sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Daimler Truck realiza primeiros testes de altitude com caminhão de célula de combustível

No caminho para o transporte sustentável do futuro, um protótipo do Mercedes-Benz GenH2 Truck completou com sucesso seus primeiros testes em grandes altitudes em vias públicas. Um ponto importante na lista de verificação do programa de testes: atravessar o Passo do Brenner, uma das principais artérias do tráfego de mercadorias europeu.

- Publicidade -

Somente em 2019, cerca de 40 milhões de toneladas de carga foram transportadas por caminhão pela estrada de quatro pistas localizada a uma altitude de até 1.370 metros na fronteira entre a Áustria e a Itália. Isso corresponde a quase 2,5 milhões de caminhões por ano.

Durante os testes de uma semana, os engenheiros da Daimler Truck cruzaram repetidamente o Passo do Brenner com o caminhão semirreboque de célula de combustível carregando uma carga típica, no trecho de 120 km da rodovia entre Bolzano e Innsbruck. A única emissão da viagem: vapor de água!

A cidade de Bolzano, na Itália, serviu de base para o test-drive, pois possui um posto de abastecimento de hidrogênio operado pela H2 South Tyrol. Além disso, a topografia da área circundante é ideal para testes de desempenho completos do sistema de célula de combustível em vários níveis de altitude.

Um dos destaques dos testes foi a condução do cavalo mecânico pela montanha Penser Joch a uma altitude de 2.211 metros. As conclusões deste primeiro programa de testes de altitude no que diz respeito à interação de célula de combustível e bateria em topografia exigente, bem como a estratégia operacional voltada para o futuro na rota do Brenner, estão agora sendo incorporadas ao desenvolvimento do veículo de série. Mais testes em terreno montanhoso estão planejados para o próximo ano.

- Publicidade -

Em seu caminho para um futuro neutro em CO2, a Daimler Truck definiu claramente sua estratégia de duas vias na eletrificação de seu portfólio com acionamentos elétricos a bateria e baseados em hidrogênio.

O Mercedes-Benz GenH2 Truck está sendo desenvolvido especialmente para aplicações flexíveis e exigentes no importante segmento de transporte pesado e aplicações de longa distância. A meta de desenvolvimento é atingir uma autonomia de 1.000 quilômetros ou mais. O início da produção em série está previsto para a segunda metade da década.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança