quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Carros elétricos reduzem o stress. Será mesmo?

Uma pesquisa da DS Automobiles, fabricante de veículos esportivos do grupo Stellantis, indicou que a maioria dos proprietários de carros elétricos e híbridos se sentem menos estressados ao dirigir do que os donos de carros a gasolina ou diesel.

- Publicidade -

A partir de uma pesquisa com 2.000 motoristas do Reino Unido em maio passado, concluiu-se que mais de 78% experimentaram estresse ao dirigir.

No entanto, 38% dos proprietários de carros elétricos e híbridos disseram que seu carro atual os faziam se sentir menos estressados do que os carros anteriores a gasolina ou diesel que possuíam.

- Publicidade -

Segurança, silêncio e conforto – O estresse pode ser risco à segurança: 31% daqueles que experimentaram essa reação, admitiram que tiveram afetada sua capacidade de dirigir, ficaram mais propensos a tomar decisões precipitadas e prestaram menos atenção a riscos potenciais.

Entre os recursos que os motoristas citaram considerar mais eficazes na redução do estresse, 41% dos entrevistados ressaltaram a condução silenciosa. Outros 52% citaram que o interior confortável também reduz as tensões.

Ainda assim, 51% disseram que a experiência geral de comprar e possuir um carro estressante.

- Publicidade -

Esqueceram de alguns detalhes – Interessante a pesquisa, mas parece ser daquele tipo “vamos divulgar apenas o copo meio cheio”.

Em nenhum momento desse estudo há referências sobre excesso de distrações ao volante ou, mais ainda, o estresse em ver o nível de bateria caindo e você não achar nenhum eletroposto por perto, ou esperar horas para carregar o carro ou chegar finalmente a um eletroposto e encontrar uma inesperada fila.

O rodar com silêncio e todas as tecnologias agregadas de segurança, conforto e conectividade sem dúvida trazem bem-estar a bordo de carros elétricos.

Mas só citar o lado bonitinho do relacionamento frustra quem busca mais informação.
Vamos aguardar as próximas (e mais imparciais) pesquisas que vierem por aí.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança