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Sportage ganha versão híbrida para enfrentar concorrência entre SUVs

Segundo modelo da Kia Brasil com sistema híbrido MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle, o Sportage também prioriza o baixo consumo de combustível e baixas emissões veiculares. São duas versões, EX e EX Prestige que chegam respectivamente por R$ 224.990,00 e R$ 259.990,00.

O Mecânica Online®, com Henrique Pereira, foi até a cidade de Araxá (MG), durante a vigésima-quarta edição do Brazil Classics Kia Show, evento bienal de mais alto nível do País, conhecer de perto as novidades do Novo Kia Sportage 2023.

E a primeira e boa novidade é que o Sportage 2023 adere ao conceito de híbrido leve, sistema com alternador reversível de 48V em motor elétrico, similar ao utilizado no Stonic e que logo abaixo mostro em detalhes num vídeo.

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É a quinta geração do modelo que chega ao nosso mercado em momento festivo, não apenas pela exposição em Araxá, mas pelos 30 anos de representação da marca sul-coreana no Brasil pelo Grupo Gandini.

Gerações do Kia Sportage

“O Sportage sempre foi o nosso carro-chefe em vendas. Esta quinta geração do modelo vai manter a nossa tradição aqui no mercado brasileiro, porque mais uma vez saímos na frente na categoria de SUVs híbridos leves no País. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos. Com o novo Sportage, pretendemos surpreender o consumidor em modelos eletrificados”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

E como a primeira impressão é a que fica, a evolução no design do Sportage mostra que a esportividade predomina com traços que remetem ao modelo elétrico da Kia EV6.

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Temos a grade em formato “nariz de tigre”. A peça combina a ponta do capô a uma barra prateada que fica dentro da grade frontal. O conjunto óptico traz dois bumerangues de LEDs estreitos que acompanham a enorme tomada de ar.

A iluminação diurna contorna os faróis principais. Já as laterais têm linhas robustas, que sobem em direção à traseira com ressaltos nas caixas de rodas. No total, mede 4,51 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos.

Na traseira o destaque fica por conta das lanternas unidas por uma barra no centro da tampa do porta-malas, que possui capacidade de 562 litros e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros.

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Produzido na Eslováquia, o SUV híbrido ganha a nova identidade visual da Kia e terá uma disponibilidade de 250 carros/mês em duas versões: EX e EX Prestige, com preços entre R$ 224.990 e R$ 259.990 – um aumento de R$ 5 mil sobre o valor anunciado na pré-venda, por causa da variação do dólar. O modelo vendido aqui é o mesmo oferecido na Europa, diferente da versão Coreana.

Com a proposta de se tornar um dos carros mais modernos e atrativos da categoria, o Sportage possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 12,3” e do painel digital de instrumentos programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3”, Supervision Cluster, no centro do painel (ambos na versão EX Prestige), compatíveis com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.

O Sportage vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Na versão EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 12.3”.

Quando o assunto é Mecânica Online® temos o motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, unicamente gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cv de potência máxima combinada e torque de 27 kgfm, desempenho semelhante ao Jeep Compass 1.3 turbo flex, sendo que na Kia temos o sistema de 48 volts.

O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Mais do que qualquer outro modelo da Kia, os engenheiros deram prioridade máxima à dinâmica esportiva e confiante, com respostas diretas e imediatas. O Sportage apresenta novas configurações de suspensão dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink.

O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

O Kia Sportage é o terceiro híbrido da categoria, ao lado do Caoa Chery Tiggo 7 Pro, que é híbrido leve flex e chega ao mercado nesse mês de agosto, além do Toyota Corolla Cross, sendo que esse possui o conjunto híbrido completo, inclusive com modo elétrico.

A vantagem do Sportage híbrido na eficiência de trabalho é diferencial sobre outros concorrentes diretos, como, por exemplo, o Volkswagen Taos, novo Chevrolet Equinox e o próprio Jeep Compass, que possui versão híbrida plug-in com preço de R$ 350 mil.

Em ambas as versões, o Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).

Essa “sopa de letras” se estende ainda mais na versão EX Prestige com o assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC). A garantia do Sportage é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.

E o comportamento dinâmico? Henrique Pereira testou o Novo Sportage na cidade de Araxá-MG dirigindo de forma equilibrada e observando a eficiência energética.

O propulsor de quatro cilindros conta com turbo compressor e injeção direta de combustível. Apesar do câmbio ser de dupla embreagem com sete velocidades, o comportamento é muito semelhante à de um sistema CVT, foco na economia, principalmente nos modos ECO e Normal.

Quando escolhido o modo Sport a eletrificação fica sai de cena e o conjunto entrega todo o rendimento do conjunto propulsor.

De rodar suave na cidade, o Kia Sportage 2023 chega a desligar o motor em desacelerações, indicada pelo conta-giros virtual, mas a transição é suave e silenciosa, não indicando a mudança, da mesma forma como acontece com o Stonic.

Na cidade, a rotação se mantém 1.500 rpm e com boa retomada de velocidade, assim como força suficiente para subidas sem muito esforço, ainda que em alguns momentos, o ponteiro avance para 3.000 rpm, lembrando aí um aspirado com CVT.

É muito agradável também a condução na estrada, com giro subindo bem nas ultrapassagens com modos Eco e Normal, e melhor desempenho com a opção Sport ativa.

Quer ainda mais? Usando o recurso dos paddle shifts temos um desempenho ainda superior, com subida de giro até 5.500 rpm.

Com direção elétrica leve e responsiva, o Novo Sportage é agradável ao dirigir na estrada, mantendo a rotação em 2.000 giros a 110 km/h.

O trabalho da suspensão durante o trajeto sofreu com as ondulações no trecho mineiro, ainda mais com buracos e depressões, e as rodas aro 19 polegadas suportando bem o esforço.

Quem trabalhou bem foi o assistente de faixa e saída de pista, que centra o carro na faixa de rolamento, sendo usado com o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ou independente.

Com freios bem atuantes, boa estabilidade e recursos como monitoramento de ponto cego com imagens no cluster, o Kia Sportage 2023 mandou muito bem nas primeiras impressões.

Preços e conteúdo das versões EX e EX Prestige

EX – R$ 219.990 – Central multimídia com tela de 8 polegadas, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, volante com aquecimento, partida remota, alertas de ponto cego, saída de faixa com correção do volante e de colisão frontal e tráfego cruzado.

EX Prestige – R$ 254.990 – Mesmo pacote da EX mais central multimídia de 12,3 polegadas, rodas de 19 polegadas, bancos de couro, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, trocas de marcha por aletas no volante, alavanca de câmbio giratória, controlador de velocidade adaptativo, câmera com projeção de imagens, mudanças de faixa e frenagem de emergência em cruzamentos.

Kia Sportage EX Prestige 2023 – Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 259.990
Motor: 1.6, quatro cilindros, gasolina
Potência: 180 cv a 5.550 rpm
Torque: 27 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: Automatizada, 7 marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, multibraço (dianteira) e (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 235/50 R19
Dimensões: 4,15 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,65 m de altura e 2,68 m (entre-eixos
Tanque: 54 litros
Consumo: 11,5km/l (cidade) /12,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 9,1 s
Vel. Max: 200 km/h

O que esperar da Kia? – Ainda nesse segundo semestre a marca sul-coreana vai lançar o crossover híbrido Niro e a nova geração do Sorento, já próxima do final do ano ou mesmo início de 2023, ano que deve estrear por aqui o crossover elétrico EV6.

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