sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Stellantis garante fornecimento de lítio de baixas emissões para produção de veículos elétricos

Acordo aumenta o fornecimento descarbonizado à Stellantis de matéria-prima essencial para veículos eletrificados

Stellantis N.V. e Controlled Thermal Resources Ltd. (CTR) anunciaram hoje a assinatura de um acordo de compra vinculativo para a CTR fornecer hidróxido de lítio destinado a baterias para uso na produção de veículos eletrificados da Stellantis na América do Norte.

- Publicidade -

O Projeto Hell’s Kitchen da CTR em Imperial County, na Califórnia, recuperará lítio de salmouras geotérmicas, utilizando energia renovável e vapor para produzir produtos de lítio de grau de bateria em um processo integrado de circuito fechado, eliminando a necessidade de lagoas de salmoura de evaporação, minas a céu aberto e combustíveis fósseis em processamento.

“Na luta contra o aquecimento global, reforçar nossa cadeia de fornecimento de veículos elétricos a bateria para apoiar nossas ousadas ambições de eletrificação é absolutamente crítico”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Garantir que tenhamos um suprimento de lítio robusto, competitivo e de baixo carbono de vários parceiros ao redor do mundo nos permitirá cumprir nossos planos agressivos de produção de veículos elétricos de maneira responsável”.

“Este acordo definitivo com a Stellantis estabelece uma nova referência para a indústria automotiva nos Estados Unidos”, disse Rod Colwell, CEO da CTR. “Garantir o lítio limpo produzido com energia de um recurso renovável ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias que, por sua vez, oferece carros mais limpos com menos impacto ambiental. Esperamos um relacionamento forte e bem-sucedido com a Stellantis”.

A CTR fornecerá à Stellantis até 25 mil toneladas métricas por ano de hidróxido de lítio durante o prazo de 10 anos do contrato. A Stellantis anunciou no final de 2021 um acordo de fornecimento semelhante para apoiar sua produção de veículos na Europa.

- Publicidade -

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas globais anuais de veículos elétricos a bateria de cinco milhões de veículos até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves BEV no mix de vendas na América do Norte.

A Stellantis também aumentou a capacidade de bateria planejada em 140 GWh, para aproximadamente 400 GWh, a ser apoiada por cinco fábricas de baterias na Europa e na América do Norte, juntamente com contratos de fornecimento adicionais.

A CTR produzirá hidróxido de lítio e carbonato de lítio com grau de bateria juntamente com energia geotérmica em Imperial County, Califórnia, com uma capacidade de produção de recursos superior a 300 mil toneladas métricas por ano.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança