A Stellantis N.V. e a aiMotive, desenvolvedora líder de inteligência artificial avançada e de software de direção autônoma, anunciaram hoje que firmaram um contrato para a Stellantis adquirir a aiMotive.
Esta aquisição aprimora o desenvolvimento de inteligência artificial e de tecnologia de direção autônoma da Stellantis, expande seu conjunto de talentos globais e impulsiona o desenvolvimento de médio prazo da nova plataforma STLA AutoDrive.
“A aquisição da inteligência artificial de classe mundial e da tecnologia de direção autônoma da aiMotive é uma contribuição importante para a transformação em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”, disse Yves Bonnefont, diretor de Software da Stellantis.
“A experiência avançada e o espírito de startup da aiMotive irão acelerar nossa jornada para cumprir nossas metas Dare Forward 2030”.
O portfólio de produtos de tecnologia da aiMotive está focado em quatro áreas principais dentro da inteligência artificial e direção autônoma:
- aiDrive: Conjunto de software incorporado para direção autônoma
- aiData: Operações de inteligência artificial e ferramentas de dados
- aiWare: Expertise e propriedade intelectual para microchips de silício
- aiSim: Software de simulação para desenvolvimento de direção autônoma
A aiMotive está sediada em Budapeste, Hungria, com escritórios na Alemanha, Estados Unidos e Japão, com mais de 200 funcionários altamente qualificados em todo o mundo, incluindo engenheiros com especialização em inteligência artificial avançada e em direção autônoma.
A aiMotive operará como uma subsidiária da Stellantis, mantendo sua independência operacional e cultura de startup e continuando a fornecer produtos das três áreas de seu atual portfólio de tecnologia, incluindo aiData, aiSim e aiWare, para outros parceiros. O fundador László Kishonti permanecerá como CEO.
A Stellantis estabelecerá um Conselho de Administração para supervisionar a aiMotive, preservando sua mentalidade de inovação rápida.
A equipe aiMotive fará parte integral das equipes de direção autônoma e inteligência artificial da Stellantis.
A conclusão da aquisição está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a satisfação dos requisitos antitruste.