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Veja o que se deve saber antes de comprar novos pneus para seu veículo

Uma dúvida comum que surge no momento de trocar o pneu do carro é sobre qual a escolha adequada para o veículo. Com o objetivo de ajudar a sanar esse questionamento, o Inmetro criou a etiqueta obrigatória que acompanha todo pneu vendido no Brasil há mais dez anos.

Essa etiqueta mostra três vozes que auxiliam na escolha do produto: consumo de combustível (resistência ao rolamento), segurança (frenagem no molhado) e poluição sonora (decibéis que o pneu emite). No entanto, esses não são os únicos parâmetros que devem ser considerados na decisão de compra.

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“Na hora de procurar um pneu, se deve levar em conta para qual finalidade você vai usar esse pneu. Se é para rodar em estradas de terra, a procura deve ser por um pneu com boa tração, independentemente do que diz a etiqueta. Assim, se reduzem os riscos de atolamentos e derrapagens. Se o objetivo do uso do pneu é para rodar nas grandes cidades, a procura principal poderá ser por um pneu com boa durabilidade. Existem muitas características a serem analisadas na escolha de um pneu. O estilo de guiar do condutor, a finalidade do pneu, as características do piso em que ele será aplicado etc.”, explica Roberto Falkenstein, consultor de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina.

Na Pirelli, existem as linhas Cinturato P1, Scorpion ATR e Chrono, e todas podem possuir os “mesmos números”, mas com aplicações totalmente diferentes.

O primeiro é mais voltado para a cidade e estrada, o segundo possui capacidades off-roads mais acentuadas e o terceiro é o indicado ao segmento de veículos que transportam cargas. Além disso, o cliente tem que ficar atento a dois pontos que o pneu mostra na sua lateral: o índice de carga e a velocidade. Sempre se deve manter os valores do pneu original do carro no momento da substituição.

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Em caso de troca de apenas dois pneus, a Pirelli indica que se privilegie os pneus no eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração, com o par mais novo sendo alocado sempre na traseira.

É importante também que esses pneus tenham as mesmas dimensões e a mesma marca dos demais pneus do carro. Por isso, é fundamental procurar o pneu homologado para cada tipo de veículo.

“É praticamente isso que as montadoras fazem ao escolherem o pneu que irá equipar um veículo. Ou seja, buscar um equilíbrio de prestações, onde a dirigibilidade, o conforto, as reações do pneu em caso de emergência, resistência aos buracos, entre outras coisas fiquem em perfeita harmonia e o cliente tenha um veículo agradável de dirigir, além de muito mais seguro. Por isso, é importante saber qual pneu original de cada carro no momento da troca, já que ele foi projetado para propiciar o melhor desempenho em um cenário convencional”, acrescenta Falkenstein.

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Agora, se mesmo levando em conta esses aspectos, como o tipo de piso predominante no uso de pneu, o estilo de direção do condutor e a durabilidade do composto, o cliente ainda ficar em dúvida sobre qual pneu escolher para o carro, a etiqueta pode ser o grande diferencial. Ela classifica os pneus em uma escala que vai de A à F, em que A é a melhor classificação e F a pior.

Uma forma simples e rápida de memorizar o benefício das letras da etiqueta é considerar que para cada letra na escala da economia de combustível é registrado 1,5% de economia. Por exemplo, quando se fala em um pneu letra E em economia de combustível, isso quer dizer que ele consome até 6% a mais de combustível em relação a um pneu de letra A.

No caso de frenagem, falamos de dois metros de distância a menos de frenagem no molhado para cada letra. Neste caso, de um pneu letra E para um pneu letra A, a distância chega a ser de oito metros de espaço de frenagem a menos, partindo de uma velocidade de 80 Km/h.

“Isso representa muito quando estamos falando em evitar um acidente. Pode ser a diferença entre bater ou não o carro. Mesmo em termos de consumo de combustível, esses 6% podem não representar tanto a curto prazo, mas a longo prazo isso fará uma diferença fundamental. Por isso, a etiqueta do Inmetro tem a sua importância, e precisamos entender como a ler corretamente e usar a informação contida ali com o que se adequa aos nossos objetivos. Assim, escolheremos um pneu através de conhecimento e informações corretas”, finaliza o consultor da Pirelli.

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