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Pneu do carro elétrico é igual ao carro tradicional?

A popularização dos carros elétricos (EV) está cada vez mais evidente e as expectativas do mercado cada vez mais otimistas.

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Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em julho, o Brasil superou a marca de 100 mil veículos deste tipo rodando no país.

Apesar de parecidos, estes veículos possuem muitas particularidades se comparados aos tradicionais carros movidos por motor à combustão interna.

Além do motor, possuem baterias, tecnologia de ponta embarcada, maior peso, entre outras.

Mas e o pneu? Ainda não foi reinventada a roda, mas ao escolhermos pneus para carros elétricos também precisamos levar alguns pontos em consideração, como alertam os especialistas da CantuStore, maior distribuidora B2B, B2C e B2fleet do Brasil:

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Peso – Carros elétricos costumam ser mais pesados do que os tradicionais por conta, principalmente, das baterias.

Tomando como exemplo um modelo de entrada – como um Renault Kwid – a versão elétrica é quase 200 quilos mais pesada, ou seja, seria como carregar mais três passageiros o tempo todo no carro.

Isso afeta a vida do pneu, que precisa de componentes mais robustos e reforços estruturais para aguentar o peso extra.

Muitas vezes, fabricantes optam por aumentar as medidas de largura e perfil dos pneus para elevar a eficiência.

Torque e acelerações – Motores elétricos são conhecidos por seu torque instantâneo, diferente dos modelos à combustão interna, onde temos uma aceleração mais gradual.

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Quando o motorista pisa no acelerador de um EV, a força (torque) é automaticamente aplicada aos pneus, exemplo disso são elétricos de luxo superando superesportivos nos testes de 0-100 km/h.

Esta característica gera esforço maior nos pneus por toda sua estrutura, como a banda de rodagem, carcaça e ligação com as rodas.

Um pneu não projetado para este comportamento pode apresentar desgaste em menor tempo de uso, consequentemente um tempo de troca menor e, até mesmo avarias, dependendo do modo de uso.

Ruído – Os EV´s são conhecidos por serem extremamente silenciosos. Sem o barulho do escapamento, começamos a perceber outros sons do carro, bem como o contato do pneu com o solo.

Nos pneus projetados para elétricos são utilizadas forrações internas que não afetam a dinâmica do veículo.

Até mesmo o desenho da banda de rodagem é modificado para reduzir o incomodo do barulho do pneu em contato com o solo

Economia e autonomia – Um grande desafio dos fabricantes é equilibrar resistência ao rolamento – a força que o carro precisa superar para entrar e se manter em movimento – com aderência necessária em curvas, frenagens e acelerações.

A indústria investe em pesquisas para tornar pneus para carros elétricos cada vez mais leves e com um equilíbrio exato nesta equação entre resistência e aderência, portanto, os específicos para EV´s apresentam melhor desempenho, principalmente estendendo a tão desejada autonomia dos carros abastecidos na tomada.

Uma dica valiosa é o monitoramento constante da pressão de ar (calibragem) dos pneus. Aqui valem as mesmas dicas dos carros tradicionais – um pneu bem regulado aumenta a autonomia, segurança e evita desgaste prematuro.

Segurança – Pneus especialmente projetados para EV´s oferecem melhor desempenho porque levam em consideração todos os itens acima.

Portando eles irão ajudar o carro a frear em menor distância, acelerar com maior segurança e na aderência em curvas.

Outro ponto: muitos elétricos já não contam mais com pneus sobressalentes (estepes) e precisam levar em conta novas tecnologias como autorreparo, com materiais que fecham automaticamente pequenas avarias, e condições de reparos na estrada com kits incluídos no carro.

Diante de tantas considerações, e aí, posso usar um pneu comum?

Sim, mas não é recomendado pelas razões apresentadas. Um pneu comum irá “funcionar” em um carro elétrico, mas com perdas de desempenho, autonomia, ruído e, principalmente, segurança.

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