sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Efeitos gerados pelo desgaste da junta homocinética

Vibração ao acelerar e ruídos em curvas são alguns dos indícios que podem indicar desgaste das juntas homocinéticas.

As juntas homocinéticas são de extrema importância para o desempenho do veículo.

- Publicidade -

São elas as responsáveis pela transmissão de força do motor para as rodas.

Sem essas peças, o veículo não se movimentaria com as rodas esterçadas, ou seja, as rodas perderiam a tração ao virar o volante em declives, lombadas ou irregularidades da pista. Por isso, é importante ficar atento a qualquer indício de avarias nas juntas homocinéticas.

“Graxa saindo por rasgos da coifa é um dos indícios que o motorista deve levar o veículo a uma oficina de confiança para fazer a manutenção, pois rodar com o carro com a coifa comprometida fará com que a junta se desgaste precocemente”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata.

Quando desgastada, ao trafegar com o veículo ocorrerá um estalo, especialmente, em curvas ou em marcha a ré. “Caso a junta quebre, pode ocorrer a perda do controle do automóvel e ocasionar graves acidentes”, alerta.

- Publicidade -

Credidio atenta para outro sinal que pode indicar avarias – trepidação durante a aceleração.

Segundo o gerente, a homocinética vem com graxa especial de bissulfeto de molibdênio, selada com uma coifa de borracha e duas abraçadeiras.

“Na aplicação da peça, é fundamental observar alguns detalhes, como a graxa adequada e o uso de ferramentas adequadas”, adverte.

Atualmente, muitas homocinéticas acompanham abraçadeira tipo ponte.

“É preciso utilizar alicate correto na hora da aplicação, pois, caso contrário, pode provocar rasgo, soltura e má vedação”, ressalta.

- Publicidade -

A Nakata recomenda ter atenção aos indícios de comprometimento das juntas homocinéticas e ao fazer a manutenção periódica do veículo observar sempre o estado das coifas para verificar se não há rasgos ou outras avarias.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança