sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Com alta em 50% nas vendas dos veículos elétricos, lucros da Stellantis acompanham crescimento

A Stellantis divulgou lucros mais altos no primeiro semestre de 2022 em comparação com o ano passado, apontando para um aumento de quase 50% nas vendas globais de veículos elétricos a bateria.

- Publicidade -

A Stellantis, que foi formada no ano passado com a fusão da Fiat Chrysler e da francesa PSA Peugeot, disse que a receita líquida atingiu 88 bilhões de euros (89,86 bilhões de dólares), um aumento de 17% em relação ao primeiro semestre do ano passado. O lucro líquido atingiu 8 bilhões de euros, um aumento de 34%.

A quarta maior montadora do mundo disse que as vendas de veículos elétricos de baixa emissão e bateria estão aumentando, com o último aumento de quase 50% em relação ao ano passado, para 136.000 unidades.

As remessas de carros caíram 18% na Europa em meio a problemas na aquisição de chips durante a escassez global, com a receita líquida caindo 2% em relação ao primeiro semestre de 2021. Mas as remessas aumentaram 10% na América do Norte, com receita líquida subindo 31%.

A Stellantis planeja vender 5 milhões de veículos elétricos até 2030, com 50% de suas vendas de carros de passeio e picapes na América do Norte totalmente elétricas até 2030. Ela planeja vender apenas carros elétricos de passageiros na Europa a partir de 2030.

- Publicidade -

“Em um contexto global exigente”, disse o CEO Carlos Tavares, a Stellantis está “oferecendo um excelente desempenho e executando nossa ousada estratégia de eletrificação”.

A montadora intensificou o investimento em veículos elétricos, com projetos anunciados no início deste ano na América do Norte.

Uma joint venture entre Stellantis e Samsung planeja gastar mais de US$ 2,5 bilhões para construir uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Indiana para uma série de veículos produzidos nas fábricas norte-americanas da Stellantis.

A montadora também disse que investiria bilhões na modernização de duas fábricas de montagem canadenses e um centro de pesquisa, bem como na construção de uma grande fábrica de baterias para veículos elétricos em Ontário, uma joint venture com a LG Energy Solution da Coréia do Sul.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança