segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

ZF lança programa “Embaixadores da Diversidade” no Brasil

A ZF dá continuidade às iniciativas de diversidade e inclusão no Brasil, unindo de forma consistente o discurso à prática. A mais recente de uma série de ações que fazem parte da jornada de transformação cultural para a diversidade na empresa, tem o objetivo de integrar grupos de afinidade em torno de um programa, o “Embaixadores da Diversidade”.

A partir da troca de experiências, o programa educa, cria propósitos e potencializa a diversidade e inclusão no ambiente corporativo.

Embaixadores são multiplicadores – Participam da iniciativa um total 80 embaixadores, de todos os níveis organizacionais, desde estagiários a diretores. Os colaboradores foram divididos em tópicos como etnia e raças, pessoas com deficiência, gênero e orientação sexual, nacionalidade, além de um grupo com foco social, baseado em renda, educação e ocupação.

Nestes subgrupos, os participantes pesquisam e conversam sobre suas experiências, que são posteriormente compartilhadas com os membros de outras equipes. São informações como histórico, curiosidades, papel de aliados, entre outras. Dessa forma, o programa aplica a metodologia de cross-learning, em que os participantes conseguem absorver temáticas de todos os subgrupos.

Ana Carolina Gonçalves, Vice-Presidente de Recursos Humanos para a América do Sul

“Com o programa Embaixadores da Diversidade, a ZF capacita seus colaboradores, que expandem seus conhecimentos sobre o tema. Dessa forma, os participantes se tornam multiplicadores em seus times e agentes transformadores dentro e fora da empresa”, diz Ana Carolina Gonçalves, Vice-Presidente de Recursos Humanos para a América do Sul.

Ricardo da Silva Cordeiro, colaborador da ZF, engenheiro e participante do programa Embaixadores da Diversidade, no grupo de afinidade sobre orientação sexual, disse: “Na ZF, sempre me senti abraçado pelos meus colegas e, até aqui, meus líderes sempre se esforçaram para garantir um ambiente que, apesar de desafiador profissionalmente, fosse também acolhedor e seguro, um lugar onde posso colocar todo o meu potencial à mostra, sem medo – e sou muito grato por isso, porque muitos dos meus não têm a mesma sorte”, disse.

O colaborador se diz extremamente feliz em ver esse movimento acontecendo na ZF e torce para que o “Embaixadores da Diversidade” ajude outros colegas a sentirem-se vistos e pertencentes enquanto pessoas e seguros em suas orientações sexuais, identidades de gênero ou quaisquer outras características que os tornem seres tão únicos, importantes e especiais.

“Espero que todos possamos ser respeitados em nossas diferenças e que nenhuma oportunidade nos seja negada pelo simples fato de sermos quem somos”, finaliza.

O “Embaixadores da Diversidade” foi lançado no segundo semestre de 2022 e possui um ciclo de trabalho anual. Desde a sua criação, os participantes se dedicam a uma agenda regular de educação sobre diversidade e inclusão, com campanhas e comunicações estratégicas. Em 2023, o foco das atividades está na proposta de ações internas voltadas à inclusão e com potencial de serem implementadas em toda a organização.

ZF incentiva diversidade na liderança – Em continuidade ao seu compromisso de transformação cultural com foco em Diversidade, Equidade e Inclusão, no primeiro semestre de 2023, a ZF lançará o programa de desenvolvimento de liderança feminina, chamado “Papo Delas”.

O programa, que terá início em junho, será conduzido pela Vice-Presidente de Recursos Humanos para a América do Sul, Ana Carolina Gonçalves, e reunirá a liderança feminina da ZF no Brasil, com a finalidade de compartilhar experiências, desafios, conquistas e percepções de mulheres em posição de liderança e, também, de criar uma rede de apoio e conscientização sobre vieses de gênero e estruturais.

“Esta nova iniciativa da ZF visa promover o desenvolvimento de outras mulheres para o pipeline de sucessão, a fim de aumentar a representatividade feminina, para que estas sejam inspiração de colaboradoras que desejam seguir carreira em gestão e liderança”, finaliza a executiva.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn