A Toyota está lançando no mercado a nova versão da consagrada Hilux, com uma boa novidade para quem curte esportividade, com o lançamento da versão GR-Sport. Para quem não conhece, a sigla GR faz menção a divisão de automobilismo da Toyota, chamada de Gazoo Racing.
Em relação ao carro em si, a empresa deu uma apimentada no visual da picape, deixando-a com um visual bem esportivo que certamente irá agradar ao público mais jovem (cowboys do asfalto) e fãs de carros esportivos.
Na parte externa do veículo, as principais mudanças estão na grade em black piano que destaca o logotipo cromado da marca e nos protetores do para-choque que, em conjunto, proporciona ao utilitário um visual mais agressivo.
Nas laterais chamou a atenção a ausência de adesivos e os enormes spoilers aplicados nas caixas de roda, transmitindo uma imagem de esportividade e robustez para a versão.
Por dentro, foram feitas algumas mudanças sutis, puramente estéticas na forma de apliques, texturas e emblemas na cor vermelha que contrastam bem com o interior black e os bancos de couro aveludados utilizados pelo veículo.
Quando o assunto é Mecânica Online a Toyota alterou a largura das bitolas, que ficaram mais largas, passando a medir 15,5 cm na traseira e 14 cm na dianteira.
A marca também promoveu mudanças no eixo traseiro, molas e amortecedores. Esse conjunto de alterações deixou a picape mais alta, aumentando a capacidade do veículo de absorver as irregularidades do terreno, proporcionando mais conforto e segurança aos seus passageiros.
Falando em segurança, os freios traseiros a tambor, foram substituídos por um sistema de freios a disco, bem mais eficiente que o sistema adotado no restante da linha.
A Toyota bem que poderia ter realizado uma melhora significativa para deixar a motorização ainda mais esportiva, o ganho foi de 20 cv graças a instalação de uma nova turbina de geometria variável.
Temos o motor 2.8 turbodiesel que produz 224 cv e 55 kgfm de torque, juntamente com um câmbio automático seis velocidades e tração integral com reduzida.
Se por um lado o conjunto mecânico não decepciona, por outro lado, pode não empolgar o consumidor que se propôs a pagar mais por um modelo com a assinatura da Gazoo Racing Toyota.
No mais, o consumidor poderá contar com uma extensa lista de equipamentos como faróis full LED, central multimídia de 9 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som JBL com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, partida por botão, keyless entry, câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A nova Hilux GR-SPORT ainda possui o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)* – O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos causados por ela.
Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)* – Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)* – O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não para substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois esse sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada em decorrência de fatores externos, e a Toyota não é responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.
Assim, o pacote completo de segurança da nova Hilux GR-SPORT possui:
• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD)
• Assistência à Frenagem de Emergência (BA)
• Luzes de Frenagem de Emergência (EBS)
• Faróis de neblina dianteiros de LED
• Controle de Tração (TRC)
• Controle Ativo de Tração (A-TRC)
• Controle de Estabilidade (VSC)
• Controle de Oscilação do Trailer (TSC)
• Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático)
• Bloqueio do diferencial traseiro
• Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC)
• 7 airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros
• Cintos de segurança de três pontos ajustáveis em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os cinco ocupantes
• Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos
• Ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior.
As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing. A nova Hilux GR-SPORT está disponível em 4 cores: Cinza Granito, Preto Attitude, Vermelho Volcano com teto preto (dual tone) e Branco Lunar com teto preto (dual tone).
Quanto custa? A nova Hilux GR-SPORT estará disponível em toda a rede de concessionárias da Toyota no Brasil na primeira quinzena de abril deste ano por R$ 367.390,00.
Com Fábio Silva, de Mogi Guaçu, SP, atendendo convite da Toyota do Brasil.