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Tesla pega fogo “espontaneamente” e precisa de 30.000 litros de água para extinção do incêndio

Quem poderia imaginar que durante uma viagem, em alta velocidade, um modelo Tesla S poderia pegar fogo do nada? Foi o que aconteceu em uma rodovia na Califórnia, de acordo com o Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos.

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O modelo totalmente elétrico preciso de nada menos que uma enorme quantidade de água – aproximadamente 6.000 galões ou 22.700 litros para extinção das chamas.

Em um vídeo que circula pela internet é possível visualizar as equipes do Corpo de Bombeiros inserindo elevadores sob o lado do motorista do veículo para levantá-lo do chão, tornando mais fácil para os bombeiros lançar água diretamente na grande bateria de íon de lítio montada sob o compartimento de passageiros do carro “enquanto as células da bateria continuavam em combustão”.

Apesar de vários comentários no Twitter sugerindo que um método diferente de extinção deveria ter sido usado, os bombeiros conseguiram apagar o incêndio usando o processo recomendado pela própria Tesla.

Do guia oficial da Tesla, temos que se a bateria pegar fogo, for exposta a altas temperaturas ou gerar calor ou gases, usar grandes quantidades de água para resfriar a bateria. Segundo o manual poderão ser necessários de 3.000 a 8.000 galões (11.356 a 30.283 litros) de água, diretamente na bateria, para extinguir totalmente e resfriar um incêndio na bateria. A documentação ainda afirma que se a segurança permitir, levante ou incline o veículo para um acesso mais direto à bateria”.

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Apesar da relativa raridade dos incêndios de VEs, os métodos (conforme explicado por Tesla) para extinguir as chamas são diferentes e os incêndios são extremamente quentes, levando a algumas demonstrações impressionantes de destruição. No caso deste incêndio específico do Tesla Model S, ninguém ficou gravemente ferido e o incêndio foi extinto.

Os veículos elétricos da Tesla são caros para consertar – tanto que a montadora e as seguradoras estão lidando com o problema de maneiras totalmente diferentes.

O presidente-executivo, Elon Musk, diz que a Tesla está fazendo alterações de design e software em seus veículos para reduzir os custos de reparo e os prêmios de seguro.

As seguradoras , por sua vez, estão cancelando os Tesla Model Y de baixa quilometragem que sofreram acidentes e os enviando para leilões depois de considerar caros demais para consertar.

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Até agora, a reputação da Tesla para reparos caros de veículos não parece ter diminuído a demanda, que Musk diz estar bem à frente da capacidade de produção da empresa.

Os dados sobre Teslas de baixa quilometragem acidentados que aparecem em leilão apresentam uma imagem ligeiramente diferente – e anteriormente não divulgada -, de acordo com uma análise da Reuters.

Dos mais de 120 Model Y totalizados após colisões, então listados em leilão em dezembro e início de janeiro, a grande maioria tinha menos de 16.000 quilômetros no hodômetro. Os preços de varejo desses carros variavam de cerca de US$ 60.000 a mais de US$ 80.000.

As seguradoras normalmente “totalizam” um veículo – ou seja, optam por descartá-lo e reembolsar o proprietário – quando o custo estimado de reparo é considerado muito alto.

A Tesla lançou sua própria seguradora em agosto de 2019, prometendo taxas até 30% mais baixas do que os concorrentes.

Um Modelo Y Long Range 2022 construído em Austin envolvido em uma colisão frontal e listado no leilão no início de janeiro tinha um preço de varejo de $ 61.388 e custo de reparo estimado de $ 50.388.

Um segundo Model Y construído em Austin, envolvido em uma colisão lateral e listado pela IAA, tinha um preço de varejo de $ 72.667 e custo de reparo estimado de $ 43.814.

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