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Tecnologias iguais, nomes diferentes. Marketing automotivo pode ser perigoso para motoristas

- Scania 65 anos

Nunca antes a frase trocar seis por meia dúzia foi tão clara na indústria automotiva. A maioria dos novos modelos tem pelo menos alguns sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Tecnologias como frenagem automática de emergência e avisos de colisão frontal são apostas para competir no mercado atualmente, mas um grupo de especialistas em segurança e consumidores sente que o mercado está nublado com palavras-chave confusas em vez de descrições claras.

As palavras-chave de marketing podem ser confusas e até perigosas para os motoristas.

Especialistas de seis organizações defenderam a padronização dos nomes das tecnologias avançadas de assistência ao motorista através de uma lista de termos que visam esclarecer e simplificar o mundo às vezes confuso da tecnologia de assistência ao motorista.

As recomendações do grupo abrangem os sistemas significativos de segurança e assistência ao motorista, muitos desses recursos você já viu nas matérias das publicações que aproveitam essa coluna, como monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras de ré e avisos de saída de faixa.

Enquanto muitos, ou mesmo a maioria dos auxílios avançados ao motorista no mercado hoje, fazem as mesmas coisas, muitos têm nomes que não explicam completamente o que são e o que fazem.

Um ótimo exemplo é o conjunto de auxílios ao motorista da Volkswagen, onde títulos como Front Assist, Emergency Assist e Lane Assist não explicam a funcionalidade tão claramente quanto termos como frenagem de emergência automática e avisos de saída de faixa.

E o termo Tesla Autopilot? Outro que não esclarece, mas que pode confundi, ou mesmo enganar os consumidores a pensar que o sistema é mais do que um conjunto básico de assistência ao motorista quando não é.

O grupo observa que não pretende substituir os pacotes de tecnologia de segurança das montadoras e diz que está focado nos próprios recursos individuais.

Em outras palavras, nomear o grupo de recursos como Toyota Safety Sense ou Honda Sensing é bom, mas renomear monitoramento de ponto cego ou aviso de colisão frontal não é.

Embora este relatório possa fazer com que algumas montadoras reconsiderem suas posições sobre a nomeação de equipamentos de segurança, é improvável que cause uma mudança sísmica na forma como a indústria nomeia os recursos.

A influência dos departamentos de marketing nos recursos técnicos existe desde o início dos tempos, por isso é difícil imaginar que a prática vai parar por aqui. As empresas (às vezes) mudam quando as leis mudam, portanto, uma mudança significativa nas convenções de nomenclatura pode exigir intervenção legal.

Um bom exemplo de quando um mesmo recurso tem nomes diferentes é o Controle de Tração. Geralmente conhecido por este termo padrão, ou pela sigla do inglês, ASR, o recurso já foi chamado de TCS, MSR, TRC, 4-ETS e DTC.

Enquanto não acontece essa uniformidade de nomenclaturas, vamos com algumas dicas:

  • ESP, VDC, ESC ou VSA. É o mesmo que sistema de controle eletrônico de estabilidade.
  • TCS, ASR ou TSC. Tecnologia de controle de tração.
  • ESS. Sistema de alerta de frenagem de emergência. Ele aciona o pisca-alerta automaticamente em caso de frenagem brusca.
  • HSA ou HCC. Quer dizer que o veículo conta com assistente de partida em rampa.
  • HDC. Tecnologia que controla a velocidade do veículo em descidas íngremes, sem precisar manter o pé no freio.
  • ACC. É o piloto automático adaptativo. Permite ao veículo acelerar e frear sozinho, além de manter a distância do veículo à frente sem intervenção do motorista nos pedais de acelerador ou freio.
  • DRL. São as luzes diurnas de LED.
  • BAS, EBA ou AFU. Sistema de frenagem automática de emergência.
  • EBD. Distribuição eletrônica de frenagem.
  • 4WD: “Four Wheel Drive” – serve para carros com tração nas quatro rodas.
  • SUV: “Sport Utility Vehicle”, usado para utilitários esportivos.
  • VHC: “Very High Compression”, ou motor de alta compressão, isto é, um modelo mais potente do que a versão normal.
  • FWD: “Front-Weel Drive”, indica carros de tração dianteira.
  • EAS: “Eletronic Actuation System”, ou sistema de controle de tração e também de altura do carro em relação ao solo. Ele atua como auxiliar do sistema de freios ABS.
  • ABS: “Anti-lock Brake System”, sistema de freio antitravamento.
  • RWD: “Rear-Heel Drive”, carro com tração traseira.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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