domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Audi muda identidade e apresenta quatro novas argolas

Novo logotipo substitui o cromado pelas tonalidades preto e branco. Carroceria terá novo posicionamento de identificação do modelo na Coluna B.

Por meio do seu design progressivo e do slogan “Vorsprung durch Technik” (“Progresso através da Tecnologia”), a Audi vem promovendo a inovação da mobilidade global com seus veículos, cujas características estão em constante evolução.

- Publicidade -

Nesta entrevista, o designer da marca, André Georgi, e o estrategista de marca, Frederik Kalisch, explicam o que representa para a Audi a atualização das suas tradicionais quatro argolas.

As quatro argolas são um dos símbolos mais importantes da marca Audi.
Por que a mudança?

Frederik Kalisch: Como uma marca premium progressiva, a Audi visa clientes modernos que valorizam design de alta qualidade e atenção aos detalhes. Na verdade, existem atualmente duas tendências principais, em termos de design de produto e apresentação de marca, que expressam com precisão essa qualidade premium: de um lado, ousadia e arrojo; do outro, sutileza e purismo.

André Georgi: A abordagem purista está mais alinhada à nossa filosofia. É notório que marcas fortes conquistam seus clientes principalmente por meio de elementos de identificação discretos em seus produtos. Sempre foi assim na Audi e, agora, estamos tornando essa visão ainda mais consistente. Nossa filosofia é que cada detalhe deve transmitir um significado ou servir a um propósito. Em todos os nossos modelos, os quatro anéis estão presentes na dianteira e na traseira, e queremos que a nossa qualidade esteja estampada no design e no próprio produto. O novo visual bidimensional das argolas confere uma aparência mais moderna, embora sua geometria seja quase idêntica à antiga.

- Publicidade -

Moderno, mas atemporal – essa é a afirmação da Audi. No entanto, os logotipos bidimensionais parecem ser a tendência atual. Qual é o papel do espírito da época (“Zeitgeist”, na expressão em alemão) na escolha do design das novas argolas?

Kalisch: Os anéis bidimensionais surgiram na Audi em 2016 como consequência da digitalização, essencialmente para representar os anéis de uma maneira alinhada a esse universo. Formas tridimensionais em bases bidimensionais não atenderiam aos nossos critérios técnicos e estéticos. Então, nós optamos por um visual 3D. O logotipo da nossa marca é altamente gráfico – o que é uma vantagem, pois fica ótimo em duas dimensões. Para garantir uma presença consistente da marca em todos os pontos de contato com o cliente, nós coordenamos junto à equipe de design o início do processo criativo para o redesenho das argolas.

Georgi: Nossa visão é mover a identidade corporativa da área digital que acabamos de descrever em nossos veículos e padronizar a identificação do veículo em todos os modelos. Nós queremos que as quatro argolas tenham a mesma aparência em todos os lugares no futuro: seja na revista, no smartphone no outdoor ou (dentro e fora) no carro.

O que exatamente mudou em termos de design?

Georgi: O novo logotipo é composto por três elementos. Estamos apostando no visual preto e branco, com alto contraste e ausência de cromados. Seria como revestir um carro branco com um vidro preto brilhante, e ao iluminar opticamente o logotipo, a tonalidade branca confere às argolas uma aparência plana e de qualidade premium, que ainda aparece tridimensional quando observada no detalhe.

- Publicidade -

Mas não é só o tema de cores; os materiais também são novos. Você poderia detalhar esse aspecto?

Georgi: Atualmente, as argolas cromadas transmitem por si só a mensagem de qualidade superior. Porém, acreditamos que encontramos o “novo cromado”, representado pela clareza do novo preto e branco que torna inconfundível a nossa identidade corporativa. A borda preta estreita ao redor dos anéis confere uma aparência consistente e de alta qualidade, independentemente da pintura do carro ou da tonalidade na grade do radiador. Além disso, os clientes podem optar pelas novas argolas na cor preta – variação que substitui o branco por um cinza escuro com aspecto de preto brilhante.

A partir de agora, todos os novos modelos da Audi não terão apenas novas argolas, mas houve também uma atualização no esquema de identificação dos veículos. Por quê?

Kalisch: Em 2020, a nossa equipe reformulou a estratégia da marca e a identidade corporativa. Esse retrabalho levou à nossa nova estratégia de identificação de veículos, reforçando as argolas bidimensionais em nossos veículos. O novo esquema de identificação está alinhado à nova estratégia de marca, mais discreta e sofisticada. Além de poluir o design do carro, as nomenclaturas de identificação muito visíveis provavelmente não agradariam aos nossos clientes, que prezam pelo visual contemporâneo e progressista.

Georgi: Não foi apenas a identidade dos modelos que se tornou mais premium; nós também padronizamos as fontes dentro e fora do veículo. No futuro, os nossos produtos usarão apenas nossa fonte exclusiva “Audi Type”. De agora em diante, a nomenclatura de identificação do modelo, motorização e tecnologia estarão expostas na coluna B, dentro do campo de visão dos passageiros ao entrar e sair do veículo. Nomenclaturas e design do veículo fazem parte do mesmo conjunto visual e se alinham com o novo posicionamento de marca da Audi.

Quem são os executivos:        

André Georgi – Estudou Engenharia Automotiva e tem especialização em Design Automotivo. Iniciou a carreira na AUDI AG há mais de 20 anos. Na primeira década, Georgi trabalhou no departamento de Design Exterior, onde foi responsável pelos faróis dianteiros e lanternas traseiras dos veículos. Posteriormente, comandou o departamento de Design de Produto no Estúdio de Design da marca em Munique, na Alemanha. Georgi está envolvido em design de interiores desde 2017, liderando a equipe responsável pelo redesenho das argolas.

Frederik Kalisch – Estudou Desenho Industrial e iniciou sua carreira com um estágio em Estratégia de Design. Após concluir a graduação em Estratégia de Marca, Kalisch trabalhou para AUDI AG no departamento de Estratégia de Design. Em 2011, voltou à Audi como estrategista de marca. Após atuar na equipe de Estratégia de Negócios Digitais, Kalisch continuou seu papel como estrategista de marca em 2019. Atualmente, é responsável pela estratégia atual e futura de nomenclatura e identificação do portfólio de modelos da marca.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança