sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Biogás e biometano: Volvo Penta inicia pesquisa e desenvolvimento em bioenergias para o agronegócio

Os motores da Volvo Penta podem funcionar movidos a biogás e biometano.

A Volvo Penta fechou acordo com um centro científico e tecnológico no Sul do Brasil para pesquisa e desenvolvimento em bioenergias para o agronegócio. A cooperação no âmbito tecnológico é com o Biopark, um ecossistema privado de inovação e incubação de startups criado em Toledo, Oeste paranaense, uma região onde está localizado um dos maiores polos suinocultores e avícolas do País.

- Publicidade -

O objetivo é fomentar um modelo de negócios baseado em uma economia circular, que transforma um passivo ambiental em uma oportunidade de para produtores rurais e cooperativas, além da expandir a produção e o uso de energia renovável e limpa.

“Estamos comprometidos com o respeito ao meio ambiente, um valor essencial da marca Volvo. Criar programas ambientais proativos e implementar tecnologias de ponta no agronegócio é um de nossos compromissos”, declara Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta na América do Sul.

A parceria prevê a criação de um hub da Volvo Penta dentro do complexo do Biopark, inicialmente com a instalação de uma unidade de teste de motores, além da implementação de projetos para troca de conhecimentos na área de bioenergia. Os motores da Volvo Penta podem funcionar movidos a biogás e biometano. No portfólio deste projeto estão os modelos D5, D8, D11, D13 e D16.

Motor Volvo Penta TAD11VE

Economia verde – A produção de bioenergia será feita por meio do aproveitamento de dejetos de aves ou suínos. O material é processado num biodigestor, um equipamento que decompõe e transforma os resíduos orgânicos em biogás.

- Publicidade -

Além do biocombustível, que pode ser usado de várias maneiras, a parte sólida resultante desse processo é um subproduto que pode ser utilizado como biofertilizante nas lavouras. Se o produtor optar por um produto mais límpido e genuíno, ele purifica o biogás, transformando-o em biometano, um combustível que pode inclusive ser colocado na rede de gás natural. Outro subproduto é o chamado CO2 alimentício, usado na indústria de alimentos.

“São muitas as vantagens”, diz Felipe Lopes, diretor de motores industriais da Volvo Penta América do Sul. Elas começam com a redução do passivo ambiental. “Quando manejada incorretamente, a atividade pode gerar dejetos poluidores, contaminando solos e rios, emitindo gases poluentes e ainda ficando sujeita à multas e punições das autoridades sanitárias”, destaca.

A produção de energia com o uso do biocombustível também garante economia na conta de luz e ainda remunera na venda do excedente para rede. Além disso, o biometano pode servir para abastecer frota de máquinas e veículos.

“Outro benefício é que, como a produção de CO2 é menor ao fim do processo industrial, a Pegada de Carbono é negativa. Assim, o produtor pode pleitear títulos verdes, os chamados CBios, que podem ser comercializados na Bolsa de Valores”, explica Renan Schepanski, gerente comercial da Volvo Penta.

Modelo circular de negócio – Na parceria, a Volvo Penta não vai vender os motores, mas oferecê-los na modalidade de locação. É um modelo circular de negócio, para que os ativos estejam disponíveis e em perfeito funcionamento durante todo o tempo de vigência do contrato.

- Publicidade -

Com um TCP (Custo Total de Propriedade) menor e toda a manutenção por conta da Volvo, os usuários se preocupam apenas com o seu negócio. Sem a necessidade de dispor de recursos para a compra do motor, economizam também em custos operacionais, obtêm maior agilidade nas manutenções e inclusive aumentam a produtividade, devido aos ganhos secundários.

Biopark – O Biopark é o centro do projeto. Ele aglutina a Volvo Penta, as cooperativas de produtores rurais e as empresas dos mais diversos segmentos do setor do biogás e biometano. É uma instituição científica voltada a pesquisa e desenvolvimento, educação e negócios, baseada na inovação.

Funciona numa área de mais de 5 milhões de m² onde está o parque tecnológico, além de setores planejados para áreas industriais, comerciais e residenciais. Com 170 empresas parceiras e residentes, é um ambiente movido pelo acesso ao conhecimento, compartilhamento de experiências e novas tecnologias.

Volvo Penta é uma das maiores marcas de motores de alto desempenho do mundo – Com uma tradição centenária de inovação, a marca é referência de motores e sistemas de propulsão para os segmentos marítimo e industrial. De origem sueca, é a divisão de motores do Grupo Volvo, que atua também no mercado de caminhões, ônibus e equipamentos de construção.

No Brasil, a Volvo Penta foi fundada em 1977 e, além dos motores versáteis para o segmento agro, é líder em motores para iates de alto desempenho. A marca tem ainda participação importante no segmento de embarcações comerciais, além de destacada presença em motores estacionários para geração de energia.

Para o agronegócio, a Volvo Penta fornece motores versáteis de 5 a 16 litros, com potências de 140hp a 800hp. São produtos muito flexíveis, podendo ser usados em várias máquinas, como colhedeiras de cana-de-açúcar, pulverizadores e motobombas, entre outras aplicações.

Os motores versáteis são de rotação variável, quando existe a necessidade de aceleração e desaceleração durante a performance. Assim como os demais propulsores da marca, eles atendem e inclusive superam as regulamentações de emissões de gases nos mercados onde são comercializados.

Geração de energia – Para o segmento industrial, a marca produz motores para grupos geradores de energia. São motores de rotação contínua, de 8, 13 e 16 litros, com potências que variam de 97kVA até 800kVA. Alguns deles são produzidos no Brasil, no complexo industrial da marca em Curitiba, como o TAD1345GE.

É um produto robusto e com alta densidade de potência, o que o torna muito procurado no mercado brasileiro. A Volvo Penta também oferece o motor TWD1645GE, de 16 litros e 800kVA, que proporciona até 10% a mais de energia que o modelo anterior. Muito avançado tecnologicamente, é reconhecido por seu baixo consumo de combustível e alta densidade de potência, sendo voltado principalmente para grandes operações e usinas termoelétricas.

Marítimos comerciais – No segmento comercial, a Volvo Penta oferece soluções de propulsão, geradores marítimos e sistemas auxiliares. A oferta inclui motores de 150hp até 1.350hp. Para mover os embarcações comerciais, a marca tem soluções de propulsões para praticagem, pesca, transporte de passageiros, barcos de apoio offshore, rebocadores e navegação interior, entre outros.

Eles são amplamente utilizados e reconhecidos por sua durabilidade, robustez e baixo consumo de combustível. Para geradores marítimos, a empresa tem produtos especialmente desenvolvidos para este fim, inclusive com blindagem aumentada para maior proteção.

São motores de 8, 13 e 16 litros, de 150 kWe até 550 kWe. Entre as soluções auxiliares, a Volvo Penta comercializa produtos para sistemas de ar-condicionado e outras soluções embarcadas, de 230hp até 850hp.
Marítimos de lazer

A empresa também oferece uma completa linha de sistemas de propulsão e acessórios que garantem uma melhor performance para embarcações de lazer. Reconhecida mundialmente por projetar propulsores de alta tecnologia, ambientalmente corretos e com baixo consumo de combustível, a companhia tem uma série de opções que vão desde motores a gasolina até produtos a diesel para iates, grandes embarcações e veleiros.

A linha vai de propulsores de 13hp (de um litro) até 1.350hp (de 13 litros). São três grandes segmentos: IPS (Inboard Performance System), um revolucionário sistema de propulsão para embarcações; Centro-Rabeta (acoplado ao casco do barco); e propulsão de eixo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança