sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Conheça o primeiro carro artístico pintado por um robô

Tecnologia paint-head (cabeça de pintura) oferece precisão e flexibilidade sem precedentes, reduzindo a complexidade e fornecendo uma maneira mais sustentável e eficiente de pintar

A ABB Robotics colaborou com dois artistas de renome mundial, a criança prodígio indiana de oito anos Advait Kolarkar e o coletivo de design digital Illusorr, com sede em Dubai, para criar o primeiro carro artístico pintado por robô do mundo.

A premiada tecnologia PixelPaint da ABB, sem intervenção humana, recriou perfeitamente o design giratório e monocromático de Advait, bem como os padrões geométricos tricolores de Illusorr.

Equipados com 1.000 bicos na cabeça da impressora, os robôs de pintura IRB 5500 da ABB foram capazes de concluir as obras de arte altamente complexas em menos de 30 minutos. A tecnologia PixelPaint demonstra precisão e velocidade sem precedentes, capturando detalhes intrincados e elaborados que seriam impossíveis de alcançar manualmente. Um filme destacando esta primeira conquista mundial pode ser visto aqui.

Sami Atiya, presidente da área de negócios da ABB Robótica & Automação Discreta, comentou: “A tecnologia PixelPaint da ABB é mais do que uma evolução – é uma revolução. É um exemplo brilhante de como a automação robótica e nosso software RobotStudio® podem não apenas abrir caminho para uma fabricação mais sustentável, mas também replicar perfeitamente peças de arte delicadas que celebram a originalidade e a beleza do espírito humano.

Em um momento em que os consumidores desejam produtos mais personalizados, o PixelPaint é um divisor de águas e permite que qualquer design seja replicado de maneira sustentável e acessível.”

A inovadora tecnologia PixelPaint da ABB reimagina o processo de aplicação de tinta e reflete a crescente demanda por personalização sustentável na indústria automotiva, particularmente na pintura externa.

A pintura de carros multicoloridos tem sido tradicionalmente um processo trabalhoso e caro que envolve vários estágios de mascaramento e desmascaramento, mas a tecnologia da ABB permite uma replicação detalhada, colorida e exata de qualquer projeto.

Cuidadosamente controlada, a tinta pode ser usada rapidamente em uma única aplicação. Este avanço na automação do processo de pintura abre as portas para projetos especializados e personalizados para o mercado automotivo.

O influente designer automotivo, Ian Callum, responsável pelo design do Aston Martin Vanquish e, mais recentemente, do inovador Jaguar I-Pace, disse: “Há algo muito especial em um carro. As pessoas se apegam emocionalmente a eles e a importância da personalização está se tornando cada vez mais forte. Na verdade, estou trabalhando com clientes que realmente querem que o carro inteiro seja projetado de maneira personalizada. Portanto, esta oferta de pintura – com todos os tipos de novos níveis de design individual para um automóvel – é incrível.”

A tecnologia PixelPaint também melhora a sustentabilidade da fabricação, eliminando a necessidade de materiais de mascaramento e ventilação extra, o que reduz as emissões e economiza água e energia. Coordenado pelo software RobotStudio da empresa, o cabeçote de pintura segue muito próximo à carroceria do veículo para garantir que 100% da tinta seja aplicada ao carro sem névoa no ar.

Diferentes cores de tinta são aplicadas rapidamente, com o produto passando apenas uma vez na oficina de pintura. Para os fabricantes de automóveis, isso pode reduzir pela metade o tempo de produção e reduzir os custos em até 60%.

Para criar o carro artístico, a ABB reformou um SUV da Volkswagen que foi danificado nas inundações catastróficas na Alemanha no verão de 2021. Sua reciclagem confirma o compromisso da ABB com a sustentabilidade sempre que possível.

Transformação da fabricação automotiva – A ABB está na vanguarda do desenvolvimento de princípios e tecnologia de fabricação inteligente para apoiar a indústria automotiva global, uma vez que passa por um dos períodos de transformação mais significativos da história recente.

transição levará à utilização de mais robôs em combinação com outras tecnologias, incluindo Robôs Móveis Autônomos (AMRs). Isso permitirá que os clientes automotivos da ABB otimizem a entrega de componentes em suas instalações e conectem células de produção modulares, escaláveis ​​e integradas, como a PixelPaint, garantindo a flexibilidade necessária para atender aos diversos níveis de demanda.

Sami Atiya acrescentou: “Estamos no meio de uma década significativa na história da indústria automotiva e no início de uma nova era. As montadoras precisam considerar novas formas de trabalhar para a transição para veículos elétricos. Estamos trabalhando para apoiar a indústria nessa transição e estou confiante de que, com automação flexível, o transporte sustentável rapidamente se tornará realidade.”

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn