O brasileiro gosta muito de viajar e, quando o assunto é liberdade, a autonomia energética do veículo tem sido um diferencial importantíssimo. Porém, encontrar essa tecnologia ainda é algo difícil no mercado.
Para suprir essa falta, uma empresa no país, especializada em motorhomes personalizados, desenvolveu seu próprio sistema de autonomia do veículo.
Inédito, ele utiliza duas fontes distintas de geração de energia. A primeira funciona por meio de placas para energia solar e gera até 1.200Watts de potência e a segunda opera por meio um equipamento acoplado ao veículo, que gera energia exclusivamente para a casa do motorhome.
A solução foi criada levando em consideração sugestões de clientes que precisavam de autonomia completa aliada à praticidade e ao conforto durante longas viagens, principalmente em alguns paraísos turísticos no Norte e no Nordeste, em que o acesso à energia elétrica é mais difícil.
“Depois de muita pesquisa, estudos e testes, conseguimos criar esse kit”, conta Julio Lemos, cofundador da Estrella Mobil.
Heloísa Mader Velloso (@helonaestrada), 56 anos, há pouco menos de um mês com a sua Sprinter Mercedes e seu gato Merlin na estrada, é uma dessas clientes que inspiraram o projeto autônomo. Ela conta que já tinha tudo em mente.
“Queria um carro com eficiência energética por meio de painéis solares e bateria, porque esse é o futuro”, relata.
A empresária, na área de hospitalidade, trabalha no setor de hotelaria e levou muito em conta o conforto do veículo.
“O padrão construtivo e os detalhes do carro, a distribuição do peso, espaço interno, enfim, como ter fogão de indução, forno elétrico, secador de toalhas, água quente que não demorasse a esquentar, veio com muita coerência para usar o que a estrutura do veículo podia dar. A segurança foi muito importante também, com as travas próprias para Sprinter, câmeras de monitoramento, sistema de alarme, rastreamento, acessórios e instalações”, conta.
“Apresentamos um sistema ainda raro no mundo, desenvolvido com exclusividade para quem busca a autonomia do veículo: o Kit Starlight. Com ele, é possível tornar o motorhome 100% autônomo energeticamente”, conclui Lemos.