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Jeep mostra que é bom de trilha na rota das emoções

Renegade, Compass e Commander, todos na versão 4x4 com motorização Diesel escalaram aventuras entre o Piauí e o Ceará. Icônicos, Jeep Wrangler e a picape Gladiator foram utilizadas pelas equipes de apoio e geração de conteúdo. Veja como foi essa aventura!

Conhecida por ser uma marca voltada para o off-road e pela paixão por aventuras, a Jepp do Brasil promoveu uma nova edição da expedição Jeep Destinos, denominada de Rota das Emoções. O evento foi restrito a um seleto grupo de jornalistas de todo o Brasil, e como não poderia ser diferente, o Mecânica Online® também embarcou nessa aventura.

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O circuito que dá nome à expedição é conhecido como “Trilha das Emoções”, famoso roteiro turístico que percorre belas paisagens e destinos exóticos no litoral nordestino, oferecendo aos participantes uma chance de explorar praias paradisíacas, dunas de areia, mangues, lagoas e comunidades locais.

A ideia principal do evento foi combinar uma aventura off-road com as belezas naturais da região nordeste do Brasil, com o intuito de mostrar para a imprensa especializada, que os veículos da marca Jeep podem proporcionar uma experiência completa, que vai além da funcionalidade urbana. Essa abordagem visa conquistar a confiança dos consumidores e mostrar que os veículos Jeep são a melhor opção para aqueles que desejam explorar ambientes off-road sem abrir mão do conforto e da segurança.

Durante os 210km de expedição, os jornalistas puderam avaliar, em primeira mão, o comportamento dos veículos da marca nos mais variados tipos de terreno, avaliando recursos específicos como motorização, tração 4×4, suspensão, desempenho e resistência dos veículos da marca Jeep.

Largada – A expedição teve início já no desembarque da comitiva de jornalistas no aeroporto da cidade de Parnaíba no Estado do Piauí. Na ocasião cada dupla de correspondentes recebeu um veículo que iria se tornar seu companheiro de aventuras durante toda a expedição.

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A Jeep disponibilizou para testes os modelos Renegade, Compass e Commander, todos na versão 4×4 com motorização Diesel. A comitiva também era composta pelo icônico Jeep Wrangler e pela Pick-up Gladiator – no entanto essas unidades seriam utilizadas apenas pelas equipes de apoio e geração de conteúdo.

Feita a formação das equipes e distribuição dos veículos, seguimos rumo a nossa estadia em um resort localizado na Barra Grande, ainda no litoral piauiense, onde iríamos pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. Essa primeira etapa, foi de cerca de 75km percorridos em estradas com excelente estado de conservação.

Fé em Deus e pé na tábua – A aventura continua no dia seguinte, prometendo grandes emoções, pois íamos cumprir o trecho que vai da Barra Grande/PI até Jericoacoara/CE. Literalmente no clima musical dos Tribalistas é hora de encarar 170 quilômetros dos quais, pelo menos 80, seriam percorridos em trechos of-road.

Infelizmente o tempo estava bem instável, intercalando períodos de sol com forte com pancadas de chuva que caiam repentinamente. Se por um lado dificultou o trabalho das equipes de apoio, por outro lado, proporcionou uma excelente experiência off-road, mesclando trechos de terra batida, dunas, áreas alagadas e muita lama.

Na sexta-feira o comboio deixou o hotel por volta das 08:00hs da manhã, seguindo pela BR-408 rumo ao litoral cearense. Nossa incursão pelo litoral se deu através do Parque Eólico de Praia Formosa, localizado em Amarelas, distrito que pertence ao município de Camocim/CE. A partir desse ponto, o restante do percurso, de aproximadamente 80 quilômetros foi, integralmente, feito em trilhas de areia geralmente utilizadas pelos experientes motoristas de buggy que fazem turismo na região.

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O roteiro traçado pela equipe de apoio nos permitiu que os veículos da Jeep pudessem ser testados em praticamente todo tipo de terreno.

Tivemos a oportunidade de escalar e descer os enormes paredões de areia das dunas cearenses, acelerar na areia, percorrer manguezais, estradas de terra batida, atravessar córregos, etc. Todo o percurso foi feito sem o registro de qualquer incidente, de modo que conseguimos chegar à Vila de Jericoacoara por volta das 17 horas, exaustos, porém satisfeitos pela experiência singular proporcionada pela Jeep.

O carro – No momento do nosso desembarque no aeroporto de Parnaíba/CE, os organizadores da expedição designaram um veículo para cada dupla de jornalistas, que seria utilizado por todo o percurso.

Na ocasião, tive a sorte de ter como companheiro de aventuras, o Jeep Commander Limited TD380.

A proposta me pareceu interessante, pois seria uma oportunidade de avaliar como iria se portar um veículo que mede 4,76m de comprimento e que pesa 1.885 kg nas dunas do litoral cearense.

Aqui, faço um alerta importante: nenhum carro recebeu qualquer modificação ou preparo especial, sendo guiados, o tempo todo, por pessoas que (em sua maioria), não tinham qualquer experiência em off-road (como o meu caso).

Voltando ao carro, O Jeep Commander é um sucesso de vendas, sendo um dos SUV’s de 7 lugares mais vendidos do Brasil, perdendo apenas da GM Spin (de categoria inferior). A versão do Commander que me foi designada foi a Limited, impulsionada pelo veterano motor FIAT 2.0 TD380 turbo diesel, capaz de entregar 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. O SUV conta, ainda com uma transmissão automática de nove marchas e tração integral.

O Jeep Commander se portou muito bem durante todo o teste e em momento algum foi poupado, mesmo quando utilizado em situações extremas. A suspensão se mostrou firme, sem sacrificar o conforto dos ocupantes, filtrando bem, dentro do possível, as irregularidades do terreno. O carro possui um bom ângulo de ataque e a altura do solo foi o suficiente para transpor todos os obstáculos do caminho sem raspar o assoalho uma única vez.

Quanto ao conjunto mecânico do veículo testado, se por um lado, o motor TD380 de 170cv não é capaz de fazer o motorista colar o corpo no assento quando pisa no acelerador, por outro lado se mostrou confiável e forte o suficiente empurrar, com dignidade, um veículo longo (4,76m de comprimento), pode ultrapassar, facilmente, duas toneladas de peso (quando carregado).

Apesar de não empolgar, o Jeep Commander diesel é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos o que é bastante razoável para um SUV desse porte. Outro ponto que merece destaque é o consumo.

Nos trechos de rodovia pude alcançar facilmente a média de 12 km/l. Já nos trechos off-road onde o veículo era mais exigido, essa média caiu para 8 km/l, resultado interessante para um veículo desse porte.

A transmissão automática de 9 velocidades da ZF e o sistema de tração integral são tão eficientes, que passaram desapercebidos durante todo o teste. As trocas de marchas são precisas e praticamente imperceptíveis e o sistema de tração integral foi capaz de conduzir o Jeep Commander, por cerca de 80 km de areia fofa, sem registro de atolamentos.

Em termos de conforto, o Jeep Commander tem um acabamento esmerado e entrega tudo aquilo que você espera de um veículo desse porte oferecendo ao seu proprietário, uma extensa lista de itens de conforto e segurança e muita tecnologia embarcada.

Faço um destaque para o belíssimo painel que mescla acabamentos em black piano, metal cromado e couro aveludado, que passam uma sensação de requinte e sofisticação.

Ao fim da experiência, pude constatar que o Jeep Commander é uma excelente opção de compra para quem busca um SUV de 7 lugares capaz de oferecer um alto nível de conforto e segurança aos seus ocupantes no uso urbano, mas que também seja forte o suficiente para se aventurar nas trilhas off-road de fins de semana.

Com Fábio Silva, de Jericoacoara, Ceará, atendendo convite da Jeep do Brasil.

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