terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Programa global de Educação e Conscientização sobre Segurança no Trânsito nas escolas chega ao Brasil

O Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, conhecido como VIA, acaba de chegar ao Brasil.

Entre maio e outubro, alunos das redes pública e privada de cinco capitais receberão a metodologia inovadora de aprendizagem implantada, desde 2019, em 29 países e que visa conscientizar os jovens sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas.

A previsão é alcançar cerca de 8.300 alunos, dos 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio.

Lançado em 2019 pela Global Road Safety Partnership e pelas Fundações Michelin e TotalEnergies, o programa está sendo implementado, no Brasil, pela organização não governamental Junior Achievement.

Mais de 180 mil alunos de 875 escolas em todo o mundo já participaram da iniciativa, recebendo uma média de oito horas de treinamento estruturado em educação para o trânsito.

O início da implementação nas salas de aula brasileiras aconteceu no mês de maio, em atenção à campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro, e as ações seguem até outubro.

As inscrições podem ser realizadas, até este mês, por diretores e gestores de escolas da rede pública e privada das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia.

De acordo com Brenda Santos, diretora de Operações da Junior Achievement Brasil, o projeto VIA terá como suporte de articulação toda a estrutura da organização.

“Oferecemos aos estudantes uma abordagem inovadora de conscientização sobre os riscos no trânsito por meio de métodos ativos, emocionais e criativos, a fim de reduzir os acidentes entre os jovens”, avalia.

Para Charles Fernandes, Country Chair da TotalEnergies no Brasil, o projeto estimula o engajamento e a conscientização coletiva para um trânsito mais seguro.

“A TotalEnergies está comprometida com a mobilidade segura e esta é uma das nossas áreas prioritárias nas iniciativas de responsabilidade social que realizamos em todo o mundo. Com o VIA, estamos trilhando um caminho de educação e conscientização para os condutores do amanhã”, reforça.

Já Feliciano Almeida, CEO da Michelin América do Sul, destaca que essa iniciativa nas escolas tem um papel social importante para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o senso de pertencimento nos estudantes.

“É fundamental pensarmos no amanhã. Por isso, fazer parte desta iniciativa e contribuir para a conscientização dos jovens sobre um assunto tão importante para toda a sociedade nos deixa muito orgulhosos e felizes. Há mais de 130 anos, a segurança é prioridade para a Michelin e nos guia em direção a um futuro, cada vez mais, sustentável”.

A cada ano, os acidentes de trânsito interrompem a vida de mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo e causam lesões a mais de 50 milhões de indivíduos.

Crianças e jovens são os mais afetados, pois os desastres causados por comportamentos de risco em estradas e vias representam, hoje, a principal causa de morte na faixa etária dos 5 aos 29 anos.

Conheça a metodologia do programa – O VIA desenvolve, por meio de vídeos, jogos e outros materiais pedagógicos, quatro competências-chave juntos aos estudantes: Competência de risco, cujo intuito é alertar sobre riscos potenciais no trânsito, orientando como agir e reagir de forma segura para minimizar os riscos em estradas e vias; Competência de Mobilidade Segura, que destaca regras de trânsito e noções práticas de segurança viária; Habilidades de transporte, com objetivo de conscientizar os alunos sobre comportamentos de risco no trânsito, tanto para pedestres, quanto para condutores de diferentes meios de transporte (bicicleta, transporte público etc.); e Competência social para estimular a atenção com o outro durante a viagem; ensinando como estabelecer comunicação com outras pessoas no trânsito.

Serviço:
Programa: VIA, Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração;
Período: Maio a Outubro de 2022;
Públicos: escolas da rede pública e privada (8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) em cinco capitais brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO);
Inscrições: as inscrições podem ser realizadas, até junho, por diretores e gestores. Para inscrever sua escola, envie um e-mail para projetovia@jabrasil.org.br

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn