quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen utiliza Porto de Suape para otimização logística no Nordeste

Parceria é retomada com o objetivo de trazer mais agilidade na distribuição de veículos da marca aos clientes da região Nordeste do País

A Volkswagen do Brasil volta a utilizar o Porto Suape, localizado em Ipojuca (PE), a 40 quilômetros de Recife. A empresa acaba de receber o primeiro lote, cerca de 60 unidades – modelo Taos da Argentina.

- Publicidade -

“O porto de Suape é estratégico e muito vantajoso para a marca e clientes, uma vez que vamos poder distribuir nossos veículos com mais agilidade para a região Nordeste. Ele está localizado em um raio de 800 quilômetros dos principais centros consumidores do Nordeste, o que possibilita reduções de custos logísticos e emissões de CO2, bem como um atendimento mais rápido para rede de concessionárias”, destaca Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, a implementação do hub de veículos reforça o perfil do Estado para a movimentação de cargas e a presença de grandes empreendimentos. “A posição estratégica na região Nordeste só faz consolidar ainda mais o Porto de Suape na condição de hub. E para esse caso específico dos veículos será muito vantajoso para empresas que possuem matriz no exterior e no Brasil, podendo utilizar essa logística de distribuição para todas as regiões e para fora do país com um tempo muito mais reduzido”.

- Publicidade -

A movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques do porto em 2021. Segundo a estatal, o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação a 2020. Esse percentual totalizou 47.841 unidades em 2021 contra 39.922 no ano anterior. “Suape é a porta de entrada e saída para veículos de vários grupos e empresas importantes que, daqui, partem para outros países e outros estados do Brasil. A chegada da VW só fortalece a nossa posição como principal hub para operações de veículos do Norte e Nordeste do Brasil”, explica Luiz Barros, diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape.

As operações da Volkswagen no Complexo Portuário irão movimentar cerca de 2 mil veículos da marca por ano e envolvem aproximadamente 30 pessoas entre estivadores, amarradores, motoristas, coordenadores e agentes de navio e de solo. Assim que desembarcam, os veículos são inspecionados e transferidos para um Centro de Distribuição localizado a 15 km do atracadouro.

Neste Centro de Distribuição estará localizada uma Filial da Volkswagen do Brasil, onde os veículos serão preparados para comercialização e distribuição aos mercados da região. Somente na região Nordeste, a companhia possui pontos de vendas em 55 cidades.

- Publicidade -

Porto de Suape – A primeira operação de importação de veículos VW por meio do Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros – Porto de Suape, foi em julho de 2012. A retomada das operações em Suape, reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil com as entidades governamentais e cumprimento de acordos com o governo do Estado de Pernambuco, que administra Suape.

O porto está localizado no litoral sul do Estado, entre dois municípios, Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. Distante apenas 40 quilômetros do Recife, Suape é interligado a mais de 160 portos em todos os continentes e se apresenta como o porto público mais estratégico do Nordeste, tendo em vista que 90% do PIB (Produto Interno Bruto) da região. Dessa forma, mostra-se como um hub port natural, ou seja, porto concentrador e distribuidor de cargas não só para o Nordeste, mas também para o Norte do País.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança