Mercedes-Benz

Em dias de chuva, dicas importantes e essenciais para dirigir com segurança

Está chegando a época de chuva e é fato que dirigir nesses dias é sempre desafiador para qualquer pessoa, mesmo para os motoristas que tem mais experiência.

Agora imagina, então para um iniciante que tem que enfrentar uma tempestade em seus primeiros meses de habilitação. Por isso, separamos algumas dicas preciosas para ajudar os motoristas a dirigir com mais segurança na chuva e terem menos risco de prejuízo.

Tenha cuidado com as vias alagadas – Em períodos de muita chuva é comum que algumas ruas fiquem alagadas. Nessa situação, nunca tente trafegar por elas sem ter plena certeza da profundidade de todo o trajeto. Fique atento aos veículos que já estiverem passando por ela e se a água já estiver na altura da metade da roda, não passe por esta via. Caso resolva arriscar, engate a primeira marcha e mantenha uma velocidade constante.

Manter a distância do veículo da frente – Manter uma distância segura do veículo da frente já é recomendado em tempo seco, em dias de chuva é essencial. Pois, com a pista molhada e escorregadia, a distância de frenagem do carro aumenta e facilita as colisões e acidentes, principalmente em casos de freadas bruscas. Uma distância considerada segura é cerca de 12 metros, equivalente a dois carros mais ou menos.

Dirigindo a noite – Quando a estrada não tem boa iluminação, a chuva prejudica ainda mais a visibilidade do motorista, por isso, uma dica para não perder o traçado da pista é usar como referência as linhas refletivas que fazem a separação das faixas. Especialmente no período da noite, quando a pista molhada reflete a luz dos veículos.

Tenha cuidado com a aquaplanagem – O fenômeno chamado de aquaplanagem é quando o veículo perde o contato direto com o piso / asfalto e acaba derrapando ao passar por cima de uma lâmina d’agua. Para evitar que isso aconteça o motorista deve sempre manter os pneus em bom estado como também os freios. Caso perceba que o carro perdeu o contato com a pista, mantenha a calma, fique com as duas mãos no volante, tire o pé do acelerador, não pise no freio e não vire a direção.

Dirija sempre com as duas mãos no volante – No trânsito, existem pessoas que tem mania de dirigir somente com uma das mãos no volante, ou que costuma fazer isso quando o trânsito está lento. Evite fazer isso, principalmente quando estiver chovendo, momento em que a atenção do motorista precisa ser redobrada. Isso vale para rodovias, ruas e avenidas das cidades.

Evite ultrapassagens – Em períodos de chuva, a pista molhada deixa qualquer manobra mais arriscada. Por isso, antes de qualquer movimento, é importante avaliar se a ultrapassagem é realmente necessária e se é possível fazer a ultrapassagem do veículo da frente com total segurança. No trânsito, mantenha a paciência.

Se a chuva estiver muito forte, pare o veículo – Quando a chuva está muito forte, a visibilidade acaba ficando tão prejudicada que nem o limpador de para-brisas consegue dar conta de limpar tanta água.

Nesse momento, é aconselhado que o motorista pare o veículo no acostamento ou em um local seguro e aguarde a chuva passar ou ficar mais fraca. E, caso pare no acostamento, importante que ligue o pisca-alerta para que os outros veículos vejam você.

Ligue o farol baixo, desembaçadores – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nas estradas é obrigatório o uso do farol baixo, até mesmo nos perímetros urbanos e durante o dia. Em dias de chuva, os faróis ligados melhoram a visualização dos outros veículos, sobretudo se houver neblina.

Além de ser óbvio o uso do limpador de para-brisas, em períodos de chuva é normal que os vidros do veículo fiquem embaçados, por isso, além de acionar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador de para-brisas, ligue o ar-condicionado direcionando a saída de ar para o vidro. Caso o carro não tenha ar-condicionado, ligue o sistema de ventilação ou deixe parte da janela aberta para a circulação de ar.

Ao seguir as dicas que passamos, temos certeza de que você terá a calma e a confiança necessárias quando estiver dirigindo na chuva.

E lembre-se, quando se trata de direção, precisamos ter todo o cuidado e atenção.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação