sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Quais as cores que mais desvalorizam seu carro?

Na hora de comprar um veículo você não pode esquecer o principal: esse veículo deve agradar você, sua família.

- Publicidade -

Esta pode não ser a primeira vez que você ouve que a cor de um veículo influencia em seu valor, mas claro que essa relação existe e deve ser considerada, pois nem todo mundo vai querer um veículo verde, preto ou mesmo branco. A escolha da cor é primeira uma questão de gosto, para depois ser considerada no valor.

As pesquisas revelam que a análise das cores dos carros pode ser considerada um fator de depreciação do veículo.

- Publicidade -

Levantamento realizado pela KBB aponta que carros iguais e do mesmo ano, perdem valor de forma diferenciada apenas por causa da cor.

Existem pessoas que compram um carro preto ou prata imaginando que seria mais fácil revendê-lo no futuro. Outras deixam de comprar um carro amarelo porque achou que seria difícil passar ele para frente depois.

O ponto de partida para o cálculo do impacto das cores sobre a desvalorização/valorização dos carros foi o comportamento da cor branca, o segundo tom mais recorrente nas amostras de pesquisas e a que está presente em mais tipos de pintura (sólida, metálica e perolizada).

- Publicidade -

Isso significa que, ao comparar o modelo “x” na cor branca com o mesmo modelo “x” em outra cor, conforme a região, o dado negativo ou positivo desta cor determinará o valor deste modelo em relação à cor branca.

Por exemplo: se o modelo “x” tiver preço de R$ 50 mil na cor branca e a cor vermelha deste mesmo modelo “x”, na região referida do dado, obtiver uma valorização de 1,5%, o preço dele será de R$ 50.750.

Segundo o levantamento a cor mais popular dos veículos é a prata.
Os tipos de pintura – sólido, metálico ou perolizado – parecem não influenciar no quanto um automóvel ou SUV/utilitário se desvaloriza.

No levantamento separado pelas regiões do Brasil, a cor preta impacta negativamente o preço dos veículos em 1,4% na Região Nordeste, enquanto no restante do país a mesma cor leva à desvalorização do carro em 1%.

Na região Norte (com exceção do Tocantins), a cor azul tem uma desvalorização bem acima da média, de 2,4%, enquanto no restante do país é de 0,9%.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança