quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Tesla ultrapassa Mercedes-Benz e Toyota para assumir a pole position como a marca de automóveis mais valiosa do mundo

Tesla salta duas posições para se tornar a marca de automóveis mais valiosa, agora avaliada em US$ 66,2 bilhões. Ferrari é a marca de automóveis mais forte, conquistando a classificação de elite AAA+

Tesla salta duas posições para se tornar a marca de automóveis mais valiosa, agora avaliada em US$ 66,2 bilhões – A Tesla acelerou para a frente do pelotão, conquistando a pole position como a marca automotiva mais valiosa do mundo, com seu valor de marca subindo 44%, para US$ 66,2 bilhões, de acordo com um novo relatório da consultoria líder em avaliação de marcas, Brand Finance.

- Publicidade -

Isso a torna a marca de automóveis mais valiosa do mundo pela primeira vez, e a primeira vez que uma marca que não fabrica motores de combustão interna lidera o ranking global.

Todos os anos, a consultoria líder em avaliação de marcas, Brand Finance, testa 5.000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios, classificando marcas em todos os setores e países. As marcas mais valiosas e fortes da indústria automotiva do mundo estão incluídas no ranking anual da Brand Finance Automotive Industry 2023.

A marca Tesla agora vale mais de cinco vezes seu valor pré-pandêmico, ultrapassando a líder do ano passado, Mercedes-Benz (valor da marca caiu 3%, para US$ 58,8 bilhões) e a vice-campeã do ano passado, Toyota (valor da marca caiu 18% para US$ 52,5 bilhões).

Alex Haigh, Diretor de Avaliação de Brand Finance, disse:

- Publicidade -

“Esse crescimento no valor da marca é um sinal positivo para a Tesla, pois indica que os consumidores estão reconhecendo e valorizando mais a marca, o que pode levar a um aumento nas vendas e receitas no futuro. A indústria automotiva é altamente competitiva, portanto, para a Tesla alcançar esse nível de crescimento no valor da marca é uma conquista notável e uma prova do valor da marca Tesla. A Tesla agora deve trabalhar para proteger esse avanço a fim de construir uma força de marca de longo prazo.”

Sokon é a marca de automóveis que mais cresce, com alta de 123% – A marca chinesa Sokon (valor da marca mais do que dobrando para US$ 739 milhões) é a marca de automóveis de crescimento mais rápido após um 2022 de sucesso em que vendeu 21% mais veículos ano a ano. As previsões da marca também aumentaram, ajudando a aumentar ainda mais o valor da marca.

Ferrari é a marca de automóveis mais forte, conquistando a classificação de elite AAA+ – Além de calcular o valor da marca, o Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de um scorecard equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o patrimônio das partes interessadas e o desempenho dos negócios.

Em conformidade com a norma ISO 20671, a avaliação do patrimônio das partes interessadas da Brand Finance incorpora dados originais de pesquisa de mercado de mais de 100.000 entrevistados em 38 países e em 31 setores.

A Ferrari (valor da marca caiu 8% para US$ 7,4 bilhões) é novamente a marca de automóveis mais forte, com uma pontuação no Índice de Força da Marca de 90,7 e classificação de marca AAA+.

- Publicidade -

Apesar da redução do valor da marca, a Ferrari de fato teve um forte desempenho financeiro em 2022. A redução da marca em dólares foi causada por movimentos cambiais adversos e preocupações com futuras necessidades de financiamento.

A Tesla tem o maior Valor de Percepções de Sustentabilidade em US$ 17,8 bilhões – Como parte de sua análise, o Brand Finance avalia o papel que os atributos específicos da marca desempenham na geração do valor geral da marca.

Um desses atributos, crescendo rapidamente em sua importância, é a sustentabilidade. O Brand Finance avalia como marcas específicas sustentáveis são percebidas, representadas por uma ‘Pontuação de Percepções de Sustentabilidade’.

O valor que está vinculado às percepções de sustentabilidade, o ‘Valor das Percepções de Sustentabilidade’, é então calculado para cada marca.

A Tesla tem a mais alta Pontuação de Percepção de Sustentabilidade (5,43 em 10) e Valor (US$ 17,8 bilhões). A Tesla é bem conhecida como pioneira dos EVs e da tecnologia de bateria que está ajudando na transição para uma economia de baixo carbono. Essa imagem foi claramente transportada para as percepções dos consumidores globais.

Denso é a marca de componentes automotivos mais valiosa, Aptiv é a que mais cresce e Valeo é a mais forte – A marca japonesa Denso (valor de marca de 6% para US$ 4,5 bilhões) mantém seu título como a marca de componentes automotivos mais valiosa do mundo pelo 6º ano consecutivo. A Denso tem investido pesadamente em eletrificação, já que busca um futuro mais elétrico para a indústria automotiva.

Aptiv (valor de marca de 30% para US$ 1,6 bilhão) é a marca que mais cresce no ranking de componentes automotivos. Além das recentes aquisições da Wind River Systems, Inc e da Intercable Automotive, a marca viu as receitas aumentarem em 2022, após um segundo ano recorde de novas reservas de negócios.

A marca francesa Valeo (valor da marca subindo 1% para US$ 2,3 bilhões) é a marca de componentes automotivos mais forte com uma pontuação no Índice de Força da Marca de 69 em 100, com classificação AA-.

A Michelin detém o título de marca de pneus mais valiosa e forte, bem como a mais alta pontuação de percepções de sustentabilidade, Sailun é o crescimento mais rápido – Não houve movimentação entre as três primeiras do ranking das marcas de pneus mais valiosas do mundo em 2023, com a Michelin (valor da marca subindo 2% para US$ 7,9 bilhões) permanecendo na primeira posição pelo 6º ano consecutivo. É seguida pela Bridgestone (valor da marca caiu 1%, para US$ 7 bilhões) em segundo lugar, e a Continental (valor da marca caiu 3%, para US$ 4,1 bilhões) em terceiro.

Além de ser a marca de pneus mais valiosa, a Michelin também é a mais forte, com uma pontuação no Índice de Força da Marca de 88,1 em 100, com uma classificação AAA correspondente. O alto valor da marca Michelin permitiu, em parte, que ela permanecesse resiliente a difíceis desafios macroeconômicos.

A marca chinesa Sailun é a marca de pneus que mais cresce (o valor da marca aumentou 6% para US$ 7 milhões). Em 2022 a marca lançou seus pneus EcoPoint3, uma solução mais sustentável e acessível para as montadoras, após dez anos de desenvolvimento. Essa inovação criou ampla cobertura da mídia na indústria, contribuindo para o crescimento do valor da marca Sailun.

Além de ser a marca de pneus mais valiosa e forte, a Michelin também tem o maior valor de percepção de sustentabilidade de qualquer marca de pneus no ranking, com US$ 255 milhões.

Uber é a marca de Mobilidade mais valiosa e tem a maior Pontuação de Percepções de Sustentabilidade, Enterprise é a mais forte – Uber é a marca de mobilidade mais valiosa em 2023, com alta de 2% em relação ao ano anterior, para US$ 23,3 bilhões.

O domínio da Uber no setor é destacado pelo fato de que o valor de sua marca é mais de três vezes o valor da segunda marca de mobilidade mais valiosa, a Enterprise (valor de marca de 9% para US$ 7,7 bilhões).

Além de ser a marca de Mobilidade mais valiosa, a Uber também tem o maior Valor de Percepção de Sustentabilidade no ranking – US$ 2,4 bilhões. Enterprise é a marca de Mobilidade mais forte, com uma pontuação no Índice de Força da Marca de 76,7 em 100 e classificação de marca AA+ correspondente.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais