sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Tudo pronto para a edição 2022 do SIMEA

“A contribuição da cadeia automobilística na descarbonização” é o tema central da 29ª edição do SIMEA 2022 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, que começa nesta quinta-feira, 18/8, e se estende até sexta-feira, 19/8, no Center Norte Centro de Convenções, em São Paulo.

- Publicidade -

Os dois dias do maior evento técnico automotivo também terão transmissão por meio de plataforma online.

Na sessão solene de abertura do SIMEA 2022, Besaliel Botelho, presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, entidade organizadora e promotora do evento, e o coordenador Renato Faria recebem os presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, da Abeifa, João Henrique de Oliveira, do Sindipeças, Claudio Sahad, e a presidente de honra do SIMEA, Margarete Gandini, coordenadora geral de Fiscalização de Regimes Automotivos, do Ministério da Economia.

- Publicidade -

No primeiro dia do SIMEA 2022, 18/8, as apresentações técnicas começam com o Painel I, no qual Thomas Fabian, diretor da ACEA, fala sobre “As tendências de redução de CO2 na pegada de carbono”; Marcos Donnini Freire, secretário-adjunto do Ministério do Meio Ambiente, aborda o tema “Visão consolidada da política de redução de carbono no Brasil” e Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea, palestra sobre “O mercado brasileiro na visão dos fabricantes de equipamento primário”. Esse painel será mediado por Giovanna Riato, editora do Portal Automotive Business.

Na sequência, três palestras compõem o programa do primeiro dia do SIMEA: “A contribuição do etanol para o futuro da mobilidade”, de autoria de Luciano Rodrigues, diretor da ÚNICA; “Do fóssil ao renovável – sinergias para uma transição sustentável”, de Marcelo Gauto, da Petrobras, e “O impacto da redução de CO2 na visão dos sistemistas”, com Gábor Deák, do Sindipeças.

Segundo dia – “O Brasil e as fontes de energia alternativas” é o tema do Painel II, que conta com três palestras, a começar por “Os potenciais para a mobilidade sustentável no Brasil”, a ser conduzida por Antonio Megale, do MSBC – Mobilidade Sustentável de Baixo Carbono e também conselheiro AEA; “Fontes de energia alternativas aplicadas no transporte”, de Bernardo Adão, da Ambev, e “Célula de combustível etanol no carregamento de veículos elétricos”, de Clayton Zabeu, pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia. Esse bloco de palestras será media pelo jornalista Fred Carvalho.

- Publicidade -

Ainda na parte da manhã do segundo dia, o SIMEA traz a palestra “Contribuição das PPPs na descarbonização”, a ser ministrada por Ana Luisa Lage, da Fundep.

O último período do evento começa com a palestra especial de Marina Loures, da ABGI Brasil, quem falará sobre “Como medir e alavancar as inovações sustentáveis no setor automotivo a partir dos recursos financeiros disponíveis”.

O SIMEA 2022 terá ainda uma mesada redonda, a ser mediada pelo editor-chefe do site Use Elétrico, Marcos Rozen, com as participações do piloto de testes Cesar Urnhani (Programa Auto Esporte), Marcus Vinicius Aguiar (Renault e vice-presidente da AEA), Luiz Gustavo Moraes (General Motors), Luiz Carlos Moraes (Mercedes-Benz) e Argel Franceschini (VWCO).

Durante os dois dias, em paralelo aos painéis, palestras e a mesa redonda, o SIMEA 2022 terá a apresentação de 43 trabalhos técnicos, sessão coordenada pelo professor Ronaldo Salvagni, e área de exposição.

A sessão de encerramento será conduzida por Besaliel Botelho, presidente da AEA, e por
Renato Faria, coordenador do SIMEA.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança