sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

VW e Unesp se unem para inserir fibras naturais em acabamento interno

Contrato firmado prevê desenvolvimento de pesquisas, experimentos e transferência de tecnologia para incluir fibras naturais nas peças em matrizes termoplásticas para o interior de veículos Volkswagen

A Volkswagen do Brasil e a UNESP, por meio do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas, Câmpus de Botucatu, firmam parceria que prevê programa de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas, experimentos e transferência de tecnologia para incluir fibras naturais nas peças em matrizes termoplásticas para o interior de veículos da marca VW, sob título “Injeção de Peças Termoplásticas Reforçadas com Fibras Naturais”.

Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina (foto à direita), e Pasqual Barretti, reitor da UNESP (foto à esquerda), assinaram o contrato na sede da Volkswagen do Brasil, localizada na fábrica em São Bernardo do Campo/SP.

- Publicidade -

Prof. Dr. Alcides Lopes Leão e Profa. Dra. Ivana Cesarino, docentes da UNESP, Câmpus de Botucatu, ambos que coordenam o projeto, que é viabilizado pela FEPAF, estiveram presentes também.

A parceria compreende que a UNESP possa, em conjunto com a Volkswagen, desenvolver metodologias para obter um material com adição de fibras naturais, ao invés de cargas minerais, e prepará-las para utilização na confecção das peças de acabamento interno.

Na prática, a Volkswagen poderá, ao final do projeto – que tem duração previsto de 18 meses entre desenvolvimento, testes e aplicação – alcançar peças mais leves e sustentáveis com alto índice de reciclabilidade em seu final de vida.

- Publicidade -

“Contar com a UNESP neste projeto, nos trará conhecimento e contribuirá com nossa estratégia global Way To Zero de neutralizar as emissões de carbono até 2050. A substituição dos componentes mineral para natural permitirá reduzir cerca de 80% das emissões de carbono no processo produtivo. Além disso, o peso das peças plásticas do veículo diminuirá aproximadamente 10%, o que significa também redução na quantidade de CO2 emitido na atmosfera”, destaca Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.

“Vamos, por meio da pesquisa e desenvolvimento de metodologias, obter uma solução mais ambientalmente correta em seu descarte ao meio ambiente; possibilitar alta performance que atendam à rigorosa legislação e as normas da empresa, por fim, tornar o objeto de estudo e desenvolvimento viável e competitivo na produção”, afirma Prof. Dr. Alcides Lopes Leão, docente do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas, Câmpus de Botucatu, e que está à frente do projeto.

“É importante que a expertise de pesquisadores da Unesp seja utilizada em colaborações público-privadas que estão no âmbito da inovação e gravitam em torno de pesquisas de ponta desenvolvidas por nossos docentes”, finaliza Pasqual Barretti, reitor da UNESP.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn