terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

VW moderniza fábrica de Taubaté para produção de novo veículo

Lançamento do projeto Polo Track, previsto para 2023, conta com adequações e inovações em todas as linhas de produção da unidade

A fábrica da Volkswagen localizada em Taubaté/SP, que vem adequando sua linha de produção desde dezembro de 2021, compartilha avanços de como a unidade se prepara para iniciar a fabricação do novo projeto Polo Track.

- Publicidade -

O modelo faz parte do pacote de investimento de R$ 7 bilhões definidos pela empresa até 2026 na América Latina e será o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada.

Parte deste valor já está sendo aplicado na fábrica da região do Vale do Paraíba.

- Publicidade -

Da Estamparia até a Montagem Final, linhas nas quais fazem parte e completam todas as etapas de produção de um carro, pessoas e robôs trabalham juntos para garantir a excelência na entrega do produto ao cliente.

A fábrica de Taubaté passa por uma modernização para se adaptar à nova plataforma MQB — estratégia modular que permite mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, mais flexibilidade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores — que servirá para a produção do Polo Track e também para possíveis novos modelos da marca na mesma plataforma.

“As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foi executado. Esse resultado demonstra o comprometimento e o trabalho de toda a equipe. Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e qualidade do produto final entregue ao nosso cliente. Além disso, estamos promovendo um treinamento de excelência para as nossas pessoas, pois acreditamos que investir na qualificação da nossa equipe é também investir na satisfação do nosso cliente”, ressalta Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen em Taubaté.

- Publicidade -

Só no início deste ano, 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, garantindo qualidade e um aumento de 33% da capacidade de produção para a plataforma MQB.

A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automatização de carrocerias.

Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítico (EG — electrogalvanizing), por imersão a quente (HDG — hot-dip galvanizing) ou as duas juntas.

Na Montagem, a principal mudança ocorreu no Fahrwerk — onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria — processo que também é conhecido como ‘casamento’.

Com a ampliação do Fahrwerk, a unidade de Taubaté está preparada para fabricar novos modelos com a plataforma MQB.

O maior ganho para a fábrica de Taubaté, além de toda a modernização e reestruturação física, foi capacitar e desenvolver ainda mais as pessoas.

Todos os colaboradores ligados à produção da Volkswagen em Taubaté estão sendo treinados para a chegada do novo compacto, o que já ultrapassa o total de mais de 40 mil horas investidas em treinamento para as pessoas da unidade.

Na Pintura, uma equipe de especialistas recebeu qualificação profissional para dominar tecnologias e assim conseguir reprogramar toda a linha de robôs, sistemas de visão e equipamentos da área para a chegada do novo produto.

Workshops e treinamentos entre todas as áreas de Manufatura garantem a sinergia e engajamento de cada uma das pessoas.

Antes mesmo da produção do primeiro veículo na fábrica, o time da Montagem Final contou com o apoio da Realidade Virtual para manipular peças e montar o modelo que ainda não existia fisicamente.

Com 46 anos de operação, a fábrica da Volkswagen em Taubaté é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil.

Além da produção do Gol e Voyage, a unidade já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e up!, chegando a mais de 7,4 milhões de automóveis produzidos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança