sexta-feira, 23 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Veículos blindados inéditos são destaques na LAAD – Defense & Security 2023

Indústria de blindados especiais é responsável por uma das principais atrações do evento: o V-Raptor, veículo produzido pela primeira vez no Brasil

- Advertisement -

A Combat Armor Defense, empresa especializada em blindagem para carros civis e militares, com mais de 5 mil veículos blindados em 30 países, participa, mais uma vez da LAAD Defense & Security — Feira internacional de Defesa e Segurança — a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina.

A 13ª edição acontece de 11 a 14 de abril no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, com o apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da estrutura brasileira de Segurança Pública.

Para o evento que reúne, entre outros, fabricantes e fornecedores de tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, executivos da indústria de defesa e segurança e agências governamentais, a empresa traz grandes novidades: a caminhonete Patrol V-BOT; a SW4 Civil; e o V-Raptor.

- Advertisement -

“A inovação está no DNA da Combat Armor Defense”, afirma Eduardo Rodrigues, diretor de pesquisa e desenvolvimento. “Para a LAAD estamos levando o que há de mais moderno em tecnologia de segurança para civis e militares”.

A Combat Armor Defense, com mais de 20 anos no mercado brasileiro e internacional, é referência em segurança, inclusive com atuação na Arábia Saudita e Iraque e uma das mais procuradas pelas autoridades nacionais e internacionais.

“Estamos aguardando no nosso estande convidados de delegações de vários países da América Latina, Arábia Saudita, e África”, afirma Marcelo Silva, diretor comercial da empresa.

- Advertisement -

A participação na feira oferece a possibilidade de negócios, principalmente com delegações internacionais. O lançamento do V-Raptor é um grande atrativo para o evento, por se tratar de um produto de uma empresa mundialmente reconhecida como a Combat Armor Defense. Algumas autoridades de países da América do Sul e da África já demonstraram interesse em vir para a feira, para fechar negócio.

Novidades LAAD 2023 – O V-Raptor é a grande aposta da Combat Armor Defense neste ano. Um veículo com produção nacional, monobloco e inédito, que já “nasce” blindado.

Especialmente pensado para atender demandas extremas dentro e fora da estrada, conta com sistema de suspensão independente e permite uma perfeita manobrabilidade em qualquer tipo de superfície.

Seu fundo em formato “V” sob a carroceria oferece maior proteção balística, proporcionando maior segurança à tripulação em casos de explosão, além de sua maior velocidade e recursos de proteção superiores em comparação a outros veículos de seu segmento. Outro diferencial é o peso: apesar de ser extremamente forte, é o primeiro veículo do padrão VBL com menos de 5 toneladas, chegando a 4,5.

“O V-Raptor chega para consolidar a Combat Armor Defense não só como uma empresa de blindagem, mas também como indústria de carros blindados”, afirma Maurício Junot, CEO da Combat.

Toda expertise da empresa foi adquirida a partir da atuação no exterior, em países como Arábia Saudita e Iraque. Após muitas vivências e pesquisas em localidades de guerras constantes, foi possível unir o conhecimento com as necessidades da segurança pública brasileira, para chegar à construção destes veículos inovadores e excepcionalmente seguros.

A caminhonete Nissan Patrol-VBOT é um veículo blindado para operações táticas com nível III de proteção balística, que defende de munições mais pesadas como fuzis e granadas. Com o padrão VBL (Veículo Blindado Leve), o Patrol-VBOT é ideal para chegar em locais de difícil acesso e espaços limitados.

O veículo contém câmeras, megafone, cintas, run flats, e outras ferramentas necessárias durante as operações. As seteiras dão uma maior segurança aos policiais, permitindo o armazenamento e manuseio das armas de fogo diretamente do veículo, sem se expor ao perigo. A capacidade do veículo é de até quatro pessoas. A produção levou cerca de três anos e mais de 50 veículos já estão em operação no país.

A SW4-Civil, com blindagem nível III, incluindo tiros de fuzil e granada, foi produzida para atender aqueles que prezam por mais segurança no dia a dia, sejam autoridades, artistas, empresários, ou famílias. Devido aos problemas constantes de criminalidade no país, cada vez mais pessoas optam por um carro blindado.

O alto nível de proteção balística passou a ser autorizado pelo exército para veículos comuns e isso atraiu um público mais diverso, principalmente nas grandes metrópoles. Por se tratar de uma blindagem Nível III, é desenvolvida de maneira a garantir a proteção, sem abrir mão do conforto e dirigibilidade.

Segundo dados da ABRABLIN – Associação Brasileira de Blindagem, em 2022 mais de 25 mil carros foram blindados no Brasil, 84% foram no estado de São Paulo.

“A blindagem no Brasil vem crescendo a cada ano por conta da criminalidade. É esperado um aumento da procura dos serviços em relação ao ano passado, e já observamos isso logo nesse primeiro trimestre devido a quantidade de trabalho que chega às montadoras”, conta Marcelinho Silva, presidente da entidade.

Combat Armor Defense na LAAD – Defense & Security 2023
Data: 11 a 14 de abril – Horário: das 10h às 18h
Onde: Riocentro, Rio de Janeiro – RJ – ESTANDE Rua P.80

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn