Começam a ser entregues em abril, as primeiras unidades do BMW iX, um elétrico premium que, com perdão do trocadilho, promete fazer muito barulho.

Potente e com ótima autonomia – O iX impressiona pela quantidade de tecnologias reunidas num carro. Vamos começar pelo motor, ou melhor, motores. O SUV de quase 5 metros vem com dois elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, com tração integral.

Combinados, rendem 326 cv ou 523 cv, conforme a versão.

A célula de bateria do iX tem a quinta e mais moderna geração do BMW eDrive. Possui 76,6 kWh de capacidade total na versão xDrive40 e 111,5 kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, o BMW iX tem autonomia de até 425 km e 630 km, respectivamente.

O SUV estreia um novo sistema com recargas que permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos na xDrive50 ou 31 minutos na xDrive40. Em 10 minutos, pode dar autonomia de 95 km (no iX 40) e 150 km (no 50).

Para facilitar, o dono de um iX recebe wallbox de 22 kW e um Flexible Fast Charger, carregador rápido, portátil e flexível, ambos com garantia de 2 anos.

Primeiro carro com autorregeneração – Concebido como elétrico, e não derivado de um carro já existente, o BMW iX reúne um repertório de inovações sobre sua construção e design.

Com apenas 0.25 de cx (coeficiente de arrasto), o que melhora sua eficiência energética, o SUV mescla o uso de alumínio com resina reforçada e fibra de carbono em sua carroceria.

A grade esconde uma grande evolução, que pode ser traduzida como autorregeneração e decretar o fim da repintura dos automóveis.

Durante a apresentação, no Senai Ipiranga, em São Paulo, o engenheiro da BMW fez riscos em diversas partes da grade com uma chave de fenda, algo inaceitável à primeira vista. Na sequência, ele passou um soprador térmico e, em segundos, por obra da nanotecnologia, a peça foi totalmente recuperada, como num toque de mágica.

Inteligente como poucos – Parece exagero chamá-lo de inteligente, mas o BMW iX é capaz de detectar com antecedência, pelo GPS, um cruzamento, e com isso ativar o sistema de regeneração de energia. Assim, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

O iX ainda conta com a Assistente Pessoal Inteligente, capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino e descer sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência.

Outras funções podem ser acionadas por comando de voz, gestos ou tato em um sistema que aprende com os hábitos, se ajustando e fazendo a experiência do usuário cada vez mais personalizada.

O painel e o sistema de som são um capítulo à parte: a imensa tela curvada é formada por duas telas, de 12,3” e 14,9”. A menor, contém itens de controle do veículo bem à frente do motorista, enquanto a maior integra o sistema de entretenimento do BMW iX, compatível com Apple Car Play e Android Auto.

Um interessante recurso de Realidade Aumentada facilita a visualização, por exemplo, numa manobra de estacionamento.
No navegador, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

Alto grau de sustentabilidade – Se não bastasse, este BMW é carregado de sustentabilidade. Desde a sua fábrica de Dingolfing, na Alemanha, que usa no BMW iX energia renovável em todos os seus processos e componentes sustentáveis com alto grau de elementos naturais e reciclados.

O seu interior possui madeira certificada e couro tingido com extratos de folha de oliveira. Redes de pesca recicladas estão entre as matérias-primas utilizadas para os revestimentos do assoalho e tapetes.

O cobalto e o lítio utilizados nas baterias de alta tensão vêm de fontes controladas na Austrália e Marrocos.

E tem mais… – A BMW brinca que o iX tem todas as tecnologias disponíveis nas prateleiras de Munique. O ar-condicionado, ajustável em 4 zonas, possui filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine.

Disponível na versão xDrive50, o sistema de som conta com 30 alto-falantes, 1.615W de potência e função 4D: com parte dos falantes embutidos nos bancos, é possível ouvir e sentir as vibrações sonoras de uma ópera ou show de rock.

O vidro do teto solar panorâmico se torna fosco e oferece conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes, graças à tecnologia usada em janelas dos aviões da Boeing.

Chave é coisa do passado. Por meio de um aplicativo do Iphone ou Apple Watch é possível, por aproximação, travar e destravar portas e ligar o veículo.

Com tantos features em conectividade, o BMW iX não poderia decepcionar em segurança: semiautônomo, conta com a ajuda de 5 radares e 12 sensores ultrassônicos para monitorar os arredores do veículo, acelerar, frear, fazer curvas e estacionar totalmente sozinho.

Primeiro BMW a ter compatibilidade com conexão 5G, ainda não disponível no Brasil, o BMW iX tem conexão com internet e o app My BMW permite inúmeras funções remotas.

Quebre o cofrinho – As primeiras 30 unidades do BMW iX vendidas na pré-venda chegam em abril. Quem quiser tê-lo na garagem vai ter de desembolsar R$ 654.950 pelo xDrive40 e R$ 799.950 para o xDrive50 Sport.

Briga de gente grande, que o coloca no mesmo nível de avançados elétricos, como Tesla Model X, Audi e-tron e Porsche Taycan.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br

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