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Cilindro de GNV pode encher mais que sua capacidade?

Tem motorista que chega no posto para abastecer e sai de lá com o cilindro de GNV “mais cheio” do que a capacidade do próprio equipamento. Por exemplo, tem um cilindro de 15m³, mas o marcador mostra que abasteceu com 17m³ de gás. Mas isso é possível?

Conversamos com Thiago Martins, da Vector Gás Natural que explica se é ou não possível acontecer do cilindro de GNV encher mais que sua capacidade nominal.

A capacidade nominal de 16 metros cúbicos, por exemplo, é válida para uma determinada pressão de abastecimento num cilindro de GNV.

Qual é a pressão indicada nos cilindros para considerar esse volume? 220 kgf/cm2?

O abastecimento de um tanque de GNV em um automóvel cessa quando a pressão no tanque atinge um determinado valor. A pressão máxima permitida é de 220 kgf/cm2. Portanto, se o tanque é completamente preenchido isto significa que a pressão é a máxima que a bomba abastecedora determina.

Entretanto é bem sabido que a pressão de uma amostra gasosa contida em um dado volume (neste caso a capacidade real do tanque) depende da temperatura. Para o mesmo tanque, se a temperatura é mais alta, a mesma pressão será atingida com uma massa menor de gás estocado.

Quando o cilindro é abastecido é fácil notar que a sua temperatura se eleva (um toque de mão no cilindro recém abastecido revela que ele está a uma temperatura maior do que a temperatura ambiente). Portanto, após o abastecimento ele resfria e depois de algumas horas, mesmo que não tenha saído GNV do tanque, ele pode ser reabastecido pois a pressão baixou e caberá mais gás.

Da mesma forma se a temperatura ambiente é mais baixa, cabe mais massa de GNV no tanque para a mesma pressão de 220 kgf/cm2.

Cada dez graus célsius de decréscimo na temperatura de gás no tanque determina que possa ser introduzido cerca de 3% a mais de massa de GNV no tanque.

Um abastecimento com pressão superior a normalizada pode romper a válvula de segurança do cilindro e do redutor de pressão.

Quanto maior a pressão do gás, mais gás se comprime no cilindro. Quanto menor a pressão, menos gás.

Seguindo essa lógica, o ideal seria abastecer em um dia mais frio, com o carro ainda pouco aquecido e na pressão normatizada, que é de 200 kgf/cm2 (com tolerância de mais ou menos 10%).

Mas, na verdade, o mais provável é caber menos gás no cilindro de GNV do que a sua capacidade nominal devido a fatores, como:
a temperatura durante o enchimento;
o próprio aquecimento ocorrido durante o abastecimento;
a existência de resíduos de óleo dentro do cilindro, que ocupam espaço útil, diminuindo o volume inicial.

Como vimos, quanto maior a temperatura, menor a capacidade de compressão e armazenamento do GNV. O atrito molecular do gás proveniente da velocidade de enchimento também provoca aquecimento reduzindo assim a capacidade de armazenamento de gás no cilindro.

Reforçando que a ANP (Agência Nacional do Petróleo) regulamenta como pressão máxima de abastecimento do GNV o valor de 220 kgf/cm2.

Importante: alguns postos estão abastecendo com pressões superiores, o que é contrário à regulamentação e portanto é prática totalmente não recomendável e insegura.

Caso constate irregularidades no abastecimento GNV, você pode enviar denúncias anônimas para os orgãos fiscalizadores.

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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