sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Em dias de chuva, dicas importantes e essenciais para dirigir com segurança

Está chegando a época de chuva e é fato que dirigir nesses dias é sempre desafiador para qualquer pessoa, mesmo para os motoristas que tem mais experiência.

- Publicidade -

Agora imagina, então para um iniciante que tem que enfrentar uma tempestade em seus primeiros meses de habilitação. Por isso, separamos algumas dicas preciosas para ajudar os motoristas a dirigir com mais segurança na chuva e terem menos risco de prejuízo.

Tenha cuidado com as vias alagadas – Em períodos de muita chuva é comum que algumas ruas fiquem alagadas. Nessa situação, nunca tente trafegar por elas sem ter plena certeza da profundidade de todo o trajeto. Fique atento aos veículos que já estiverem passando por ela e se a água já estiver na altura da metade da roda, não passe por esta via. Caso resolva arriscar, engate a primeira marcha e mantenha uma velocidade constante.

Manter a distância do veículo da frente – Manter uma distância segura do veículo da frente já é recomendado em tempo seco, em dias de chuva é essencial. Pois, com a pista molhada e escorregadia, a distância de frenagem do carro aumenta e facilita as colisões e acidentes, principalmente em casos de freadas bruscas. Uma distância considerada segura é cerca de 12 metros, equivalente a dois carros mais ou menos.

Dirigindo a noite – Quando a estrada não tem boa iluminação, a chuva prejudica ainda mais a visibilidade do motorista, por isso, uma dica para não perder o traçado da pista é usar como referência as linhas refletivas que fazem a separação das faixas. Especialmente no período da noite, quando a pista molhada reflete a luz dos veículos.

- Publicidade -

Tenha cuidado com a aquaplanagem – O fenômeno chamado de aquaplanagem é quando o veículo perde o contato direto com o piso / asfalto e acaba derrapando ao passar por cima de uma lâmina d’agua. Para evitar que isso aconteça o motorista deve sempre manter os pneus em bom estado como também os freios. Caso perceba que o carro perdeu o contato com a pista, mantenha a calma, fique com as duas mãos no volante, tire o pé do acelerador, não pise no freio e não vire a direção.

Dirija sempre com as duas mãos no volante – No trânsito, existem pessoas que tem mania de dirigir somente com uma das mãos no volante, ou que costuma fazer isso quando o trânsito está lento. Evite fazer isso, principalmente quando estiver chovendo, momento em que a atenção do motorista precisa ser redobrada. Isso vale para rodovias, ruas e avenidas das cidades.

Evite ultrapassagens – Em períodos de chuva, a pista molhada deixa qualquer manobra mais arriscada. Por isso, antes de qualquer movimento, é importante avaliar se a ultrapassagem é realmente necessária e se é possível fazer a ultrapassagem do veículo da frente com total segurança. No trânsito, mantenha a paciência.

Se a chuva estiver muito forte, pare o veículo – Quando a chuva está muito forte, a visibilidade acaba ficando tão prejudicada que nem o limpador de para-brisas consegue dar conta de limpar tanta água.

Nesse momento, é aconselhado que o motorista pare o veículo no acostamento ou em um local seguro e aguarde a chuva passar ou ficar mais fraca. E, caso pare no acostamento, importante que ligue o pisca-alerta para que os outros veículos vejam você.

- Publicidade -

Ligue o farol baixo, desembaçadores – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nas estradas é obrigatório o uso do farol baixo, até mesmo nos perímetros urbanos e durante o dia. Em dias de chuva, os faróis ligados melhoram a visualização dos outros veículos, sobretudo se houver neblina.

Além de ser óbvio o uso do limpador de para-brisas, em períodos de chuva é normal que os vidros do veículo fiquem embaçados, por isso, além de acionar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador de para-brisas, ligue o ar-condicionado direcionando a saída de ar para o vidro. Caso o carro não tenha ar-condicionado, ligue o sistema de ventilação ou deixe parte da janela aberta para a circulação de ar.

Ao seguir as dicas que passamos, temos certeza de que você terá a calma e a confiança necessárias quando estiver dirigindo na chuva.

E lembre-se, quando se trata de direção, precisamos ter todo o cuidado e atenção.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança